logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

15 ideias de brincadeiras para festa infantil

por Yuri Marques em 11/11/22 68 mil visualizações

brincadeiras de festa infantil

Festas infantis são marcadas por muita diversão, boas risadas, músicas, e é claro, brincadeiras! As atividades em aniversários tomam a atenção das crianças, promovendo alegria, interação e amizade entre os membros da festa, inclusive entre os adultos. Por isso, é importante ter em mente algumas brincadeiras para festa infantil, para tornar o dia ainda mais especial.

Veja também:
 + Encontre bolsas de estudos de até 80% de desconto 

Não é preciso se preocupar com a idade e nem em ser menino ou menina, já que essas brincadeiras são para todo mundo e com certeza trarão um clima radiante ao evento. Que tal dar uma olhada em sugestões de brincadeiras para entreter ainda mais os convidados durante as festinhas? 

Confira 15 sugestões de brincadeiras para festa infantil!

1) Elefantinho colorido

Essa brincadeira é muito fácil e ajuda os pequenos a desenvolverem o conhecimento das cores. Pode ser encontrada com diferentes nomes, mas de modo geral funciona da seguinte maneira: uma criança é selecionada para ficar de costas às outras e gritar “elefantinho colorido”. 

Na sequência, os demais devem responder “que cor?”, para que a criança selecionada grite uma cor e vire-se para o grupo, observando quem não tem a cor escolhida na roupa. Esses serão os alvos a serem pegos!

2) Estátua 

Entre as brincadeiras para festa infantil, esta é ideal para as crianças conhecerem os movimentos do corpo com diversão. Primeiro, coloca-se uma música animada para os pequenos dançarem. Todas as vezes que a canção for pausada, as crianças devem ficar imóveis nos lugares, até que o som seja reiniciado. Perde aquele que se mexer durante o momento estátua. 

3) Corrida do ovo 

Essa dinâmica é perfeita para desenvolver o equilíbrio dos mais novos. Deve-se dividir os participantes em fileiras uma ao lado da outra, onde o objetivo é que cada criança ande pelo percurso determinado, segurando uma colher na boca com um ovo cozido. Ganha o desafio quem chegar primeiro ao final do caminho, sem deixar o ovo cair. 

4) Morto-vivo 

Que tal uma brincadeira que teste a concentração e agilidade dos pequeninos? Para essa brincadeira, deve-se escolher um líder que dará as instruções para os outros jogadores. 

Quando o líder disser “morto”, todos devem agachar; quando o líder disser “vivo”, devem levantar. A velocidade e a sequência dos comandos são o que vão determinar o grau de dificuldade e a dinâmica da atividade!  

5) Batata quente 

Está afim de esquentar o clima da festa? Brincar de batata quente é uma boa pedida. Os participantes se sentam e formam uma roda no chão, onde vão cantar “batata quente, quente, quente, quente…” continuamente, enquanto passam uma bola de mão em mão. 

Uma criança é escolhida para ficar levantada e de costas para a roda, a qual será responsável por gritar "queimou" no momento que quiser. Sai da recreação quem estiver com a bola na mão quando gritarem “queimou”.

6) Mímica 

Essa é uma das brincadeiras para festa infantil que ajuda a aflorar a criatividade. Peça aos convidados que escrevam nomes em papéis, podendo ser de filmes, personagens, objetos, lugares, etc. Sorteie um papelzinho e um participante para começar a atividade. 

Leia também:
+ Aprender e brincar: 10 jogos de lógica para a criançada

A criança deve representar somente através de gestos, sem utilizar palavras, aquilo que está escrito, para que as outras adivinhem. A criança que conseguir acertar o que o amiguinho está representando será a próxima a fazer a mímica. 

7) Corre Cotia 

Esse jogo é um clássico e uma ótima opção de brincadeiras para festa infantil! As crianças devem se sentar no chão formando uma roda, enquanto uma delas é sorteada para ficar do lado de fora do círculo. 

O restante canta “Corre Cotia'' e a criança selecionada corre em volta da roda com um lenço na mão. Quando a canção termina, ela coloca o lenço atrás de um dos amiguinhos sentados. 

Quem recebe o objeto deve levantar-se e correr atrás da criança que o deixou: se conseguir pegá-la, a outra criança sai da brincadeira. Caso contrário, para se salvar, o participante que estava fora da roda deve ser veloz o bastante para dar a volta no círculo e sentar-se no lugar que era da outra criança.

8) Telefone sem fio 

Essa dinâmica garante boas risadas e muita confusão. Os participantes devem se sentar em círculo, e a brincadeira começa quando alguém escolhe uma palavra ou frase para cochichar no ouvido da outra. 

A palavra/frase vai passando de criança para criança; o objetivo do jogo é verificar se a palavra/frase que chegou na última pessoa é a mesma do começo do jogo ou se ao longo do caminho ela foi sendo distorcida.

9) Caça ao tesouro 

Para essa brincadeira, um objeto deve ser escondido no local da festa, e ganha a caça ao tesouro quem conseguir achá-lo. Para dar mais dinâmica à brincadeira, algumas dicas podem ser elaboradas a respeito do local onde está o tesouro escondido. 

Leia também:
+ Como fazer uma caça ao tesouro?

10) Corrida de sacos 

Quer uma brincadeira para agitar bastante sua festa infantil? Corrida de sacos é uma ótima escolha! Os participantes devem ser divididos em times enfileirados um ao lado do outro. Vence a brincadeira o time que ganhar a corrida! O grande detalhe é: a corrida deve ser feita com as pernas e pés enfiados em um saco, o que deixa a brincadeira mais desafiadora.

11) Elefantinho da música 

Essa dinâmica trabalha com o processo de memorização dos pequenos. Uma criança é selecionada para ficar de costas às outras e gritar “elefantinho da música” e na sequência os demais devem responder “que palavra?”. 

Quem for o selecionado grita uma palavra e vira-se para o grupo: quem souber cantar uma música que tenha na letra a palavra escolhida, estará livre; enquanto que quem não souber ou não se lembrar, torna-se o alvo a ser pego.

12) Quem sou eu 

Outra opção muito legal de brincadeiras para festa infantil! Funciona da seguinte maneira: devem ser escritos nomes de personagens famosos em pedaços de papéis, os quais serão colados com uma fita na testa de cada criança e representarão quem elas serão. 

O objetivo da dinâmica é que, uma de cada vez, cada criança vá acertando qual personagem ela é, com base em dicas que os outros participantes vão fornecendo ao longo da brincadeira. 

13) Dança das cadeiras 

Separa-se uma quantidade de cadeiras menor que o número de participantes da brincadeira e toca-se uma música animada. Toda vez que a música for pausada, todo mundo deve tentar se sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sentar sai do jogo, e a brincadeira continua até que reste apenas uma pessoa, o vencedor!  

14) Centopeia e Gavião 

Dinâmica ideal para promover o trabalho em equipe. Primeiro, deve-se selecionar um participante para ser o gavião, enquanto os demais devem  formar em fileira uma centopeia (é importante que cada criança esteja com as mãos na cintura de quem estiver na frente). 

Feito isso, o gavião deve escolher qual “parte da centopeia” ele deseja devorar. O objetivo da brincadeira é que os participantes protejam a criança que o gavião quer pegar sem que a centopeia seja desmanchada, o que irá exigir agilidade e muito trabalho em equipe por parte de todos os membros.

15) Esconde-esconde 

E é claro que ao final de nossa lista não poderia ficar de fora esse clássico. Para brincar, basta que uma criança seja selecionada para ser o pegador, sendo que o objetivo dela é achar os demais participantes que estarão escondidos no local da festa. Vence a brincadeira a última criança a ser achada.

E agora? Qual brincadeira brincar? 

Quais dessas brincadeiras você vai escolher para trazer mais diversão e entretenimento na festinha? É bom relembrar que tanto crianças como adultos podem aproveitar todas as dinâmicas listadas. Não precisa ficar acanhado, escolha uma ideia e bora agitar os convidados.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54