logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Benefícios do esporte para crianças

por Yuri Marques em 11/05/22


A prática esportiva traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Em um mundo cada vez mais conectado e com uso constante de smartphones, é essencial que os pais incentivem os filhos a se movimentarem.

+ Encontre bolsas de estudos para educação básica

Segundo especialistas, a atividade física é capaz de melhorar a coordenação motora, o rendimento escolar e o convívio da criança com outras pessoas. Existem diversas modalidades de esportes para crianças, desde opções praticadas em grupo até as opções individuais. 

A natação, por exemplo, é uma atividade que trabalha todo o seu corpo, aumenta sua frequência cardíaca, tonifica os músculos e aumenta resistência. Ela pode ser praticada por bebês e até mesmo pessoas idosas. 

Além disso, o nado reduz problemas respiratórios, não gera impactos e melhora a postura. Outro ponto positivo da natação é que as crianças conquistam mais segurança para brincar na piscina nos momentos de lazer. 

Falando nas modalidades em grupo, não há como negar que o futebol é uma paixão entre meninos e meninas. Geralmente, os pediatras indicam esse esporte para crianças a partir dos cinco anos de idade. 

Entre os benefícios gerados para os pequenos pelo futebol, os principais são: desenvolvimento da coordenação motora, noção de espaço, melhora da socialização, incentivo ao trabalho em equipe. Vale destacar que o futebol também trabalha aspectos psicológicos, a socialização e promove a autoconfiança na garotada. 

Outros esportes que fazem sucesso entre crianças e adolescentes são: 

  • Dança

  • Vôlei

  • Handball

  • Judô

  • Capoeira

  • Basquete

  • Ginástica rítmica e artística

  • Entre outros.

Muitos colégios costumam oferecer essas modalidades no contraturno escolar para manter as crianças ocupadas fora dos horários das aulas. Nas aulas de educação física, os professores trabalham a parte teórica e prática de diversas atividades para gerar conhecimento e despertar o interesse dos alunos. 

Qual esporte escolher para o seu filho?

 Como vimos, os benefícios do esporte em nossa vida envolvem fatores físicos e emocionais. Isso porque, além de prevenir a obesidade e o sedentarismo, ele é capaz de reduzir a ansiedade infantil. A atividade física também é eficaz no tratamento da depressão, na melhora da timidez e em crianças com transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Na hora de escolher o melhor esporte para o seu filho praticar, lembre-se de prestar atenção nos interesses dele. É importante ouvir a opinião da criança e evitar impor algo que ela não se identifique. Não esqueça de apoiá-los nas decisões e participar das competições para ele se sentir cada vez mais motivado. 

Caso tenha dúvidas, converse com o pediatra para ouvir a opinião de um especialista ou veja com a escola as opções disponíveis para cada faixa etária. 

Quais os benefícios do esporte para o rendimento escolar? 
O esporte é altamente positivo para as crianças e adolescentes porque trabalha o senso de responsabilidade, o comprometimento e o foco em objetivos. Todos esses aspectos são essenciais para o desenvolvimento dos alunos na sala de aula e nas provas. 

Além disso, as crianças ficam mais dispostas, o que acaba melhorando o aprendizado. Com o esporte, os pequenos ficam mais preparados para lidar com possíveis frustrações e entendem melhor a importância de respeitar as regras.   

Em outras palavras, as modalidades esportivas trabalham diversos valores que acompanharão a criança em diferentes fases, da escola para o trabalho!

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54