logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

5 personagens do folclore brasileiro que você provavelmente não conhecia

por Patrícia Carvalho em 22/08/19 2,2 mil visualizações

Atualizado em 19/04/2023

O Folclore no Brasil é comemorado no dia 22 de agosto. A data existe desde 1965, ano em que foi oficializada pelo decreto federal nº 56.747, com o objetivo de assegurar a manifestação popular e preservar elementos da cultura brasileira.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

5 personagens do folclore brasileiro que você provavelmente não conhecia

O decreto recomendou, ainda, que instituições de Ensino Básico comemorem a data e ressaltem a sua importância na cultura do país. Além do entretenimento, o folclore é uma forma de preservar a identidade cultural do país e valorizar as raízes históricas.

O folclore brasileiro é riquíssimo em diversidade e carrega influências indígenas, africanas e europeias. As manifestações folclóricas são encontradas em todas as regiões do país, cada uma com suas particularidades e histórias. 

São exemplos de folclore brasileiro a festa junina, o bumba-meu-boi, o maracatu, a capoeira, a congada, entre outras. Celebrar o Dia do Folclore é uma forma de reconhecer e valorizar a diversidade cultural do Brasil e manter viva as tradições que são passadas de geração em geração.

Se você gosta de história 

Encontre bolsas de estudo

A palavra folclore é derivada do termo folklore, em inglês, criado pelo arqueólogo William John Toms. Trata-se de uma junção das palavras folk, que significa povo, e lore, que quer dizer instrução ou sabedoria. No Brasil, a palavra é escrita com a letra 'c'.

Trata-se de um conjunto de tradições formado por lendas, costumes e manifestações artísticas de uma região.

Em homenagem ao Dia do Folclore, a Revista Quero preparou uma lista com personagens folclóricos brasileiros, inclusive os menos conhecidos, pois tratam-se de lendas regionais e muitas vezes não se popularizam em todo o País. Confira a seguir!

Veja mais: 12 filósofos brasileiros que você precisa conhecer
7 podcasts brasileiros para estudar Atualidades
Constituição brasileira: como esse tema pode cair no Enem e em outros vestibulares?

Os principais personagens do Folclore Brasileiro

Em algum momento de sua vida você com certeza deve ter se deparado com as histórias da Iara, Cuca, Mula sem cabeça, Saci-pererê ou Curupira, que são alguns dos personagens do folclore brasileiro. Esses são os mais populares e conhecidos. Veja a história de cada um deles:

Mula sem cabeça

Como o próprio nome diz, é um animal que não tem cabeça, mas sim fogo em seu pescoço. Segundo a lenda, quando uma mulher namora um padre ela se transforma no personagem.

Iara

Também conhecida também como Mãe d'água, a Iara é metade peixe e metade mulher. Segunda a lenda, ela atrai homens para os rios e os afoga. 

Saci Pererê

O Saci é um personagem que, assim como a Cuca, também se popularizou no Sítio do Picapau Amarelo. O saci é conhecido por pregar peças nas pessoas e por ser agitado.

Caipora

A caipora é uma personagem do folclore brasileiro menos conhecida. Segundo a lenda, a caipora é uma índia de baixa estatura que reside no interior da floresta e atua como protetora dos animais, sobretudo aqueles procurados pelos caçadores.

Curupira

O curupira é conhecido pelos cabelos vermelhos e por andar para trás. A função do personagem é espantar todas as pessoas que querem destruir as matas e florestas.

Veja mais: Todo Dia a Mesma Noite e outros 6 livros que viraram série
Ginny e Georgia: veja 4 questões que a série aborda

Boto cor de rosa

Muito conhecida na região norte do país, a lenda conta a história de um boto que se transforma em um homem bonito e atraente, que seduz mulheres para engravidá-las. Assim que engravidam, as mulheres são abandonadas pelo "homem" que retorna ao rio como boto.

Negrinho do pastoreio

Mais conhecido na região sul do Brasil, conta a história de um filho de escravo que foi açoitado e colocado em cima de um formigueiro por um senhor de engenho, por ter perdido um cavalo seu. Ao amanhecer, porém, o menino estava curado das marcas das chibatadas e não havia levado nenhuma picada. Uma imagem de Nossa Senhora estava ao seu lado e o cavalo também havia voltado.

Cuca

A personagem ficou conhecida no Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. A cuca é um jacaré e uma figura que assusta as crianças, de acordo com a mitologia.

Boitatá

A lenda do boitatá conta a história de uma serpente de fogo que protege as florestas de incêndios causados pelos homens. Segundo a lenda, o boitatá persegue os homens e os mata queimados.

Cobra Grande

Também conhecida como Boiuna, a lenda da Cobra Grande diz que uma enorme serpente habita os rios da Amazônia. Seus olhos brilham e aterrorizam as pessoas que a encontram.

Veja mais: Teste seus conhecimentos sobre o cinema brasileiro
Ditadura militar brasileira: teste os seus conhecimentos sobre o regime

Vitória-régia

A história da vitória-régia explica a origem da planta, natural da Amazônia. Segundo a lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua.

Comadre Fulozinha

Essa lenda é muito famosa no nordeste brasileiro e conta a história de uma menina (em algumas versões é uma mulher) que habita na Zona da Mata de Pernambuco e protege os animais e a natureza. Para ensinar uma lição àqueles que pretendem caçar os animais, ela usa cipós como chicote.

Lobisomem

Lenda muito conhecida no folclore brasileiro, o lobisomem é conhecido como uma criatura feroz que se parece a homem comum de dia e nas noites de lua cheia se transforma em lobo, como se fosse uma maldição. 

Erva-mate

Pouco conhecida, a lenda da erva-mate conta que um velho guerreiro guarani vivia triste pois a sua idade não permitia sair para as guerras. Em um desejo a um enviado do deus Tupã, fez um pedido para que lhe fosse devolvida a força. O enviado então preparou um chá de um galho de Caá, como era chamada a erva-mate. Desde então, os guerreiros indígenas passaram a tomar esse chá para adquirirem ânimo e vigor.

Personagens de folclore para baixar e colorir








Personagens do folclore em Cidade Invisível

A série brasileira Cidade Invisível, lançada pela Netflix, fez grande sucesso entre o público e é uma ótima forma de entender melhor sobre o folclore brasileiro. 

Na trama, após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas estão relacionadas com fatos do seu passado.

As criaturas que aparecem na história de Cidade Invisível são:

  • Boto-cor-de-rosa
  • Iara
  • Curupira
  • Tutu (monstro presente no folclore brasileiro que pode ser associado com o bicho-papão, que devora crianças que não dormem na hora certa. Na série, ele é companheiro da Cuca)
  • Saci-Pererê
  • Corpo-Seco (na série, corpo-seco é um espírito possessor capaz de roubar almas, ou seja, um corpo seco sem corpo)
  • Cuca
Confira: Cidade Invisível: o que você conhece sobre o folclore brasileiro e seus personagens?
Cultura Geek: conheça a história, as curiosidades e os cursos indicados para os fãs

5 personagens folclóricos que você provavelmente não conhecia


1. Vira-Roupas: é um personagem esperto e rápido que tem como passatempo incomodar aqueles que lavam roupa em áreas externas. Para isso, ele vira as roupas do avesso, mancha as roupas brancas e coloca areia no bolso das calças. A lenda é popular nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

2. Pé de Garrafa: trata-se de um homem selvagem cabeludo que possui chifres, um olho na testa, garras e um pé em formato de garrafa. Seus gritos são capazes de fazer qualquer um se perder na mata. A lenda é popular no Piauí, em Minas Gerais e em Mato Grosso.

3. Fogo Morto: popular na região sul, diz a lenda que não se deve acender fogo em uma fogueira apagada pois a prática evoca o personagem Fogo Morto pode trazer azar a quem a fizer. 

4. Queijo do Céu: a lenda do Queijo do Céu tornou-se popular em procissões na região nordeste. Trata-se de um queijo feito por anjos e que, no paraíso, só poderá ser servido aos maridos que foram fiéis às suas esposas ao longo da vida.

5. As Amazonas: popular no estado Amazonas, a lenda conta a história de uma tribo de mulheres indígenas que vivem em um lugar chamado País das Terras Verdes.

Leia mais: 5 séries para praticar o espanhol
Emily em Paris: 7 coisas que a série não te conta sobre a carreira em marketing

3 lendas do folclore brasileiro

Boto-cor-de-rosa

A lenda do boto-cor-de-rosa conta a história que em noite de lua cheia o boto sai do rio, se transforma em um homem bonito e atraente, lança seus encantos sobre uma moça da região, a engravida e depois volta pro rio. Essa lenda é muito conhecida sobretudo no norte do país, já que é um animal presente nos rios da Amazônia. 

Lobisomem

A lenda do lobisomem é muito famosa e possui várias versões. A mais famosa é sobre um homem que foi amaldiçoado e se transforma em lobo em noites de lua cheia, saindo em busca de vítimas para poder se alimentar do sangue delas, ou simplesmente matá-las. Segundo a lenda, a única forma de matar um lobisomem seria por meio de uma bala de prata ou a objetos cortantes feitos também de prata.

Saci Pererê

Uma das principais lendas do folclore brasileiro, a lenda conta a história de um menino negro e travesso, que mora na floresta e só possui uma perna. Com seu gorro vermelho, ele pula rapidamente entre a selva, aprontando travessuras e fazendo bagunça por onde passa. Em algumas versões, o menino possui olhos vermelhos e fuma um cachimbo.

Se você gosta de história e já pensou em fazer um curso ou faculdade na área, temos uma ótima notícia! A Quero Bolsa tem parceria com milhares de instituições do país e oferece bolsas de até 80% de desconto em vários cursos. Veja as ofertas abaixo:

Encontre bolsas de estudo

Leia também: 7 revoltas da história do Brasil que podem cair no Enem
Esquenta Enem: Dicas de História e Geografia

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54