11 dicas infalíveis para estudar para o Enem
Começou a contagem regressiva para o Enem! Se você ainda não sabe como se organizar, veja as dicas de Diogo D’Ippolito, professor e tutor no Colégio e Curso pH
Se você já fez a sua inscrição para o Enem, também conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio, então, é sinal de que já começou a contagem regressiva para a prova!
Baixe: Plano de estudo grátis para o Enem
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
E não se sinta sozinho, você não é o único que está perdido e não sabe muito bem como começar a estudar para o “maior” vestibular do Brasil. Por isso, a Revista Quero consultou Diogo D’Ippolito, professor e tutor no Colégio e Curso pH, para montar uma lista com 11 dicas infalíveis para que você possa encontrar o seu ritmos nos estudos e estar “tinindo” no dia da prova.
Baixar plano de estudo gratuito
1 – Crie uma rotina diária de estudos
É preciso desenvolver o hábito do estudo, ou seja, chegou a hora de se concentrar nos estudos. Para isso, Diogo indica que o estudante organize qual será a matéria abordada em cada dia da semana e crie uma tabela para que seja mais fácil seguir o cronograma à risca.
“Deixe sempre visível, no seu espaço de estudos, o que você tem para fazer em cada dia. Isso lhe permitirá saber, ao final do dia, se você cumpriu com todas as tarefas estipuladas”, aconselha.
2 – Comece pelo mais difícil
Para que o seu dia de estudos seja mais produtivo, comece pelas matérias que exigem mais de você. Assim, tendo mais disposição, será mais fácil começar a entender as dificuldades. Aqueles assuntos que você considera mais tranquilos, deixe para o fim do período.
3 – Não é errado errar
Muitos estudantes acreditam que errar é sinal de fracasso, mas isso não é verdade. “Os alunos precisam entender que o erro é uma possibilidade de acerto no futuro. Fazer um exercício e não o acertar é natural. Fazer um exercício, não o acertar e deixar por isso mesmo é um problema”, explica Diogo.
Por isso, quando errar, não se julgue! Ao invés disso, busque pela resposta correta e, para isso, vale de tudo: consultar a apostila, pesquisar no Google, buscar o conteúdo no YouTube.
Uma dica do professor é ter um “caderninho de erros” para anotar tudo que o você se confundiu em determinadas matérias. No futuro, essas anotações poderão ser uma ótima forma de revisão.
4 – Estude, mas também descanse
“É preferível que se tenha períodos menores de estudo com curtos intervalos entre eles a ter um longo período de estudo sem nenhum tipo de pausa. O descanso, quando bem administrado, deixa de ser ‘perda de tempo’ e passa a ser ganho de concentração no momento do estudo”, reforça o professor.
Ou seja, “sinta” o quanto cada tópico necessita da sua atenção e busque estudar por, mais ou menos, duas horas e tire quinze minutos de descanso. Assim, você terá um ótimo tempo útil de estudos e também uma pausa para o seu cérebro.
5 – Descanse quando seu corpo pedir
Não adianta ficar forçando a leitura quando você já está muito cansado. Isso só tornará a lição ainda mais difícil de aprender, o que te deixará frustrado. Por isso, quando seu corpo e cabeça pedir, descanse.
6 – Simule provas antigas
Tente recriar o ambiente de aplicação do Enem ou de outros vestibulares em casa. Simule o tempo total da prova, em um ambiente silencioso e utilizando apenas os mesmos materiais permitidos na prova (uma caneta preta, água e alimentos, por exemplo).
7- Melhore seu tempo de prova
Para melhorar o seu tempo de prova, a melhor opção é tentar ser rígido nas suas simulações de prova. Ou seja, faça o teste apenas no tempo determinado. Caso você falhe, comece novamente e com uma estratégia diferente da última.
“No Enem, por exemplo, garanta logo as questões mais fáceis. O sistema de TRI – Teoria de Resposta ao Item – pode prejudicar o aluno que deixa questões mais fáceis em branco por falta de tempo”, indica Diogo.
8 – Analise seu resultado
Se você está estudando sozinho, essa dica é muito válida: crie uma tabela para anotar os seus resultados em cada matéria, assim, ao fim de cada mês, você pode ver quais foram os avanços e no que você precisa focar os seus estudos.
9 – Foco na redação
A redação sempre tem um peso importante em avaliações, seja no Enem ou em qualquer outro vestibular. Por isso, aprenda a importância de cada parte da estrutura do texto, assim você entenderá como melhor construir a sua redação.
10 – Dicas para melhorar a redação
- A redação é um processo contínuo. Escreva, corrija, analise seus erros e reescreva: repita esse caminho para criar segurança e melhorar seu desempenho;
- Crie um texto autoral, ou seja, que você possa chamar de seu. Uma redação com referências próprias – e não ‘copia e cola’ – chama a atenção do avaliador”.
- Lembre de utilizar referências interdisciplinares para o texto: literatura, cinema, música, sociologia…
- Dê valor à sua bagagem cultural: não esqueça que até a sua série favorita da Netflix pode servir como uma referência interessante se bem articulada ao texto. O importante nesse ponto é criar relações, mostrar que consegue refletir sobre tudo que lê/assiste/ouve.
Veja também: Veja o rascunho de duas redações nota 1000
72 séries e filmes para estudar História
11 – Tenha tempo para você
Apesar de este ser o seu ano de focar no vestibular, não esqueça que você tem uma vida social e deve ter momentos de lazer. Ter um atividade-extra auxilia sua mente a estar mais “leve” durante os momentos de estudo.
Plano de estudo grátis para o Enem
Se você vai fazer o Enem esse ano, é importante se preparar para a prova. Pensando em te ajudar, a Quero Bolsa lançou um plano de estudo 100% gratuito para o Enem. Ele oferece, além da indicação de que matéria estudar em cada dia, resumos, videoaulas e exercícios com resolução. Baixe já: