Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

11 dicas infalíveis para estudar para o Enem

por Isabela Giordan em 09/05/19 660 visualizações

Se você já fez a sua inscrição para o Enem, também conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio, então, é sinal de que já começou a contagem regressiva para a prova!


E não se sinta sozinho, você não é o único que está perdido e não sabe muito bem como começar a estudar para o "maior" vestibular do Brasil. Por isso, a Revista Quero consultou Diogo D’Ippolito, professor e tutor no Colégio e Curso pH, para montar uma lista com 11 dicas infalíveis para que você possa encontrar o seu ritmos nos estudos e estar "tinindo" no dia da prova. 

Ficou curioso? Então, confira as dicas e comece a estudar já:

1 - Crie uma rotina diária de estudos

É preciso desenvolver o hábito do estudo, ou seja, chegou a hora de se concentrar nos estudos. Para isso, Diogo indica que o estudante organize qual será a matéria abordada em cada dia da semana e crie uma tabela para que seja mais fácil seguir o cronograma à risca. 

"Deixe sempre visível, no seu espaço de estudos, o que você tem para fazer em cada dia. Isso lhe permitirá saber, ao final do dia, se você cumpriu com todas as tarefas estipuladas", aconselha.

2 - Comece pelo mais difícil

Para que o seu dia de estudos seja mais produtivo, comece pelas matérias que exigem mais de você. Assim, tendo mais disposição, será mais fácil começar a entender as dificuldades. Aqueles assuntos que você considera mais tranquilos, deixe para o fim do período.


3 - Não é errado errar

Muitos estudantes acreditam que errar é sinal de fracasso, mas isso não é verdade. "Os alunos precisam entender que o erro é uma possibilidade de acerto no futuro. Fazer um exercício e não o acertar é natural. Fazer um exercício, não o acertar e deixar por isso mesmo é um problema", explica Diogo. 

Por isso, quando errar, não se julgue! Ao invés disso, busque pela resposta correta e, para isso, vale de tudo: consultar a apostila, pesquisar no Google, buscar o conteúdo no YouTube. 

Uma dica do professor é ter um "caderninho de erros" para anotar tudo que o você se confundiu em determinadas matérias. No futuro, essas anotações poderão ser uma ótima forma de revisão. 

4 - Estude, mas também descanse

"É preferível que se tenha períodos menores de estudo com curtos intervalos entre eles a ter um longo período de estudo sem nenhum tipo de pausa. O descanso, quando bem administrado, deixa de ser 'perda de tempo' e passa a ser ganho de concentração no momento do estudo", reforça o professor.

Ou seja, "sinta" o quanto cada tópico necessita da sua atenção e busque estudar por, mais ou menos, duas horas e tire quinze minutos de descanso. Assim, você terá um ótimo tempo útil de estudos e também uma pausa para o seu cérebro.


5 - Descanse quando seu corpo pedir

Não adianta ficar forçando a leitura quando você já está muito cansado. Isso só tornará a lição ainda mais difícil de aprender, o que te deixará frustrado. Por isso, quando seu corpo e cabeça pedir, descanse.

6 - Simule provas antigas

Tente recriar o ambiente de aplicação do Enem ou de outros vestibulares em casa. Simule o tempo total da prova, em um ambiente silencioso e utilizando apenas os mesmos materiais permitidos na prova (uma caneta preta, água e alimentos, por exemplo).

7- Melhore seu tempo de prova

Para melhorar o seu tempo de prova, a melhor opção é tentar ser rígido nas suas simulações de prova. Ou seja, faça o teste apenas no tempo determinado. Caso você falhe, comece novamente e com uma estratégia diferente da última. 

"No Enem, por exemplo, garanta logo as questões mais fáceis. O sistema de TRI – Teoria de Resposta ao Item – pode prejudicar o aluno que deixa questões mais fáceis em branco por falta de tempo", indica Diogo.

8 - Analise seu resultado

Se você está estudando sozinho, essa dica é muito válida: crie uma tabela para anotar os seus resultados em cada matéria, assim, ao fim de cada mês, você pode ver quais foram os avanços e no que você precisa focar os seus estudos.

9 - Foco na redação

A redação sempre tem um peso importante em avaliações, seja no Enem ou em qualquer outro vestibular. Por isso, aprenda a importância de cada parte da estrutura do texto, assim você entenderá como melhor construir a sua redação. 


10 - Dicas para melhorar a redação

  • A redação é um processo contínuo. Escreva, corrija, analise seus erros e reescreva: repita esse caminho para criar segurança e melhorar seu desempenho;
  • Crie um texto autoral, ou seja, que você possa chamar de seu. Uma redação com referências próprias - e não 'copia e cola' - chama a atenção do avaliador”.
  • Lembre de utilizar referências interdisciplinares para o texto: literatura, cinema, música, sociologia...
  • valor à sua bagagem cultural: não esqueça que até a sua série favorita da Netflix pode servir como uma referência interessante se bem articulada ao texto. O importante nesse ponto é criar relações, mostrar que consegue refletir sobre tudo que lê/assiste/ouve.

Veja também: Veja o rascunho de duas redações nota 1000
72 séries e filmes para estudar História

11 - Tenha tempo para você

Apesar de este ser o seu ano de focar no vestibular, não esqueça que você tem uma vida social e deve ter momentos de lazer. Ter um atividade-extra auxilia sua mente a estar mais "leve" durante os momentos de estudo.

Gostou das dicas? Então #partiu estudos e boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54