logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

15 brincadeiras com bola para se divertir

por Yuri Marques em 17/11/22 65 mil visualizações

Diversas atividades fazem parte do dia a dia das crianças, sejam elas individuais, coletivas, para brincar dentro de casa e aquelas que são dinâmicas com objetos, especialmente as brincadeiras com bola

+ Encontre bolsas de estudos para educação básica

Sabemos que este instrumento redondo é essencial para vários exercícios e que contribui bastante na hora da diversão dos pequenos. É difícil preparar horas de recreação que não tenham uma bola para a turminha correr atrás ou jogar para o alto.

Confira 15 sugestões de brincadeiras com bola

1) Queimada 

Essa é para agitar os pequenos! O ideal é que ela seja praticada em quadra, mas a dinâmica também pode ser feita em qualquer espaço aberto

Basta separar dois times e colocá-los frente a frente, em espaços limitados para cada grupo. Ganha o jogo a equipe que acertou a bola, ou melhor, quem “queimou” todos os membros do time adversário. 

2) Bobinho 

Aqui as crianças devem formar um círculo, e uma delas deve ser escolhida para ficar no meio para ser o “bobinho”. Vale ressaltar que quanto mais gente, melhor pra brincar! 

O objetivo é jogar a bola entre os participantes sem que o bobinho consiga pegá-la. Caso a criança que está no meio da roda agarre a bola, outra deve substituí-la. 

3) Bola no balde 

Essa dinâmica é uma versão mais simples do basquete, especialmente para os menores. Além da bola, é necessário um balde para a brincadeira, que irá funcionar como a cesta.

O objetivo é que as crianças se dividam em dois times enfileirados e arremessem a bola, com o intuito de acertarem o balde. A equipe que acertar mais vezes leva mais pontos e vence o jogo.

4) Alerta 

Essa é uma boa opção para testar a agilidade dos pequenos! Primeiramente, as crianças devem escolher um tema, por exemplo: nome de cores, frutas, carros, etc. Em seguida, um participante deve ser colocado de costas para os outros com a bola na mão, e ele será responsável por escolher um dos nomes que serão falados pelos outros participantes. 

Quando a escolha for feita, a criança grita a palavra e joga a bola para trás. O jogador que teve a palavra escolhida deve ir atrás da bola para pegá-la, enquanto os outros correm. Quando a bola é pega, todos da brincadeira devem parar de correr, e o participante com a bola deve dar apenas três passos do lugar onde está e tentar acertar alguém com o objeto. 

Veja também:
+ Benefícios do esporte para crianças

5) Batata quente 

Está afim de esquentar a recreação da criançada? Brincar de batata quente é uma boa ideia. As crianças se sentam formando um círculo no chão e começam a  cantar “batata quente, quente, quente, quente…” continuamente, enquanto passam uma bola de mão em mão.

Um participante é escolhido para ficar levantado e de costas para a roda, o qual será responsável por gritar "queimou" no momento que quiser. Sai da dinâmica quem estiver com a bola na mão quando gritarem. 

6) Comando 

Entre as brincadeiras com bola, essa deve ser feita em um local que tenha a parede livre. Os participantes lançam a bola na parede e obedecem a um comando enquanto o item bate e volta para suas mãos. 

Por exemplo, o comando pode ser agachamento. Então, a criança deve tacar a bola na parede, agachar e depois conseguir segurá-la com a mão. Quem deixar a bola cair ou não obedecer ao comando está fora da brincadeira. 

7) Montanha Russa

Aqui os pequenos estarão praticando a coordenação motora e velocidade. Para o exercício ser realizado é necessário que as crianças se dividam em times enfileirados um ao lado do outro e cada equipe ganhe uma bola.

O objetivo da atividade é que os pequenos passem a bola para o coleguinha de trás por cima da cabeça e por baixo entre as pernas, de forma alternada de acordo com a fila. 

Quando a bola chegar no último membro, ele deve correr para o começo da fila e novamente iniciar a passagem de bola. Isso ocorre sucessivamente, até que o primeiro integrante retorne a seu posto. Vence a brincadeira quem completar primeiro o ciclo. 

Veja também:
+ Conheça 6 benefícios de praticar esporte na escola

8) Boliche 

Com a bola também é possível brincar de uma versão um pouco mais simples de boliche. Além do objeto redondo, são necessárias também garrafas PET cheias de areia para a brincadeira, que serão os cones. 

As garrafas devem ser empilhadas próximas umas das outras no chão, e as crianças devem formar uma fila um pouco distante. Uma de cada vez deve tacar a bola e tentar derrubar o máximo dos cones improvisados. Vence o jogo quem derrubar mais.

9) Canguru 

Essa dinâmica garante muitas risadas e diversão. Ela lembra um pouco a “corrida de sacos”, entretanto, o diferente é que agora o que atrapalha os participantes a correrem é uma bola colocada entre as pernas. 

Os pequenos devem ser divididos em times enfileirados um ao lado do outro, e por causa da bola entre as pernas fazem o percurso saltando. Vence a brincadeira o time que ganhar a corrida.

10) Palavras Cruzadas 

É hora de praticar o alfabeto! Para a realização dessa atividade, as crianças devem sentar no chão e formar uma roda. Quanto mais participantes, melhor! A dinâmica se inicia com a letra A: jogando a bola uma para outra, cada criança deve dizer uma palavra que comece com a letra A a cada arremesso. 

O participante que errar a palavra está fora do jogo e então passa-se para a próxima letra sucessivamente. Vence a brincadeira quem sobrar na roda!

11) Tá com quem? 

O ideal dessa brincadeira é ter bastante participantes e uma bola de tamanho um pouco menor. Os jogadores devem se posicionar lado a lado e uma criança deve ser selecionada para ficar com a bola e de costas para todos. 

A criança escolhida taca a bola, alguém pega e todos na fileira devem colocar as mãos para trás. O objetivo é que o jogador selecionado adivinhe qual pessoa está com a bola, mas essa tarefa não é tão simples, já que todos os jogadores estarão com as mãos atrás do corpo. 

12) Bola ao centro 

Aqui a diversão e a agilidade tem presença garantida! Para brincar, basta que as crianças formem um círculo, onde cada uma delas será numerada de um até quantos participantes tiverem. 

Um participante será selecionado para ir ao centro da roda, onde deve tacar a bola para cima e gritar um número. O jogador correspondente ao número deve correr para tentar segurar o objeto antes que ele toque no chão. Caso consiga, irá para o centro; caso não, volta para seu lugar. 

 13) Toquinho 

"Toquinho" pode variar o nome de acordo com o lugar, mas de modo geral ela se baseia no toque, um dos movimentos feitos no esporte vôlei

Para brincar, os participantes podem se distribuir em círculo, onde cada um vai dando toques na bola, sendo que depois do terceiro toque alguém deve dar uma manchete. O objetivo da dinâmica é que o time não deixe a bola cair no chão, assim como no vôlei. 

14) Queima coração 

Essa dinâmica pode ser considerada uma das modalidades da queimada, sendo que o ideal também é praticá-la em quadra ou em espaço aberto. Entretanto, o que muda agora é uma maior responsabilidade durante o jogo! 

Na queimada coração, um dos jogadores é selecionado para ser o “coração” do time, sem ter a identidade exposta para a equipe adversária. O objetivo dos  outros membros do time é protegê-lo. Vence o grupo que queimar o “coração” do outro.

15) Futebol 

Quando falamos de brincar com bola, é claro que não poderíamos deixar de lado o clássico futebol. Ideal para brincar com vários amigos e num espaço aberto

Os gols podem ser improvisados com sapatos demarcando o limite e as crianças devem se dividir em dois times. É claro que a dinâmica pode ser uma versão mais simples do esporte, sem ter um juiz ou bandeirinhas, o que importa é que a criançada se divirta e marque gols.

E aí? Quais dessas brincadeiras com bola você mais gostou? 

Chame os amigos, os familiares, os vizinhos, não importa quem, o que importa é se divertir, seja no quintal de casa, rua ou qualquer espaço público.

Torne a sua brincadeira mais dinâmica e divertida com a bola! Mas não se esqueça de verificar se o objeto está em boas condições, bola murcha ninguém merece.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54