Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Jogos de alfabetização: é possível aprender brincando?

por Thales Valeriani em 10/02/21

Criança com as mãos pra cima com as letras do alfabeto ao seu redor. Hoje, a tecnologia possibilitou que os professores usem jogos de alfabetização para os alunos aprenderem.

Cada criança tem as próprias descobertas e jeitos de aprender algo. É comum que surjam dúvidas e dificuldades enquanto se aprende, por isso, ensinar de forma lúdica é essencial. Uma estratégia é usar os jogos de alfabetização para melhorar o aprendizado da criança, já que essa é uma etapa importante na vida escolar dela.

A relação entre diversão e aprendizado torna o processo de alfabetização mais lúdico, além de prazeroso e produtivo. Na sala de aula, a inserção de jogos faz os alunos socializarem entre si, formando amizades e vínculos de confiança.

+ A importância da família na alfabetização e letramento da criança

Desse modo, os jogos, além de auxiliarem a criança no processo de aprendizado, também as ajudam no processo de adaptação ao novo ambiente e ciclo social.

Saiba como os jogos de alfabetização melhoram o aprendizado

Os jogos podem ensinar as crianças a desenvolver diversas habilidades relacionadas à linguagem, audição, socialização e ao raciocínio lógico, matemático e espacial, por exemplo. 

Além disso, as brincadeiras diminuem a rejeição da criança à escola e ao processo de aprendizado, isso porque os pequenos nem sempre julgam a sala de aula com carteiras um ambiente convidativo. Assim, os jogos de alfabetização tornam o processo de aprender mais dinâmico e divertido, incentivando as crianças a adquirir novos conhecimentos.

Nesse contexto, cabe ao colégio e aos professores criar um ambiente escolar acolhedor e motivacional, onde atividades lúdicas são desenvolvidas. Já à família cabe a função de orientar a criança no processo de aprendizado, para que seja lúdico e eficaz.

Como trabalhar a alfabetização online

As tecnologias estão cada vez mais presentes nas salas de aula, seja por meio de computadores e datashows, seja por meio de sistemas de home theater ou lousas digitais. Alguns colégios fazem uso intensivo de recursos tecnológicos como ferramenta pedagógica.

+ Tecnologia na educação: entenda os benefícios e desafios

Esse é um modo de integrar conhecimentos, melhorar a compreensão dos alunos, instigar a curiosidade, incentivar o espírito colaborativo entre os estudantes, além de aumentar o interesse deles pelas aulas.  Além disso, atualmente, grande parte dos jogos são digitais, isto é, estão presentes no universo online, não estão em papel ou tabuleiros. 

Isso significa que eles podem ser acessados e jogados em mais de um ambiente, ou seja, na própria casa do aluno. E o melhor: de graça! Então, listamos abaixo 9 aplicativos que auxiliam o aprendizado da criança e que podem ser baixados gratuitamente em Android e IOS. 

Escolas com aulas online

9 jogos de alfabetização para melhorar o aprendizado da criança

  1. Palmakids

    O aplicativo Palma Kids desenvolve de modo lúdico e interativo o conhecimento sobre as letras do alfabeto. O app ajuda a criança a criar uma memória tanto auditiva como visual das letras, relacionando sons com imagens. Além disso, a concentração e a coordenação motora também são treinadas enquanto a criança joga. 
  2. Lele Sílabas

    Como o nome sugere, o aplicativo brinca com as sílabas das palavras, com foco nas suas construções. O Lele Sílabas permite que a criança escute diferentes sons silábicos enquanto monta as palavras. No total, o aplicativo possui 30 fases e ensina mais de 90 palavras e 60 fonemas para a criança. 
  3. 94 segundos

    Este jogo é indicado para crianças um pouco mais velhas, que já sabem escrever e estão na fase de aumentar o vocabulário e treinar a escrita. O jogo funciona do seguinte modo: ele sugere um tema e uma letra inicial, por exemplo, letra “R”, tema “esporte”, e os jogadores precisam encontrar o maior número de letras possíveis dentro de 94 segundos que estejam relacionadas à letra e ao tema, no caso do exemplo, "rede, raquete,  remo”. Cada palavra vale 1 ponto, vence o jogador que tiver mais pontos ao final da rodada. 
  4. Stop
    Este jogo é famoso e fez parte da infância de muitas pessoas. Não por acaso, já que ele ajuda a aumentar o vocabulário e a pensar rápido. As regras são simples: os jogadores devem sortear uma letra do alfabeto e escrever palavras que comecem com ela dentro de algumas categorias, como nome, país, animal. Vence quem terminar a rodada primeiro e gritar “Stop”. 
  5. Silabando
    Este jogo possui um design simples e interativo, já que ele foi desenvolvido com o intuito de auxiliar crianças no processo de aprendizado. Indicado para crianças de até 7 anos de idade, o jogador pode desenvolver sílabas simples e complexas, conhecendo a pronúncia de cada uma. O jogo está disponível de graça apenas para Android.
  6. Jogo da forca
    Este jogo ultrapassou gerações, sendo um clássico da infância de muitas pessoas. Agora, ele também possui uma versão digital, na qual um painel escolhe uma palavra e fornece dicas sobre qual é a palavra escolhida, para que os jogadores possam adivinhar. A cada erro, uma parte do bonequinho é desenhada; se o desenho for completado, o jogador é eliminado. 
  7. Languinis
    Languinis é um jogo parecido com o Candy Crush, só que em uma versão mais infantil e educativa do jogo. O jogador deve combinar pedras iguais, quando a combinação é feita, uma palavra é formada. A criança pode aprender diversas palavras novas enquanto joga. O jogo também possui uma versão multiplayer, o que possibilita a família jogar em conjunto. 
  8. Apalavrados
    Este jogo é um quiz, que relaciona letras de um painel com as letras de um tabuleiro. A lógica é a mesmo de um quebra-cabeça e ganha quem acertar mais palavras. O jogo também possui a versão multiplayer e está disponível de graça para Android e iOS.
  9. Cocoricó
    Um clássico da TV Cultura, o programa também possui um aplicativo que é um jogo de pega-pega, desenvolvendo a coordenação motora da criança. O jogo se passa em uma fazenda e aborda situações reais, introduzindo conceitos e ensinamentos de algumas matérias escolares. O jogo está disponível de graça para Android e iOS.

Gostou da nossa lista? Se tiver outra sugestão, comente aqui embaixo!


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54