Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

7 brincadeiras com bexiga para fazer com as crianças

Está buscando o que fazer para entreter as crianças? A bexiga é um item barato que pode te ajudar. Confira dicas de brincadeiras com bexiga.

Um dos itens mais importantes na festa de aniversário de uma criança, por exemplo, é a bexiga. Geralmente, a primeira pergunta que fazemos é sobre a decoração que ele deseja para a festinha. Entre pratinhos, copos e garfinhos, os balões entram em cena para deixar o ambiente ainda mais alegre e até interativo para fazer brincadeiras com bexiga.

Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

É muito comum que, depois do parabéns, as crianças se juntem para estourar as bexigas. Mas, em meio à quantidade que é comprada e às vezes não utilizada, para não desperdiçar o item por aí, selecionamos 5 brincadeiras em que os balões são o foco principal da diversão. Continue a leitura para saber mais!

1) Não Deixa a Bexiga Tocar o Chão

A clássica brincadeira que sempre diverte as crianças. As regras são simples: jogue o balão para cima e não deixe que ele toque o chão. Tente com mais de um balão ou com uma mão para trás. Se mais crianças jogarem, conte quantas vezes elas conseguem rebater a bexiga. O jogo trabalha as habilidades cognitivas das crianças e a coordenação olho-mão.

Além disso, essa é uma das brincadeiras com bexiga que não precisa esperar a festa de aniversário acabar, ela pode muito bem ser utilizada como forma de entreter os pequenos na festança. 

2) Jogo do Pinguim

Coloque um balão entre os joelhos das crianças, estipule um caminho para que elas andem sem deixar o balão cair. Deixe a brincadeira mais interessante com obstáculos. Se a bexiga cair, elas recomeçam o caminho.

Se o número de jogadores for maior, faça duplas colocando a bexiga entre a cintura das crianças. Ganha quem completar o circuito primeiro.

3) Desafio do sopro

O desafio do sopro é uma das brincadeiras com bexiga que são legais para fazer em encontros da família ou em festas infantis. Mas, ela também funciona muito bem para aqueles dias em que está difícil dar atenção para os filhos e o melhor de tudo é que em apenas 1 minutinho ela é feita. Afinal, é bom saber que você não precisa de muito tempo para brincar!

A ideia é manter a bexiga no ar utilizando apenas o ar do sopro. Falando assim parece fácil, mas é mega difícil não deixar a bexiga cair!

4) Balões ao alvo

O nome da brincadeira é “Balões ao Alvo” porque você monta uma parede com as bexigas, e elas viram o alvo que a criança vai estourar usando palitos de churrasco. 

Super fácil e simples, essa é uma das brincadeiras com bexiga que podem ser feitas em qualquer ocasião também, inclusive nas férias escolares, período em que as crianças costumam a ficar mais entediadas em casa. 

Veja também:
5 melhores jogos de perguntas e respostas

5) Vôlei de bexigas
Pode parecer trabalhoso mas não é. Para montar a estrutura você precisará apenas de uma rede de vôlei com uma corda e duas cadeiras. 

O objetivo do jogo é usar a bexiga como se fosse a bola. Portanto, é preciso que se passe o balão de um lado pro outro sem que ele caia no chão. Ganha quem não deixar a bexiga cair ou estourar. Legal, né?

6) Bexigas e o alfabeto
Vamos ensinar novas palavras para a criançada? Essa versão de brincadeiras com bexiga tem um objetivo mais educativo.

Na parede de casa, fixe um balão para cada letra do alfabeto e não esqueça de colocar objetos dentro dele que comecem com aquela consoante ou vogal. Cole na parede de maneira que ele esconda uma palavra que comece com a tal letra.

Depois, coloque letrinhas em um potinho e peça para a criança sortear uma. Em seguida, ela deve achar a bexiga correspondente. Quando estourar o balão certo, a criança verá a palavrinha e os brinquedinhos escondidos.

7) Bexigas e terapia

Essa brincadeira está mais para uma dinâmica terapêutica que pode – e muito – ajudar as crianças a lidarem com as suas emoções.

Sabemos que lidar com emoções desafiadoras, como frustração, raiva e até mesmo tristeza, não é um processo fácil e o mesmo vale para as crianças. No entanto, as brincadeiras podem ser o estímulo que elas precisam para conseguirem colocar para fora o que estão sentindo e os dias ficarem mais leves.

Nesta atividade, comece pendurando um cordão de um lado ao outro no quarto, em uma altura acima da cabeça do pequeno. Depois, com metais que fazem barulho colocados dentro da bexiga, encha-a e amarre um fitilho em sua ponta. Para finalizar, prenda o cordão do balão no “varal” do ambiente e entregue uma colher de madeira na mão do seu filho.

Em seguida, diga que ele pode bater nas bexigas como quiser. Assim, ele se familiarizará com o som que será produzido ao chacoalhar os balões e, claro, extravasará todo o acúmulo de energia!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações