À primeira vista, brincar parece ser apenas um passatempo, mas seu papel no desenvolvimento infantil vai além da diversão. Isso porque, através da brincadeira, os pequenos adquirem habilidades psicomotoras, culturais, socioemocionais e cognitivas fundamentais para sua formação integral.
Nesse contexto, as brincadeiras em família auxiliam a criança a compreender o mundo a sua volta, além de estreitar os laços afetivos entre pais, filhos e irmãos.
Em uma sociedade imediatista, marcada pela ausência de tempo e por aparatos tecnológicos, reservar um momento para brincar com os filhos se torna ainda mais especial.
As crianças que brincam em família aprendem, desde cedo, a lidar melhor com suas emoções e a se colocar no lugar do outro, e desenvolve, também, noções de compartilhamento, respeito e responsabilidade.
Como é cada brincadeira para fazer em família? Veja!
Agora que você já sabe quais são essas brincadeiras muito indicadas para fazer em família,, confira como elas devem ser feitas para ter a melhor experiência possível e desenvolver várias habilidades das crianças em família:
Um clássico das brincadeiras infantis, a mímica é uma ótima pedida para animar a criançada. Para jogar, é preciso ao menos duas pessoas. Antes de começar, cada participante deve escrever uma palavra em um pedacinho de papel, dobrá-lo e colocá-lo em um pote.
Depois de dividir os times, um dos jogadores pega um papelzinho e encena, através de gestos, a palavra escrita. Os outros companheiros do time têm entre 30 e 60 segundos para acertar. As equipes devem alternar a vez e revezar os jogadores até que os papéis acabem.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
2. Massinha caseira:
Toda criança adora brincar de massinha. Além de divertido, a brincadeira trabalha a coordenação fina, fundamental para aprender a escrever, além de noções de medida e matemática.Para fazer você precisará de:
– 4 xícaras de chá de farinha de trigo;
– 1 xícara de chá de sal;
– 1 ½ xícara de chá de água;
– 1 colher de sopa de óleo vegetal;
– Corante colorido e comestível.
Misture todos os ingredientes, com as mãos, em uma tigela grande, e adicione o corante ao final. Depois, é só deixar a imaginação rolar solta!
Que tal sair da rotina e montar um acampamento no meio da sala? Coloque os colchões no chão, amarre os lençóis em um local seguro, de forma que pareça uma cabana. Para completar, leve travesseiros, lanternas e cobertas, e aproveite o momento para contar histórias. As crianças vão amar!
4. Adivinhe o que é
O jogo consiste em escolher um objeto presente no local da brincadeira e dar no máximo três dicas para que o outro possa adivinhar. Exemplo: 1)“Começa com a letra ‘tê’; 2)”Pode ser de diversos tamanhos”; 3)”As pessoas têm esse objeto em diferentes locais da casa.” Neste caso específico, a resposta seria TV.
5. STOP!
O STOP é o tipo de brincadeira que atravessa gerações. O legal aqui é definir categorias engraçadas e inusitadas com as crianças.
Distribua papel e caneta para todos os participantes e defina as categorias, como: nome, cidade, país, fruta, animal, objeto e cor, e faça uma tabela. Depois, sorteie uma letra. Todas as categorias devem ser preenchidas com palavras que começam com a letra sorteada.
Quem terminar de preencher toda a tabela primeiro grita STOP e todos param de escrever. Se uma palavra se repetiu entre os participantes, ela fica valendo 5 pontos. Caso não tenha se repetido, a pontuação sobe para 10.
Já pensou em fazer uma bolha de sabão gigante? Coloque uma colher de chá de detergente em um copo, e encha até a metade com água. Depois, centralize todos os copos no chão e, com a ajuda de um canudo, assopre até formar uma bolha de sabão gigante!
7. Dança da cadeira
Separe algumas cadeiras, ou almofadas, de acordo com o número de pessoas, menos um. Os participantes devem circular em volta dos assentos, em fila indiana, com as mãos para trás e ao som da música.
Assim que a música parar, eles devem se sentar na cadeira mais próxima. Quem ficar de pé sai do jogo e uma cadeira deve ser retirada. Ganha quem sentar na última cadeira.
8. Continue o desenho
Essa brincadeira em família é uma ótima opção para crianças com idades muito distintas. Recorte figuras de revistas – você também pode fazer o seu próprio desenho – e cole em uma folha A4 ou cartolina. Depois, convide a garotada para completar o desenho, utilizando a imaginação. Você vai precisar de cola, tesoura, lápis de cor, canetinhas e revista ou jornal.
Monte pinos improvisados com garrafas PET, rolos de cartolina ou papelão. Caso você não tenha uma bola em casa, você pode fazer uma bola de meia ou até mesmo usar um bichinho de pelúcia.
Organize os pinos em formato de pirâmide, faça a pista e pronto, é só jogar! Se quiser deixar a brincadeira mais difícil, encha as garrafas com água até a metade, deixando-as mais pesadas.
10. “Eu fui à feira e comprei…”
Funciona assim: o primeiro participante deve iniciar, dizendo a frase e o nome de uma fruta, verdura ou legume, por exemplo “Eu fui à feira e comprei um abacaxi”. A próxima pessoa repete a frase inteira dita pelo jogador anterior, e acrescenta mais um alimento, “Eu fui à feira e comprei um abacaxi e uma banana”.
O ciclo continua até alguém não lembrar o que foi dito. A brincadeira pode ser feita com outras frases como, “Fui ao zoológico e vi…”. Seja no apartamento, em casa, ou no parque, existem diversas opções de brincadeiras em família, o importante é deixar a criatividade rolar solta e desfrutar deste momento com os pequenos.