
Existe pós-graduação de graça? Entenda e veja onde fazer!
Isabella Baliana | 27/03/25Afinal, existe pós-graduação gratuita? Conheça as universidades e plataformas que oferecem cursos sem custo ou com descontos significativos.
Se você tem interesse pela área da pesquisa acadêmica e científica ou se pretende seguir pela docência, muito provavelmente já ouviu falar sobre o mestrado. Essa pós-graduação stricto sensu é uma ótima opção para o futuro profissional nessa área.
O mestrado tem, em média, dois anos de duração e é dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. O primeiro forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho. Nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área do conhecimento.
Independentemente do tipo, o aluno precisa de muita disciplina para organizar seus estudos, pesquisas e, ao final do programa, entregar sua dissertação – fruto da análise das hipóteses sobre certo tema observadas ao longo do curso. Para isso, nada como contar com a tecnologia disponível, não é?
Leia também:
+ Como é fazer um mestrado?
+ Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
Por isso, a Revista Quero separou 15 opções de ferramentas essenciais para o estudante que está realizando o mestrado e precisa de uma mãozinha para manter tudo em ordem. Confira abaixo:
Essa é uma ferramenta oferecida pelo Google e é uma excelente alternativa para quem está em busca de artigos e textos acadêmicos sobre determinado assunto.
Desde 2006 é possível encontrar trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados na língua portuguesa ou estrangeira por lá. É uma ótima alternativa para quem está escrevendo sua dissertação e precisa encontrar conteúdo qualificado de forma segura e rápida.
O Trello é uma excelente ferramenta para quem está preocupado com a organização de suas responsabilidades e atividades de pesquisa. É uma ótima ferramente para conseguir definir, de forma ordenada, tudo o que é necessário fazer, definir prioridades e dividir em grupos.
Isso porque o Trello funciona como um grande mural em que você pode inserir todas as suas atividades, organizá-las da melhor maneira possível, etiquetá-las de acordo com cada status, dividir tarefas e, enfim, manter o seu trabalho de uma forma muito mais organizada. É possível também atrelar as atividades ao Evernote e ao Google Drive.
Essa é outra ferramenta para quem está procurando a melhor forma de se manter organizado nos estudos. O aplicativo traz a possibilidade de criar tarefas, além de permitir que os usuários sincronizem seus dispositivos para acessar os dados armazenados de qualquer local.
O Scribd é voltado para quem está em busca de conteúdo para seus estudos. Isso porque reúne milhares de livros digitais, sobre diversos temas e escritos em diferentes idiomas. O aplicativo também permite que o estudante selecione seus artigos favoritos e crie sua própria biblioteca – a qual pode ser acessada de qualquer dispositivo.
Essa é uma plataforma que permite ao estudante alugar livros didáticos por um período determinado e pagando menos do que se comprasse um exemplar. Como o aluno do mestrado necessita de muitos livros, essa é uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas não quer correr o risco de faltar algum detalhe em sua pesquisa.
Essa ferramenta traz um ótimo corretor de textos, principalmente para documentos escritos em inglês. Desse modo, o estudante se sentirá mais confiante e aprenderá a escrever melhor. Isso porque o app traz, inclusive, regras de pontuação e correção de palavras em contextos equivocados, dando maior fluidez ao texto.
Um diferencial desta plataforma é que você pode receber dicas e informativos semanalmente sobre seus principais erros de escrita e vocabulário e, assim, identificar onde estão suas falhas.
Para realizar um trabalho tão sério e rígido como uma dissertação de mestrado, é necessário que o estudante tenha clareza dos significados das palavras escritas em inglês – isso para traduzir outras obras ou para escrever em sua pesquisa.
O Oxford Dictionary, que também possui versão para smartphone, é uma ótima ferramenta para quem está procurando por uma fonte confiável para isso. Ainda, ele possui diversos recursos, como a pronúncia das palavras e as variantes britânicas e americanas.
O Feed.ly é direcionado para quem deseja ficar por dentro das notícias da atualidade, pois, com ele, é possível programar sites favoritos e áreas de interesse do usuário. Dessa forma, o aplicativo avisa sempre que houver uma notícia relacionada ao que foi escolhido, selecionando os links e criando lembretes específicos.
Essa ferramenta é uma mão na roda para que os estudantes consigam abrir com facilidade seus arquivos. Isso porque o Snap2PDF converte qualquer tipo de texto para PDF, que é um formato muito comum e bastante aceito pela maioria dos smartphones.
Tanto o Dropbox, quanto o Google Drive são ferramentas de armazenamento em nuvem de arquivos, textos e imagens. Acessando pela conta do usuário, aquilo que está armazenado pode ser acessado de qualquer dispositivo, seja de um computador, ou de um smartphone. A versão paga possui um maior armazenamento do que a gratuita (porém, essa última já é bastante suficiente para armazenar o que você precisa).
O Google Docs (ou Documents) oferece a possibilidade ao usuário de criar e editar arquivos em ferramentas semelhantes ao Microsoft Office, de forma gratuita. É possível montar apresentações em slides, criar arquivos de texto e, até mesmo, planilhas. É uma ótima alternativa que, ainda, pode ser acessada de qualquer dispositivo pelo usuário.
12. Fleksy
O Fleksy é um teclado muito, muito rápido mesmo. Ele traz comandos por gestos, por exemplo, o que acelera bastante a digitação do trabalho. É claro que, antes de começar a utilizá-lo com certeza, é necessário treinar bastante – ainda mais para não ter nenhum problema digitando algum trabalho acadêmico ou então, sua dissertação.
O teclado também traz um dicionário que salva as palavras, progressivamente, conforme elas forem sendo usadas, entre outros recursos.
O MK Explorer é um gerenciador de arquivos leve, simples, fácil de usar e sem
propagandas, mesmo em sua versão gratuita. Entre seus recursos, é possível utilizar a “janela dupla”, o que é bastante útil para transferir ou copiar arquivos de pastas diferentes.
Com essa ferramenta é possível acessar todas as pastas e arquivos do seu smartphone Android, mesmo os ocultos, e é uma ótima alternativa para manusear seus arquivos acadêmicos.
Esse aplicativo serve como um scanner de bolso que pode ser utilizado em seu smartphone. Ele possui algumas funções pré-definidas, como documentos, folhas comuns, quadro, fotos e anotações. Basta mirar para o que se quer gravar e capturar a imagem com a câmera do dispositivo. Também é possível recortar a imagem e editar sua luminosidade.
Essa ferramenta é ideal para quem não quer marcar bobeira e utilizar em seu trabalho uma citação ou referência que já foi divulgado em outro lugar anteriormente. Basta apenas digitar o que quer buscar no campo de busca e ele indica em porcentagem a coincidência entre os termos encontrados na internet.