logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Como ensinar as sílabas para o meu filho?

por Yuri Marques em 11/07/22


Ensinar uma criança a ler e escrever é um processo que deve ser feito com paciência e atividades apropriadas. Para que o aprendizado dos pequenos seja eficaz, os pais têm um papel importante no letramento dos filhos

Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto

Muitos adultos se perguntam: "como posso ajudar meu filho a ler?" ou "como ensinar sílabas para o meu filhos?". Neste artigo, vamos abordar algumas sugestões capazes de ajudar pais e responsáveis!

O primeiro passo para ajudar seu filho é dando o exemplo. Isso significa que você precisa mostrar para ele desde cedo a importância da leitura. Nos momentos de folga, vale a pena ler historinhas para os pequenos ou usar outras dinâmicas para eles terem contato com novas palavras.

Outra sugestão é usar aplicativos e sites voltados para a educação infantil para buscar jogos, atividades de colorir, músicas e outros recursos para a criança. O importante é que o aprendizado ocorra de forma natural e significativa. Muitos portais possuem atividades sobre o alfabeto, vogais e palavras, que acabam auxiliando bastante durante a fase de alfabetização.

Saiba como ajudar seu filho a conhecer as sílabas

 Para ensinar as sílabas ao seu filho, é necessário que ele conheça as vogais e o alfabeto. Dessa forma, ele conseguirá identificar cada letra e, assim, ter mais familiaridade com o assunto. Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som.

Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

Para despertar o interesse da criança, apresente as sílabas que compõem o nome dela ou de algum amigo que ela goste muito. Além de usar apenas lápis e papel na hora de ensinar, busque materiais divertidos, com desenhos e muitas cores. 

Outra recomendação é explorar os espaços frequentados pela criança. Em um passeio ao shopping, mostre a ela os letreiros e peça para ela identificar alguma sílaba específica nas frases. Faça o mesmo com os rótulos de produtos e com as placas das ruas. 

Essas atitudes são importantes porque ajudam a criança a reconhecer as sílabas. Elas também estimulam a concentração, a atenção e o raciocínio. Tudo isso é fundamental no processo de aprendizagem durante a educação infantil.

Veja 9 opções de atividades para trabalhar as rimas:

1- Músicas que envolvem as letras do alfabeto e das vogais;

2- Caça-Palavras;

3- Palavras cruzadas;

4- Atividades de cobrir os pontinhos com as sílabas;

5- Jogo da memória com as sílabas;

6- Brincadeira com rimas e sílabas;

7- Quebra-cabeça das sílabas;

8- Roleta com as sílabas;

9- Atividade de ligar sílabas às figuras.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54