Quem nunca participou de uma caça ao tesouro, não é? Seja com a temática de ovos de Páscoa, para o Dia das Crianças ou em gincanas escolares. Esse tipo de atividade se popularizou recentemente, mas é provável que até os mais velhos já organizaram brincadeiras desse tipo e se deixaram contagiar pela adrenalina.
A caça ao tesouro pode ser encarada como um desafio para os pequenos, afinal, desperta o espírito competitivo neles. Além disso, há estímulo à imaginação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Porém, para que a recreação seja efetiva, é necessário dar uma atenção especial ao planejamento dela.
O que não pode faltar na caça ao tesouro?
Antes de preparar a lista de materiais para a caça ao tesouro, não deixe de conferir os principais tópicos que devem estar presentes no passatempo.
Decoração para o ambiente: se a temática for Páscoa, não deixe de colocar coelhinhos e cenouras espalhadas; caso seja para o Halloween, abóboras e docinhos azedos fazem sucesso.
Faça o convite: elabore uma narrativa para incentivar ainda mais a caça ao tesouro. Neste momento, vale tudo: escrever uma carta, criar um QR Code ou deixar um recadinho surpresa.
Charadas espalhadas: seja criativo na hora de criar as pistas! Elas podem aparecer em formato de caça-palavras, perguntas sobre temas que os pequenos mais gostam, quebra-cabeças e até desafios que envolvam dancinhas ou imitações.
O final merece um prêmio: todos procuram pelo tesouro, então ele não pode faltar. Caso tenha dúvidas na hora de escolher o mimo da vitória, oriente-se a partir do contexto da atividade.
Como preparar uma caça ao tesouro
1) Defina o local
Mesmo dentro de casa dá para montar um espaço apropriado para a recreação, basta ter criatividade e saber como usar cada canto da residência. Esconda bem o prêmio e dificulte as pistas, caso o lugar não seja tão grande. Lembre-se que a brincadeira pode ser desenvolvida em espaços públicos, desde que haja supervisão de um responsável pelas crianças.
2) Complemente as pistas com um mapa
Tanto impresso quanto desenhado, o mapa dá a sensação realista de caça ao tesouro. Uma dica é fazer com que os pequenos vão completando um quebra-cabeça, o qual resultará num mapa com as direções a serem seguidas.
3) Tempo de duração
Para incentivar mais a turminha, determine um tempo máximo para que o passatempo dure. Dessa maneira, ninguém fica cansado e todos continuam atentos à procura.
As normas devem estar presentes para que a caça ao tesouro dê certo e não desande. Não deixe de revisar as regras e confirmar se elas fazem sentido para os participantes, além de serem capazes de conduzir o desafio como ele deve ser.
5) Garanta a diversão
O início costuma ser o momento de maior empolgação, então não deixe de inspirar a criançada na caçada. Usar músicas durante o trajeto ou inserir mais desafios para chegar ao prêmio final são formas de movimentar mais ainda o pessoal.
Improvise a caça ao tesouro!
Se o tempo estiver corrido e a caça ao tesouro precisar ser elaborada às pressas, na internet você encontra vários modelos de charadas prontas, as quais podem ser impressas e adaptadas à ideia.
Considere essa opção para ocasiões distintas, desde festinhas de aniversário até os feriados prolongados com a família. Quanto mais gente, melhor! O importante é garantir o entretenimento de todos, até mesmo dos mais velhos que ficam curiosos com o desenrolar da recreação.