O Dia do Trabalho foi oficialmente reconhecido como feriado em vários países a partir do início do século XX, sendo celebrado primeiro na França, em 1919, e depois na Rússia, em 1920. Atualmente, o Dia do Trabalho é feriado em cerca de 80 países.
No Brasil, foi o presidente Artur Bernardes quem, por meio de um decreto em 1924, oficializou o 1º de maio como feriado nacional. Essa decisão foi um reflexo das lutas trabalhistas, que, ao longo dos anos, garantiram direitos fundamentais aos trabalhadores no país.
O feriado é, portanto, uma homenagem à importância do trabalho para o desenvolvimento da sociedade e um marco na luta por melhores condições de vida e trabalho para os trabalhadores brasileiros.
Leia também: Dia do Servidor Público é feriado? Entenda quem tem direito
+ Novembro tem 3 feriados nacionais; confira o calendário com as folgas
O que abre e o que fecha no feriado de 1º de maio?
O 1º de maio é feriado nacional no Brasil, e não ponto facultativo. Portanto, o 1º de maio é uma data em que as atividades comerciais e muitas instituições públicas e privadas ficam fechadas, com exceções para serviços essenciais como hospitais, farmácias e transporte público, que funcionam com horários reduzidos ou em regime de plantão.
Confira, de forma geral, o que abre e o que fecha no feriado de 1º de maio no país:
O que abre:
- Supermercados: Muitos supermercados estarão abertos, mas com horário reduzido, geralmente das 8h às 12h ou 14h, dependendo da localidade.
- Farmácias: As farmácias costumam funcionar em esquema de plantão.
- Hospitais: Os serviços de saúde emergenciais estarão em operação, e hospitais seguem funcionando normalmente.
- Shoppings: Os shoppings podem ter horário facultativo, mas, em geral, as praças de alimentação e cinemas estarão abertos, com horários diferenciados.
- Transporte público: Em cidades como São Paulo, o metrô e os trens operam com oferta reduzida, mas mantêm a circulação.
O que fecha:
- Bancos: As agências bancárias estarão fechadas no feriado, com exceção das agências que ficam em postos de atendimento, como no Aeroporto de Guarulhos, que funcionam em regime de plantão.
- Comércio: O comércio em geral estará fechado, com exceção das lojas que possuem acordo com os sindicatos para abrir no feriado, mas com jornada reduzida.
- Correios: Em algumas cidades, como São Paulo, as agências dos Correios não funcionam no feriado, com exceção das localizadas em aeroportos, que funcionam em horário limitado.
Saiba mais: 1º de outubro é feriado?
+ 7 de setembro é feriado ou ponto facultativo?
+ Origem do Dia dos Namorados no Brasil: é feriado?
Pensando em mudar de trabalho? Faça faculdade com bolsa de estudos!
A Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil e possui bolsas de estudo para diversos cursos com até 90% de desconto!
O melhor é que a bolsa dura todo o curso! Não precisa comprovar renda e nem fazer Enem para conseguir. Procure pelo curso que você deseja e encontre as bolsas com os melhores descontos: