logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Como participar da educação dos filhos?

por Yuri Marques em 05/08/22

Como participar da educação dos filhos?

A participação dos pais e responsáveis na educação dos filhos favorece o rendimento escolar de crianças e adolescentes. Com adultos presentes e dispostos a dialogar, as crianças ficam mais interessadas pelos estudos. Isso acaba gerando melhores resultados nas avaliações e mais motivação pelos deveres de casa. 

Além disso, a presença dos pais na vida dos estudantes estimula o desenvolvimento infantil em diferentes aspectos, incluindo o social, intelectual e o emocional. Outro benefício importante de ter pais atentos é o fato dos pequenos se sentirem protegidos e confiantes para lidar com diferentes desafios. 

As escolas, por sua vez, também saem ganhando quando encontram responsáveis dispostos a manterem uma relação de parceria com a instituição de ensino. Afinal, a participação ativa das famílias na escola estreita os laços entre pais e docentes, contribuindo para um trabalho cada vez mais focado no crescimento saudável dos alunos. 

10 dicas de como participar mais na educação do seu filho

Abaixo, listamos algumas atitudes simples e que ajudam bastante no acompanhamento educacional dos pequenos:

1- Participe das reuniões escolares.

2- Marque uma conversa individual com a coordenação caso não possa comparecer às reuniões escolares.

3- Ajude seus filhos nos deveres de casa

4- Prepare um local adequado para o seu filho estudar em casa.

5- Tenha o hábito de perguntar ao seu filho sobre seu dia na escola.

6- Compareça aos eventos promovidos pela escola para a família.

7- Cultive o hábito de ler com o seu filho.

8- Conheça os amigos do seu filho e, se possível, mantenha contato com outros pais.

9- Estabeleça uma rotina de estudos para o seu filho em casa.

10- Use o seu tempo vago para ter momentos de lazer com seu filho, como fazer passeios culturais, brincar ao livre ou ver filmes educativos. 

Por que você deve participar da vida escolar do seu filho?

Apesar de desafiador, fazer parte da vida escolar do seu filho é muito simples e não deve ser encarado como algo penoso. Muito pelo contrário, diversos especialistas afirmam que a participação dos adultos na rotina educacional das crianças é capaz de formar jovens mais seguros e preparados para lidar com as mudanças de cada fase da vida. 

O vínculo entre pais e filhos também fica mais fortalecido quando os pais se interessam pelos estudos das crianças e buscam novas formas para auxiliá-los durante o ano letivo. Dessa maneira, é possível observar melhorias significativas no comportamento dos pequenos, entre elas maior: 

  • Autonomia nas crianças,

  • Protagonismo na sala de aula,

  • Preparo emocional para lidar com conflitos e adversidades,

  • Desenvolvimento de novas habilidades,

  • Facilidade em assimilar o conhecimento,

  • Interesse pelos estudos.

Na visão da escritora e Doutora em Educação Andrea Ramal, “família e escola precisam atuar em conjunto num só objetivo: formar uma pessoa completa, desenvolvendo todas as suas capacidades”. Isso significa que o dever da educação não deve ser unilateral, mas, sim, fruto de uma parceria de sucesso entre escola e responsáveis.

Em linhas gerais, é possível afirmar que essa aproximação também favorece a disciplina nas crianças e o senso de responsabilidade nos mais jovens. Ou seja, quanto mais apoio e acolhimento o aluno tiver, mais ele terá motivação para dar o seu melhor. Certamente, isso poderá ser percebido positivamente no comportamento dentro de sala de aula, na relação com amigos e professores, nas tarefas de casa e, é claro, nas notas das avaliações.

Veja também:
Como ensinar as sílabas para o meu filho?
Como desenvolver a autonomia infantil nas crianças?
Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54