O 4 de julho marca a independência dos Estados Unidos e é considerado um dos feriados mais importantes do país. No Brasil, embora a data não esteja no calendário nacional, há exceções regionais. Assim, é normal muitas pessoas terem dúvida: afinal, 4 de julho é feriado? E no Brasil, se comemora o quê?
Além disso, em 2025 o Rio de Janeiro terá alterações no funcionamento da cidade por causa da Cúpula do BRICS, o que gerou mais confusão sobre a data. A seguir, confira porque o 4 de julho é tão relevante — e onde ele é ou não feriado.
O que é comemorado no dia 4 de julho nos Estados Unidos?
Nos Estados Unidos, o 4 de julho (famoso 4th of july) comemora a independência do país em relação ao domínio britânico. A data celebra a aprovação da Declaração de Independência, em 1776, um documento que marcou oficialmente o rompimento das 13 colônias com a Coroa Britânica.
Esse evento é considerado o nascimento dos Estados Unidos como nação independente. Desde então, o “Independence Day” é feriado federal e comemorado com festas, desfiles, shows pirotécnicos, discursos e reuniões em família. É uma data marcada por um forte sentimento patriótico e pela exibição de símbolos nacionais, como a bandeira e o hino.
Quem proclamou a independência dos Estados Unidos?
A Declaração de Independência foi redigida principalmente por Thomas Jefferson, com contribuições de outros membros do Comitê dos Cinco, como John Adams e Benjamin Franklin. O documento foi ratificado em 4 de julho de 1776, pelo Segundo Congresso Continental, em Filadélfia, na Pensilvânia.
Embora a guerra contra a Inglaterra ainda tenha durado alguns anos após a declaração, esse dia ficou registrado como o marco oficial do início da naçãoamericana. Por isso, até hoje, o 4 de julho é celebrado como o feriado mais importante dos EUA.
4 de julho é feriado no Brasil?
No Brasil, o 4 de julho não é feriado nacional. No entanto, algumas cidades têm feriados municipais nesta data, mas por motivos locais e que não têm relação com a independência dos Estados Unidos.
Por exemplo, em anos anteriores, municípios como Angra dos Reis (RJ), Esperantina (PI) e Ituiutaba (MG) celebraram aniversários ou datas religiosas em 4 de julho, o que pode gerar feriados locais. Nesses casos, a interrupção das atividades depende de legislação municipal específica.
Em 2025, o Rio de Janeiro terá uma exceção pontual: devido à realização da Cúpula do BRICS, marcada para o mês de julho, o governo estadual e a prefeitura decretaram ponto facultativo nas repartições públicas no dia 4 de julho.
Além disso, foi estabelecido feriado municipal no dia 7 de julho (segunda-feira). A medida visa facilitar a logística, segurança e mobilidade urbana durante o evento internacional.
Quer estudar com desconto?
Quer aprender uma nova língua para melhorar o currículo? A Quero Bolsa ajuda você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.