Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

3 áreas que mais contratam freelancers no Brasil

por Patrícia Carvalho em 07/01/21

Dentre as inúmeras alterações que a pandemia do coronavírus ocasionou ao mundo, está o aumento no número de freelancers, os profissionais que atuam sem vínculo empregatício e prestam serviço de forma independente.

Veja também: Como ser freelancer no Brasil?

De acordo com um levantamento feito pela Workana, plataforma que conecta freelancers a clientes que precisam de prestações de serviços na América Latina, em 2020 mais de um milhão de novos usuários se cadastraram no site. Ou seja, um aumento de 33,8% em comparação com 2019.

O estudo também apontou quais foram as áreas com maior demanda por freelancers, em número de contratações. Ao todo, foram três. É importante destacar, porém, que a pesquisa levou em consideração apenas os usuários da própria plataforma. 

Veja também: Faculdade é essencial para ser freelancer, revela pesquisa; veja os principais cursos

profissional trabalhando em casa

Veja a seguir quais são as três áreas que mais contratam freelancers no Brasil, segundo a Workana:

Tradução

O equivalente a 37,74% das oportunidades na plataforma foram destinadas aos profissionais de tradução.

De acordo com o levantamento, trata-se de uma área em ascensão devido ao avanço da tecnologia e à integração das relações entre diferentes países. Nesse contexto, o tradutor passa a ser fundamental tanto para a escrita quanto para a comunicação oral.

Para atuar na área é necessário ter fluência no idioma nativo e em um idioma estrangeiro. Por esse motivo, é comum que as empresas optem por profissionais formados em Letras.

Veja também:
+Teste Vocacional para Letras: descubra se tem perfil para o curso
+Letras EaD: as melhores faculdades que oferecem o curso, segundo EAD Ranking
+Letras: 8 opções de cursos além das habilitações tradicionais

Design

Depois dos profissionais de Tradução, os profissionais de Design e Multimídia também estão entre os mais contratados, com 34,61% das contratações.

Uma das causas apontadas para o resultado foi a necessidade de migração para o meio digital, frente à pandemia do coronavírus. Os designers foram responsáveis, dentre outras coisas, pela identidade visual no ambiente on-line por meio da criação de logotipos, animações, anúncios e vinhetas.

Veja também: Conheça os 5 tipos de cursos de Design que existem 

Tecnologia

Em terceiro lugar no volume de contratações estão os profissionais de Tecnologia, com 15,61%.

Eles têm sido cada vez mais procurados para complementar equipes em empresas a fim de levar inovação e conhecimento. Além da formação, é importante buscar atualizações em linguagens de programação para web, aplicativo, segurança e gerenciamento de dados.

Veja também:
+10 profissões com os maiores salários na área de tecnologia
+Área de tecnologia: quais são as profissões em alta

Está à procura de um emprego?

Se uma das suas prioridades no momento é garantir uma vaga de emprego para chamar de sua, saiba que o Quero Bolsa oferece ferramentas gratuitas que podem te ajudar.

Desde Teste Vocacional, para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre a área de atuação, até modelos de currículos e um guia completo com dicas para conseguir um emprego neste ano. Para baixá-lo, clique no botão abaixo.

Guia para conseguir um emprego

O que achou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54