Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Veja 10 brincadeiras divertidas para fazer em família

por Luiza Padovam Vieira em 29/12/20

Pai, mãe e filhos brincando em família no chão da sala.

À primeira vista, brincar parece apenas um passatempo, mas seu papel no desenvolvimento infantil vai além da diversão. Isso porque, através da brincadeira, os pequenos adquirem habilidades psicomotoras, culturais, socioemocionais e cognitivas fundamentais para sua formação integral. Nesse contexto, as brincadeiras em família auxiliam a criança a compreender o mundo a sua volta, além de estreitar os laços afetivos entre pais, filhos e irmãos. 

Em uma sociedade imediatista, marcada pela ausência de tempo e por aparatos tecnológicos, reservar um momento para brincar com os filhos se torna ainda mais especial. 

As crianças que brincam em família aprendem, desde cedo, a lidar melhor com suas emoções e a se colocar no lugar do outro, e desenvolve, também, noções de compartilhamento, respeito e responsabilidade.


+ Conheça 5 podcasts de história infantil para ouvir com as crianças
+ Disciplina Positiva: educando através da gentileza

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 brincadeiras divertidas para fazer em família. Confira: 

  1. Jogo de mímicas
    Um clássico das brincadeiras infantis, a mímica é uma ótima pedida para animar a criançada. Para jogar, é preciso ao menos duas pessoas. Antes de começar, cada participante deve escrever uma palavra em um pedacinho de papel, dobrá-lo e colocá-lo em um pote. Depois de dividir os times, um dos jogadores pega um papelzinho e encena, através de gestos, a palavra escrita. Os outros companheiros do time têm entre 30 e 60 segundos para acertar. As equipes devem alternar a vez e revezar os jogadores até que os papéis acabem. 

  2. Massinha caseira

    Toda criança adora brincar de massinha. Além de divertido, a brincadeira trabalha a coordenação fina, fundamental para aprender a escrever, além de noções de medida e matemática.
    Para fazer você precisará de
    - 4 xícaras de chá de farinha de trigo;
    - 1 xícara de chá de sal;
    - 1 ½ xícara de chá de água; 
    - 1 colher de sopa de óleo vegetal;
    - Corante colorido e comestível. 

    Misture todos os ingredientes, com as mãos, em uma tigela grande, e adicione o corante ao final. Depois, é só deixar a imaginação rolar solta!

  3. Acampamento
    Que tal sair da rotina e montar um acampamento no meio da sala? Coloque os colchões no chão, amarre os lençóis em um local seguro, de forma que pareça uma cabana. Para completar, leve travesseiros, lanternas e cobertas, e aproveite o momento para contar histórias. As crianças vão amar!
  4. Adivinhe o que é
    O jogo consiste em escolher um objeto presente no local da brincadeira e dar no máximo três dicas para que o outro possa adivinhar. Exemplo: 1)“Começa com a letra ‘tê’; 2)"Pode ser de diversos tamanhos"; 3)"As pessoas têm esse objeto em diferentes locais da casa."  Neste caso específico, a resposta seria TV. 
  5. STOP!
    O STOP é o tipo de brincadeira que atravessa gerações. O legal aqui é definir categorias engraçadas e inusitadas com as crianças. 
  6. Bolhão de sabão
    Já pensou em fazer uma bolha de sabão gigante? Coloque uma colher de chá de detergente em um copo, e encha até a metade com água. Depois, centralize todos os copos no chão e, com a ajuda de um canudo, assopre até formar uma bolha de sabão gigante!
  7. Dança da cadeira
    Separe algumas cadeiras, ou almofadas, de acordo com o número de pessoas, menos um. Os participantes devem circular em volta dos assentos, em fila indiana, com as mãos para trás e ao som da música. Assim que a música parar, eles devem se sentar na cadeira mais próxima. Quem ficar de pé sai do jogo e uma cadeira deve ser retirada. Ganha quem sentar na última cadeira.
  8. Continue o desenho
    Essa brincadeira em família é uma ótima opção para crianças com idades muito distintas. Recorte figuras de revistas - você também pode fazer o seu próprio desenho - e cole em uma folha A4 ou cartolina. Depois, convide a garotada para completar o desenho, utilizando a imaginação. Você vai precisar de cola, tesoura, lápis de cor, canetinhas e revista ou jornal.
  9. Boliche
    Monte pinos improvisados com garrafas PET, rolos de cartolina ou papelão. Caso você não tenha uma bola em casa, você pode fazer uma bola de meia ou até mesmo usar um bichinho de pelúcia. Organize os pinos em formato de pirâmide, faça a pista e pronto, é só jogar! Se quiser deixar a brincadeira mais difícil, encha as garrafas com água até a metade, deixando-as mais pesadas.
  10. "Eu fui à feira e comprei..."
    Funciona assim: o primeiro participante deve iniciar, dizendo a frase e o nome de uma fruta, verdura ou legume, por exemplo “Eu fui à feira e comprei um abacaxi”. A próxima pessoa repete a frase inteira dita pelo jogador anterior, e acrescenta mais um alimento, “Eu fui à feira e comprei um abacaxi e uma banana”. O ciclo continua até alguém não lembrar o que foi dito. A brincadeira pode ser feita com outras frases como, “Fui ao zoológico e vi…”.

Seja no apartamento, em casa, ou no parque, existem diversas opções de brincadeiras em família, o importante é deixar a criatividade rolar solta e desfrutar deste momento com os pequenos. 

+ 15 cantigas infantis fáceis e divertidas para brincar com as crianças

Você pode conferir outras ideias de brincadeiras na cartilha “Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares na Primeira Infância”, desenvolvida em 2019 pelo Ministério da Cidadania com o objetivo de estimular a atividade lúdica no desenvolvimento da criança. 






O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54