Bobinho
Forme um círculo e escolha uma criança para ficar no meio, chamada de “bobinho”. O objetivo é passar a bola de mão em mão, evitando que o bobinho a pegue. Se ele conseguir, a criança que a deixou ser pega troca de lugar.
Bola no Balde
Uma versão simples do basquete! Divida as crianças em dois times e distribua as bolas. O objetivo é acertar o balde com o maior número de arremessos. Quem acertar mais, vence!
Alerta
Para testar agilidade, os participantes escolhem um tema (cores, frutas, etc.) e um jogador fica de costas, segurando a bola. Ao gritar a palavra escolhida, ele joga a bola para trás. O jogador que pegar a bola deve tentar acertar alguém com ela. Se o alvo for atingido, ele sai do jogo.
+ Benefícios do esporte para crianças
Batata Quente
Forme um círculo e comece a passar a bola enquanto cantam “batata quente”. Quando alguém gritar “queimou”, quem estiver com a bola na mão deve sair do jogo. A última criança a ficar no círculo vence!
Comando
Lance a bola contra a parede e execute um comando (como agachar ou pular) antes de pegá-la de volta. Quem errar o comando ou deixar a bola cair está fora.
Montanha-russa
Ideal para trabalhar coordenação motora e velocidade. As crianças se organizam em filas e devem passar a bola de um para o outro, alternando entre cima e embaixo. A equipe que completar o ciclo primeiro, vence!
Veja também:
+ Conheça 6 benefícios de praticar esporte na escola
Boliche
Recrie o clássico jogo de boliche utilizando garrafas PET e uma bola. As crianças devem tentar derrubar as garrafas ao jogar a bola. Quem derrubar mais garrafas, ganha!
Canguru
Divida as crianças em equipes e coloque uma bola entre as pernas de cada participante. O objetivo é saltar até a linha de chegada. O time que chegar primeiro, vence!
Palavras-cruzadas
Forme um círculo e, ao passar a bola, cada criança deve dizer uma palavra que comece com a letra do alfabeto correspondente. Quem errar, sai do jogo!
Tá com quem?
Um participante fica de costas, e os outros passam a bola de mãos para trás. O objetivo é que a criança de costas adivinhe quem está com a bola. A dinâmica fica mais difícil quando todos estão com as mãos atrás.
Bola ao centro
Forme um círculo com todos os participantes numerados. Um jogador no centro joga a bola para o alto e grita um número. A criança correspondente deve tentar pegar a bola antes que ela caia no chão. Se conseguir, vai para o centro!
Toquinho
Para brincar, forme um círculo e passe a bola entre os participantes. Após o terceiro toque, alguém deve dar uma manchete, como no vôlei. O objetivo é não deixar a bola cair no chão.
Queima coração
Versão mais desafiadora da queimada! Um jogador é escolhido para ser o “coração” do time e deve ser protegido pelos outros membros. O time que “queimar” o coração do adversário, vence!
Futebol
Não poderia faltar o clássico futebol! Em um espaço aberto, improvise os gols com objetos e divida as crianças em dois times. Vale jogar sem juiz, o importante é garantir a diversão!
E aí, qual dessas brincadeiras com bola você mais curtiu?
Reúna os amigos, a família, os vizinhos — o importante é garantir a diversão! Não importa se é no quintal de casa, na rua ou em qualquer espaço público, o que vale é aproveitar o momento.
Transforme sua brincadeira em algo ainda mais animado e dinâmico com uma boa bola. Só não se esqueça de conferir se ela está em boas condições — bola murcha? Nem pensar!