Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Idiomas

22 dicas de inglês para iniciantes

por Natália Plascak Jorge em 25/02/19 2,5 mil visualizações

A trajetória de quem vive uma realidade de inglês para iniciantes pode contar com muitas pedras no caminho. Seja o fato de se sentir perdido ou até mesmo preso no mesmo lugar, sem muitos progressos.


Segundo a diretora pedagógica da escola de idiomas Red Balloon, Ruymara Almeida, “o início de qualquer processo de aprendizagem causa uma certa tensão e insegurança, pois a condição para aprender vem da constatação de que não sabemos nada ou de que queremos saber mais”.

De acordo com ela, os maiores desafios nesse estágio são:

  • Expectativa de resultados rápidos
    O aprendizado de uma língua leva tempo, então, não é razoável esperar compreender e falar bem em poucos meses.
  • Ansiedade
    Aprender uma língua implica em expor-se em um terreno desconhecido. Esse tipo de situação pode causar bastante desconforto.
  • Medo de errar
    Aprender um idioma estrangeiro envolve arriscar-se, cometer erros, mas nunca desanimar.
  • Comparação
    Por vezes, o aluno iniciante se compara com colegas, com o próprio professor ou falantes nativos e, ao perceber que tem menor domínio da língua, sente-se desmotivado.

Já para o gerente acadêmico da Cultura Inglesa, Marcelo Dalpino, um dos grandes desafios do nível iniciante de inglês é manter o contato constante com o idioma. “Para trabalhar isso, é preciso realizar todos os exercícios propostos em sala, manter uma rotina prazerosa de estudos e aliar atividades extracurriculares e divertidas ao processo de aprendizagem, sempre que possível”, ressalta.

O que é preciso ter em mente

"O aluno iniciante deve se lembrar de quanto tempo uma criança leva até produzir as primeiras palavras e frases, até realmente conseguir conversar sobre um assunto, por mais simples que seja. Guardadas as proporções, o processo do aluno iniciante será semelhante. Por alguns meses, pode parecer que não há muitos progressos, as dificuldades podem causar uma certa frustração. Mas, assim como não desistimos quando éramos crianças, podemos aprender inglês com dedicação, sem muita pressa, mantendo nossa curiosidade e prazer por aprender por meio dos desafios." Ruymara Almeida, diretora pedagógica da escola de idiomas Red Balloon.

“A primeira pergunta que deve ser feita é “qual é o meu objetivo ao aprender a língua?” e com o objetivo claro, traçar a rotina de estudos e ir mensurando os resultados por meio de atividades online e/ou ajuda de colegas de forma constante."  Marcelo Dalpino, gerente acadêmico da Cultura Inglesa. 

22 dicas de inglês para iniciantes

  1. Quanto mais cedo, melhor
    O melhor período para aprender uma língua estrangeira é entre 3 e 6 anos, pois o aprendizado acontece naturalmente. Se você perdeu essa oportunidade, fique tranquilo, você ainda poderá aprender, porém, será necessário esforçar-se mais.
  2. Peça referências a familiares e amigos
    Escolha uma escola, curso ou professor que tenha uma metodologia apropriada e resultados comprovados.
  3. Quanto mais tempo, melhor
    Evite cursos breves ou que oferecem menos de quatro horas semanais. Quanto mais tempo de aula, maiores serão suas chances de aprender.
  4. Envolva-se
    Participe ativamente e esclareça suas dúvidas durante as aulas.
  5. Dedique-se
    Aprender uma língua requer esforço, disciplina e muita dedicação.
  6. Cultive seus interesses
    Se você, por exemplo, curte esportes, música ou séries, procure informações em inglês relacionadas a essas áreas.
  7. Seja corajoso
    Ouse e arrisque-se a ajudar um estrangeiro que precisa de informações.
  8. Coloque o inglês na sua rotina
    É possível aprender de uma forma divertida e prática, por exemplo, colocar a configuração do seu celular ou tablet em inglês para já ir se acostumando com termos práticos da língua inglesa.
  9. Abuse da internet
    Pesquise sites e aplicativos onde você pode conversar com nativos, treinar a pronúncia ou testar seus conhecimentos de vocabulário ou gramática.
  10. Torne-se um cidadão do mundo
    Pesquise sobre os hábitos culturais dos países onde se fala inglês. É uma ótima maneira de aprender mais.
  11. Insista
    Aprender um idioma estrangeiro leva tempo. Lembre-se de que atualmente é necessário compreender, falar, ler e escrever em inglês. Seja perseverante e tenha paciência.
  12. Leia, leia, leia
    Revistas, notícias, blogs e até manuais de instruções. Quanto mais você lê, mais afiadas ficam suas habilidades. Tenha como objetivo aprender uma palavra nova constantemente, seja consultando dicionários que expliquem em inglês o significado da palavra ou lendo livros.
  13. Divirta-se
    Encontre prazer em estudar e mantenha viva sua curiosidade. Encare os erros e desafios com naturalidade. Procure fazer do seu processo de aprendizado algo prazeroso e curioso, com formatos de atividades que sejam agradáveis a você.
  14. Mantenha um ritmo sustentável de estudos
    Podemos ser expostos de forma consistente ao inglês por meio do contato com regularidade e propósito comunicativo, seja com atividades na sala de aula ou fora dela como apps, músicas, filmes, séries, livros, etc.
  15. Registre seus estudos e seja criativo 
    Anote expressões novas com o apoio de aplicativos (com o quizlet, por exemplo), use post-its para marcar os nomes de coisas em sua casa ou escritório. Ler os posts e reler suas anotações no app irá ajudar você a memorizar novas palavras.
  16. Crie motivos para usar inglês no seu dia a dia
    Organize um grupo de amigos que estão aprendendo Inglês, use o WhatsApp para conectar todos, foque o grupo para dicas e práticas do idioma.
  17. Pratique a escuta em inglês
    Além das atividades de listening e conversação em sala de aula, é importante complementar a prática da escuta ouvindo vídeos, podcasts e músicas em inglês, o que podem ajudar os ouvidos se adaptarem e adotarem o inglês em toda a sua variação.
  18. Dedique um tempo para estudar gramática
    A gramática ajuda a formar corretamente uma frase, por isso, é importante conhecer os tempos verbais e algumas estruturas mais usadas para que sua comunicação seja cada vez melhor.
  19. Assista a programas de TV em inglês
    Seja na internet ou na TV, acompanhar as notícias em inglês é uma ótima maneira de melhorar as habilidades de ouvir e ler o idioma. Além de manter-se informado, com os veículos de notícias, você entra em contato com a cultura dos países nativos desse idioma. É possível também desenvolver o uso do idioma para o pensamento crítico e na expressão de opiniões.
  20. Participe de atividades culturais em inglês
    Além de praticar o inglês de uma forma descontraída, atividades como coral e aulas de teatro podem desenvolver inúmeros benefícios tanto para o aprendizado do idioma quanto para postura corporal e segurança para apresentações em público.
  21. Eduque sua mente para pensar em inglês
    Busque entender as frases em inglês pelo contexto ao invés de traduzi-las rapidamente, foque nas palavras que conhece e use dicionários que expliquem em inglês o significado da palavra.
  22. Estabeleça metas para si mesmo
    Estabelecer metas é essencial para manter o caminho do aprendizado, com desafios possíveis e de acordo com sua rotina de estudos.

Fontes: Ruymara Almeida, diretora pedagógica da escola de idiomas Red Balloon, e Marcelo Dalpino, gerente acadêmico da Cultura Inglesa.

Pronto para colocar em prática todas essas dicas de inglês para iniciantes?

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54