Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

15 melhores brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Está em casa e não sabe o que fazer com seu filho? Confira quais são as melhores brincadeiras para fazer em casa com as crianças.

melhores brincadeiras para fazer em casa com as crianças

Crianças em casa também podem ser sinônimos de diversão. Às vezes o clima pode não estar propício para sair, ou então pode acontecer algum outro empecilho que impede as crianças de brincarem lá fora. Portanto, ter em mente brincadeiras para fazer em casa com as crianças é divertido, barato e pode ajudar a desenvolver habilidades motoras, sociais, cognitivas, além da criatividade.

Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Reunimos as 15 melhores brincadeiras para você aprender a como entreter as crianças em casa através de brincadeiras simples e que prometem muita diversão em família e amigos. Vamos dar uma olhadinha? Continue a leitura!

As 15 melhores brincadeiras para fazer em casa com as crianças

1- Caça ao tesouro

Essa brincadeira é clássica e muito simples: as crianças precisam seguir pistas para achar um tesouro escondido. A primeira pista indica onde está a segunda e, assim por diante, até chegar à recompensa final.

Para tornar ainda mais desafiador, crie charadas para adivinhar os lugares. É importante lembrar que o nível de dificuldade das dicas deve variar conforme a idade e capacidade de compreensão da criança. Se forem muito pequenas, substitua as palavras por desenhos. Os pequenos serão estimulados pelo raciocínio, além do trabalho em equipe.

Leia também: 
Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa

2- Stop!

Essa é uma das brincadeiras para fazer em casa com as crianças que irá fazer você relembrar seus tempos de infância! Para isso, você precisa de folhas em branco, lápis ou canetas. E para a brincadeira ser bem legal, são necessárias ao menos três pessoas. Se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!

No entanto, é importante lembrar que, para jogar stop, as crianças já precisam saber ler e escrever.  E essa é, inclusive, uma ótima forma de incentivar a escrita e a leitura!

3- Estátua

Não é preciso muita coisa para essa brincadeira: apenas música e de uma pessoa para comandar o jogo. Os jogadores devem dançar normalmente, mas, quando o som parar, precisam ficar imóveis, na posição em que estão. Aquele que se mexer primeiro sai e não segue para as rodadas seguintes.

Depois, é só repetir até que fique apenas um competidor, que será o vencedor. 

4- Batata quente

Cheia de emoções e um friozinho na barriga. Para jogar, é preciso apenas de uma batata crua. Se não tiver, pode substituí-la por uma bola ou qualquer outro objeto que não quebre ou machuque.

Os participantes devem ficar em uma roda, enquanto uma pessoa será a responsável por comandar a música. O item deve ser passado rapidamente de mão em mão. Aquele que estiver com o objeto na hora em que o som parar, perde e precisa deixar a roda.

Quem conseguir ficar com as mãos vazias quando o som parar pela última vez, será o vencedor.

5- Jogo da memória de histórias

Esse é um jogo da memória diferente daquele das cartinhas. Para se divertir com essa brincadeira, é necessário apenas criatividade, atenção e boa memória. Um dos participantes começar uma frase que permita criar uma sequência de itens. Cada pessoa precisa repetir o que foi dito anteriormente e acrescentar um novo item.

Por exemplo:

– Fui para a escola e levei um caderno

– Fui para a escola e levei um caderno e um lápis

– Fui para a escola e levei um caderno, um lápis e uma borracha…  

Quem errar a sequência, deixa o jogo. O vencedor é aquele que conseguir repetir tudo sem se esquecer de nada.

Veja também:
Confira 15 dicas de filme infantil na netflix

6- Cabo de guerra em almofadas

Para brincar de cabo de guerra em casa, use alguma base arredondada e macia, como travesseiros ou almofadas. Depois, é só usar uma corda. A ideia é simples: quem sair da base primeiro, perde!

A brincadeira do cabo de guerra estimula a agilidade e também a resistência, sendo uma brincadeira bastante divertida para adultos e crianças. Basta tomar cuidado.

7- Cabana

É possível acampar sem sair de casa.

Vire as cadeiras de costas uma para a outra e deixe um espaço entre elas, que será onde a criança irá brincar. Se a coberta for muito grande, utilize quatro cadeiras.

Jogue o tecido sobre os encostos para fazer o teto. Se quiser, forre o chão com edredom, almofadas, lanternas e o que mais for necessário para tornar a brincadeira aconchegante.

8- Telefone sem fio

Essa é uma das brincadeiras para fazer em casa com as crianças preferidas da garotada e podem entretê-las com sucesso.

O telefone sem fio é feito com duas latinhas de alumínio. Depois de esvaziadas e limpas, é preciso fazer um furo no fundo de cada lata e jogar fora suas tampas. Agora, para finalizar, as latinhas serão conectadas por um barbante, passado pelo furo em suas bases. Pronto!

Essa brincadeira é também uma ótima oportunidade para ensinar às crianças como funcionavam os telefones com fio usados antigamente, já que hoje o celular ocupou o espaço de tudo.

9- Forca

Essa brincadeira é muito legal. Enquanto um deve pensar em uma palavra, os outros tentam adivinhar. Para isso, devem ser desenhados, no papel, tracinhos que correspondam à quantidade de letras. Se escolher banana, por exemplo, precisará escrever: _ _ _ _ _ _.

As outras pessoas arriscam quais as letras que acreditam ter. Se acertarem, a letra deverá ser escrita no lugar correspondente. Ainda no exemplo da banana, se alguém sugerir A, os espaços devem ser preenchidos como _A_A_A.

Sempre que errar, será traçada uma parte do corpo de um boneco de palitinho na forca, começando pela cabeça. Se a pessoa acertar a palavra antes de o personagem terminar de ser desenhado, ganha.

10- Jogo da velha

O Jogo da Velha é sucesso para jogar em dupla. Desenhe uma tralha (#) no centro da folha e escolha se quer usar o X ou o O. Um participante deverá inserir o símbolo decidido em um dos espaços vazios e, então, será a vez do outro.

O revezamento termina quando alguém formar uma linha, coluna ou diagonal com os seus símbolos, ganhando a partida. Se nenhum dos dois conseguir, é porque deu velha – empate.

11- Corrida do ovo

Essa brincadeira geralmente é feita em festas infantis, mas nada impede de que seja feita em casa. Coloque os participantes em linha, um ao lado do outro, e dê uma colher a cada um deles. Peça para que coloquem a parte da pega na boca e equilibrem um ovo na parte côncava.

Veja também: 
+ 15 ideias de brincadeiras para festa infantil

Quando todos conseguirem estabilizar o ovo sem as mãos, alguém deverá dizer Já para dar a largada. Quem conseguir chegar à linha de chegada primeiro, com o ovo ainda na colher, ganha.

Se, por acaso, não quiser sujar o chão de ovo, pode substituí-lo por uma bolinha de ping-pong ou um limão. As crianças pequenas podem levar o talher na mão em vez de carregá-la na boca.

12- Origami

Por que não fazermos uma brincadeira de dobraduras?

Origami é uma arte japonesa cujo nome significa, literalmente, dobrar papel. Mas não é preciso ser um artista para fazer dobraduras mais simples, como chapéu, barco, peixe, cachorro ou coração, por exemplo.

Se não conhecer nenhuma técnica, consegue encontrar diversos exemplos na internet, que mostram passo a passo super fáceis de seguir.

13- Massinha de modelar caseira

Sabia que é possível fazer a sua própria massinha em casa? Outra super brincadeira para se fazer em casa com as crianças. Você vai precisar de alguns ingredientes:

  • 4 copos de farinha de trigo

  • 1 copo de sal

  • 1 copo e meio de água

  • 2 colheres de sopa de óleo

  • 1 colher de sopa de vinagre

  • Corante alimentar (opcional)

Junte os ingredientes e misture com as mãos, até chegarem a uma textura de massa de modelar. Se ficar muito seco, acrescente água. Caso fique mole demais, adicione mais farinha.

O corante é usado para deixar a massinha com uma cor mais atrativa. Depois, é só soltar a imaginação e criar as suas formas preferidas. Mas fique atento! Como a massinha é composta por materiais perecíveis, ela estraga após alguns dias e deverá ser jogada fora, ok? E claro: não é comestível.

14- Mímica

Mais um clássico, a mímica não poderia ficar de fora da nossa lista de brincadeiras para fazer em casa com as crianças. Os participantes podem definir um tema para as palavras ou frases que serão representadas. Por exemplo, filmes, animais, profissões, personagens, nome de música e o que a imaginação permitir.

Depois, uma das pessoas deve tentar fazer com que as demais acertem apenas com gestos. Não é permitido falar, mexer os lábios ou desenhar (nem mesmo no ar).

15- Quebra cabeça

Ótima opção para reunir a família, amiguinhos para uma noite divertida. Em um mundo tomado pelos dispositivos móveis, o quebra-cabeça se torna uma ótima opção para desenvolver as habilidades cognitivas, motoras e sociais da criança. Fechamos a lista com chave de ouro!

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações