Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Curiosidades

1º de maio é feriado? Entenda e veja o que abre na data

Confira a origem e significado do feriado de 1º de maio e o que estará aberto na data

O dia 1º de maio, comemorado como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, é feriado nacional no Brasil. Essa data foi instituída como feriado no país pelo presidente Artur Bernardes em 1924, por meio de um decreto.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Em 2025, o 1º de maio cai numa quinta-feira, o que o transforma em um dos feriados prolongados do ano, já que muitos profissionais conseguem emendar a sexta-feira, 2 de maio, formando um longo final de semana.

A seguir, entenda melhor a origem e o significado dessa data, além de saber o que abre e o que fecha no feriado do dia 1º de maio!

Trabalhador em sua mesa de trabalho no escritório olhando para cima em dúvida e pensando se 1º de maio é feriado nacional

Saiba mais: Feriados nacionais 2025: veja quantos são e quais emendam

+ O dia 20 de novembro é feriado? Entenda o Dia da Consciência Negra

Por que 1º de maio é feriado nacional? Entenda a origem

O 1º de maio é comemorado como o feriado do Dia do Trabalho em diversos países e sua origem remonta ao final do século XIX, período em que as condições de trabalho nas fábricas eram extremamente precárias, com jornadas de até 12 horas por dia, sem descanso adequado e com salários baixos.

Assim, nesta data em 1886, em Chicago (EUA), um grande movimento trabalhista se levantou, exigindo melhores condições de trabalho, incluindo a redução da carga horária para oito horas diárias. Esse movimento culminou em protestos que resultaram na morte de diversos trabalhadores e na prisão de seus líderes. A partir daí, o 1º de maio foi adotado como um símbolo de luta pelos direitos trabalhistas.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

O Dia do Trabalho foi oficialmente reconhecido como feriado em vários países a partir do início do século XX, sendo celebrado primeiro na França, em 1919, e depois na Rússia, em 1920. Atualmente, o Dia do Trabalho é feriado em cerca de 80 países.

No Brasil, foi o presidente Artur Bernardes quem, por meio de um decreto em 1924, oficializou o 1º de maio como feriado nacional. Essa decisão foi um reflexo das lutas trabalhistas, que, ao longo dos anos, garantiram direitos fundamentais aos trabalhadores no país.

O feriado é, portanto, uma homenagem à importância do trabalho para o desenvolvimento da sociedade e um marco na luta por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores brasileiros.

Leia também: Dia do Servidor Público é feriado? Entenda quem tem direito

+ Novembro tem 3 feriados nacionais; confira o calendário com as folgas

O que abre e o que fecha no feriado de 1º de maio?

O 1º de maio é feriado nacional no Brasil, e não ponto facultativo. Portanto, o 1º de maio é uma data em que as atividades comerciais e muitas instituições públicas e privadas ficam fechadas, com exceções para serviços essenciais como hospitais, farmácias e transporte público, que funcionam com horários reduzidos ou em regime de plantão.

Confira, de forma geral, o que abre e o que fecha no feriado de 1º de maio no país:

O que abre:

  • Supermercados: Muitos supermercados estarão abertos, mas com horário reduzido, geralmente das 8h às 12h ou 14h, dependendo da localidade.
  • Farmácias: As farmácias costumam funcionar em esquema de plantão.
  • Hospitais: Os serviços de saúde emergenciais estarão em operação, e hospitais seguem funcionando normalmente.
  • Shoppings: Os shoppings podem ter horário facultativo, mas, em geral, as praças de alimentação e cinemas estarão abertos, com horários diferenciados.
  • Transporte público: Em cidades como São Paulo, o metrô e os trens operam com oferta reduzida, mas mantêm a circulação.

O que fecha:

  • Bancos: As agências bancárias estarão fechadas no feriado, com exceção das agências que ficam em postos de atendimento, como no Aeroporto de Guarulhos, que funcionam em regime de plantão.
  • Comércio: O comércio em geral estará fechado, com exceção das lojas que possuem acordo com os sindicatos para abrir no feriado, mas com jornada reduzida.
  • Correios: Em algumas cidades, como São Paulo, as agências dos Correios não funcionam no feriado, com exceção das localizadas em aeroportos, que funcionam em horário limitado.

Saiba mais: 1º de outubro é feriado?

+ 7 de setembro é feriado ou ponto facultativo?

+ Origem do Dia dos Namorados no Brasil: é feriado?

Pensando em mudar de trabalho? Faça faculdade com bolsa de estudos!

Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui bolsas de estudo para diversos cursos com até 90% de desconto! 

O melhor é que a bolsa dura todo o curso! Não precisa comprovar renda e nem fazer Enem para conseguir. Procure pelo curso que você deseja e encontre as bolsas com os melhores descontos:

Mais de 1.000 faculdades em todo o Brasil são parceiras da Quero Bolsa! Conheça algumas e veja as bolsas que oferecem:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações