logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

10 dicas para ensinar meu filho a cuidar do meio ambiente

por Yuri Marques em 18/05/23 240 visualizações


Você sabia que cuidar do meio ambiente pode proporcionar lições valiosas para crianças e adolescentes, como a generosidade, a paciência e a compreensão? Isso porque o exercício de preservação incentiva a percepção do ambiente em que estamos inseridos, evidenciando nosso papel dentro desse ecossistema. Dessa forma, cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro.

Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Por isso é tão importante que as crianças entendam a importância dessa prática e devem ser conscientizadas. Para isso, pequenas atividades na rotina de casa podem ajudar. Continue a leitura para entender tudo o que você precisa saber para ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente. 

Um pouco sobre a educação ambiental

O debate em torno da educação ambiental surgiu na década de 60, quando diversos países relataram as consequências das interações humanas na flora e na fauna mundial. A primeira vez que o termo foi mencionado aconteceu em 1965, na Inglaterra, durante a Conferência em Educação da Universidade Keele, que abordou a importância de repensar as ações humanas no meio ambiente.

No Brasil, durante a Conferência Rio-92, foi elaborado um documento denominado “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”. Nele, determinou-se que a educação ambiental deve desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida e a interação com os seres humanos.

Entendendo a perspectiva da consciência ambiental

Diante desse cenário, podemos perceber que cuidar do meio ambiente envolve muito mais do que apenas olhar a natureza: é preciso participar dela. A consciência ambiental é a capacidade do ser humano de se enxergar como parte da natureza. Tal percepção proporciona experiência e apropriação do espaço e, consequentemente, um autoconhecimento.

Dessa forma, quando bem desenvolvida, essa consciência faz com que a pessoa perceba-se como integrante do ecossistema, desempenhando funções essenciais para a sobrevivência e manutenção da flora e fauna. E isso é fundamental para as crianças.

Leia também:
Como participar da educação dos filhos?

Incentivar essa consciência pode proporcionar um futuro em que a interação humana com o meio ambiente seja menos prejudicial. Quando os pequenos compreendem os reflexos de algumas atitudes, como o desperdício de água e a poluição, podem ser promotores de novos hábitos e mudanças sociais.

Ensinar às crianças a importância de cuidar do meio ambiente é fundamental para criar futuras gerações conscientes e responsáveis. Ao ensinar desde cedo sobre a preservação ambiental, estamos contribuindo para um futuro sustentável. 

10 dicas para ensinar seu filho a cuidar do meio ambiente

1) Explique a importância

Dialogar para aprender e conscientizar. Converse com seu filho sobre a importância de preservar a natureza e os recursos naturais. Explique como suas ações podem impactar o meio ambiente. 

2) Pratique o exemplo com boas práticas

Seja um modelo para a sua criança. Demonstre boas práticas ambientais em sua rotina diária, como reciclar, economizar água e energia, e evitar o desperdício. Afinal: nada ensina mais do que o próprio exemplo, não é mesmo

3) Conheça a natureza

Leve seu filho para explorar a natureza. Faça caminhadas em parques, visite reservas naturais ou faça atividades ao ar livre. Isso ajuda a desenvolver um amor e apreço pela natureza, além de conectá-lo de maneira física ao que muitas vezes parece ser desconhecido, curioso ou afins.

4) Ensine sobre reciclagem

Explique a importância da reciclagem e mostre como separar corretamente os materiais recicláveis. Incentive seu filho a participar desse processo. Com essa prática, é possível avançar com a conservação de recursos naturais, a redução da extração e a exploração de recursos naturais, reutilização de materiais e redução do desperdício e da poluição.

5) Reduza o consumo de plástico

Conscientize seu filho sobre os danos causados pelo plástico ao meio ambiente. Incentive o uso de sacolas reutilizáveis, garrafas de água e utensílios de cozinha em vez de descartáveis. Isso vai ajudá-lo a colocar essas pequenas ações sustentáveis em prática todos os dias.

6) Economize água


Ensine seu filho a importância de economizar água. Incentive o fechamento da torneira enquanto escova os dentes, além de tomar banhos mais curtos e usar a água de forma consciente. Todas essas práticas auxiliam e muito esse processo de conscientização.

7) Cultive uma horta

Envolver seu filho no cultivo de uma horta pode ser muito divertido e ensina sobre a importância da agricultura sustentável, consumo de alimentos saudáveis ​​e redução do impacto ambiental causado pela produção de alimentos.

8) Faça compostagem

Mostre como compostar restos de alimentos e resíduos orgânicos. Explique como a compostagem ajuda a reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterros sanitários e como ela beneficia o solo e as plantas.

9) Participe de atividades de limpeza

Incentive seu filho a participar de atividades de limpeza em praias, parques ou áreas naturais. Isso nos ensina sobre a importância de manter o ambiente limpo e livre de lixo.

10) Promova o contato com animais

Ajude seu filho a entender a importância de respeitar e proteger os animais. Incentive visitas a zoológicos, santuários ou a adoção de um animal de estimação responsável. 

E então, gostou do conteúdo? Ensinando essas dicas para seus filhos, você estará contribuindo para a formação de indivíduos conscientes e comprometidos com o cuidado do meio ambiente. Lembre-se de que o exemplo e a educação são fundamentais nesse processo. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para todos. Não deixe de acessar outros conteúdos do nosso blog.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54