Em algum momento de sua vida você com certeza deve ter se deparado com as histórias da Iara, Mula sem cabeça, Saci-pererê ou Curupira, que são alguns dos personagens do folclore brasileiro.
Nesta quinta-feira (22) comemora-se o Dia do Folclore no Brasil. A data existe desde 1965, ano em que foi oficializada pelo decreto federal nº 56.747, com o objetivo de assegurar a manifestação popular e preservar elementos da cultura brasileira.
O decreto recomendou, ainda, que instituições de Ensino Básico comemorem a data e ressaltem a sua importância na cultura do País.
A palavra folclore é derivada do termo folklore, em inglês, criado pelo arqueólogo William John Toms. Trata-se de uma junção das palavras folk, que significa povo, e lore, que quer dizer instrução ou sabedoria. No Brasil, a palavra é escrita com a letra 'c'.
Trata-se de um conjunto de tradições formado por lendas, costumes e manifestações artísticas de uma região.
Em homenagem ao Dia do Folclore, a Revista Quero preparou uma lista com personagens folclóricos menos conhecidos, pois tratam-se de lendas regionais e muitas vezes não se popularizam em todo o País.
Ficou curioso? Veja a seguir 5 personagens folclóricos que você provavelmente não conhecia:
-
Vira-Roupas
É um personagem esperto e rápido que tem como passatempo incomodar àqueles que lavam roupa em áreas externas. Para isso, ele vira as roupas do avesso, mancha as roupas brancas e coloca areia no bolso das calças. A lenda é popular nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. -
Pé de Garrafa
Trata-se de um homem selvagem cabeludo que possui chifres, um olho na testa, garras e um pé no formato de garrafa. Seus gritos são capazes de fazer qualquer um se perder na mata. A lenda é popular no Piauí, em Minas Gerais e Mato Grosso. -
Fogo Morto
Popular na região sul, diz a lenda que não se deve acender fogo em uma fogueira apagada pois a prática evoca o personagem Fogo Morto pode trazer azar a quem a fizer. -
Queijo do Céu
A lenda do Queijo do Céu tornou-se popular em procissões na região nordeste. Trata-se de um queijo feito por anjos e que, no paraíso, só poderá ser servido aos maridos que foram fieis às suas esposas ao longo da vida. -
As Amazonas
Popular no estado Amazonas, a lenda conta a história de uma tribo de mulheres indígenas que vive em um lugar chamado País das Terras Verdes.
Todos os anos, elas fazem uma festa para homenagear a Lua Cheia e produzem um amuleto chamado Muiraquitã. Além disso, elas protegem a tribo impedindo que qualquer pessoa entre.
E aí? Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários. ;)