Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

15 ferramentas essenciais para quem faz mestrado

por Caroline Sassatelli em 09/10/19

Se você tem interesse pela área da pesquisa acadêmica e científica ou se pretende seguir pela docência, muito provavelmente já ouviu falar sobre o mestrado. Essa pós-graduação stricto sensu é uma ótima opção para o futuro profissional nessa área. 

O mestrado tem, em média, dois anos de duração e é dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. O primeiro forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho. Nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área do conhecimento.

estudante com roupa de formanda e diploma
15 ferramentas essenciais para quem faz mestrado

Independentemente do tipo, o aluno precisa de muita disciplina para organizar seus estudos, pesquisas e, ao final do programa, entregar sua dissertação - fruto da análise das hipóteses sobre certo tema observadas ao longo do curso.  Para isso, nada como contar com a tecnologia disponível, não é?

Leia também:
Como é fazer um mestrado?
Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?

Por isso, a Revista Quero separou 15 opções de ferramentas essenciais para o estudante que está realizando o mestrado e precisa de uma mãozinha para manter tudo em ordem. Confira abaixo:

1. Google Acadêmico

Essa é uma ferramenta oferecida pelo Google e é uma excelente alternativa para quem está em busca de artigos e textos acadêmicos sobre determinado assunto.

Desde 2006 é possível encontrar trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados na língua portuguesa ou estrangeira por lá. É uma ótima alternativa para quem está escrevendo sua dissertação e precisa encontrar conteúdo qualificado de forma segura e rápida. 

2. Trello

O Trello é uma excelente ferramenta para quem está preocupado com a organização de suas responsabilidades e atividades de pesquisa. É uma ótima ferramente para conseguir definir, de forma ordenada, tudo o que é necessário fazer, definir prioridades e dividir em grupos.

Isso porque o Trello funciona como um grande mural em que você pode inserir todas as suas atividades, organizá-las da melhor maneira possível, etiquetá-las de acordo com cada status, dividir tarefas e, enfim, manter o seu trabalho de uma forma muito mais organizada. É possível também atrelar as atividades ao Evernote e ao Google Drive.

3. Any.do

Essa é outra ferramenta para quem está procurando a melhor forma de se manter organizado nos estudos. O aplicativo traz a possibilidade de criar tarefas, além de permitir que os usuários sincronizem seus dispositivos para acessar os dados armazenados de qualquer local. 

4. Scribd

O Scribd é voltado para quem está em busca de conteúdo para seus estudos. Isso porque reúne milhares de livros digitais, sobre diversos temas e escritos em diferentes idiomas. O aplicativo também permite que o estudante selecione seus artigos favoritos e crie sua própria biblioteca - a qual pode ser acessada de qualquer dispositivo. 

5. Chegg

Essa é uma plataforma que permite ao estudante alugar livros didáticos por um período determinado e pagando menos do que se comprasse um exemplar. Como o aluno do mestrado necessita de muitos livros, essa é uma boa alternativa para quem deseja economizar, mas não quer correr o risco de faltar algum detalhe em sua pesquisa.

6. Grammarly

Essa ferramenta traz um ótimo corretor de textos, principalmente para documentos escritos em inglês. Desse modo, o estudante se sentirá mais confiante e aprenderá a escrever melhor. Isso porque o app traz, inclusive, regras de pontuação e correção de palavras em contextos equivocados, dando maior fluidez ao texto. 

Um diferencial desta plataforma é que você pode receber dicas e informativos semanalmente sobre seus principais erros de escrita e vocabulário e, assim, identificar onde estão suas falhas. 

7. The Oxford Dictionary 

Para realizar um trabalho tão sério e rígido como uma dissertação de mestrado, é necessário que o estudante tenha clareza dos significados das palavras escritas em inglês - isso para traduzir outras obras ou para escrever em sua pesquisa.

O Oxford Dictionary, que também possui versão para smartphone, é uma ótima ferramenta para quem está procurando por uma fonte confiável para isso. Ainda, ele possui diversos recursos, como a pronúncia das palavras e as variantes britânicas e americanas.

8. Feed.Ly

O Feed.ly é direcionado para quem deseja ficar por dentro das notícias da atualidade, pois, com ele, é possível programar sites favoritos e áreas de interesse do usuário. Dessa forma, o aplicativo avisa sempre que houver uma notícia relacionada ao que foi escolhido, selecionando os links e criando lembretes específicos.

9. Snap2PDF

Essa ferramenta é uma mão na roda para que os estudantes consigam abrir com facilidade seus arquivos. Isso porque o Snap2PDF converte qualquer tipo de texto para PDF, que é um formato muito comum e bastante aceito pela maioria dos smartphones. 

10. Dropbox/ Google Drive

Tanto o Dropbox, quanto o Google Drive são ferramentas de armazenamento em nuvem de arquivos, textos e imagens. Acessando pela conta do usuário, aquilo que está armazenado pode ser acessado de qualquer dispositivo, seja de um computador, ou de um smartphone. A versão paga possui um maior armazenamento do que a gratuita (porém, essa última já é bastante suficiente para armazenar o que você precisa). 

11. Google Docs

O Google Docs (ou Documents) oferece a possibilidade ao usuário de criar e editar arquivos em ferramentas semelhantes ao Microsoft Office, de forma gratuita. É possível montar apresentações em slides, criar arquivos de texto e, até mesmo, planilhas. É uma ótima alternativa que, ainda, pode ser acessada de qualquer dispositivo pelo usuário. 

12. Fleksy

O Fleksy é um teclado muito, muito rápido mesmo. Ele traz comandos por gestos, por exemplo, o que acelera bastante a digitação do trabalho. É claro que, antes de começar a utilizá-lo com certeza, é necessário treinar bastante - ainda mais para não ter nenhum problema digitando algum trabalho acadêmico ou então, sua dissertação. 

O teclado também traz um dicionário que salva as palavras, progressivamente, conforme elas forem sendo usadas, entre outros recursos. 

13. MK Explorer 

O MK Explorer é um gerenciador de arquivos leve, simples, fácil de usar e sem
propagandas, mesmo em sua versão gratuita. Entre seus recursos, é possível utilizar a "janela dupla", o que é bastante útil para transferir ou copiar arquivos de pastas diferentes.

Com essa ferramenta é possível acessar todas as pastas e arquivos do seu smartphone Android, mesmo os ocultos, e é uma ótima alternativa para manusear seus arquivos acadêmicos. 

14. Office Lens

Esse aplicativo serve como um scanner de bolso que pode ser utilizado em seu smartphone. Ele possui algumas funções pré-definidas, como documentos, folhas comuns, quadro, fotos e anotações. Basta mirar para o que se quer gravar e capturar a imagem com a câmera do dispositivo. Também é possível recortar a imagem e editar sua luminosidade. 

15. Plagium.com

Essa ferramenta é ideal para quem não quer marcar bobeira e utilizar em seu trabalho uma citação ou referência que já foi divulgado em outro lugar anteriormente. Basta apenas digitar o que quer buscar no campo de busca e ele indica em porcentagem a coincidência entre os termos encontrados na internet.

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54