500 anos da morte de Da Vinci: Conheça as principais obras do gênio renascentista

Além de artista, Leonardo da Vinci também foi inventor e simboliza o homem do Renascimento

Quando falamos em Leonardo da Vinci, logo lembramos do famoso quadro Mona Lisa, que atrai milhões de pessoas todos os anos para vê-lo no Museu do Louvre, na França. Mas, o artista é conhecido por muitos outros feitos. Hoje, a morte do gênio Leonardo da Vinci completa 500 anos e nesse post você conhece mais sobre suas obras!

Leonardo da Vinci nasceu em 1452 na Itália. Além de pintor, ele foi escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico. Ufa!

Da Vinci viveu durante o Renascimento, período de movimento de transição da Idade Média para a Moderna. O Renascimento foi um movimento que buscava romper com os valores da Idade Média e retomar valores clássicos da Idade Antiga. Foi um período com um série de inovações não só no campo cultural, mas científico, político, econômico e religioso.

Por ter conhecimentos em tantas áreas, Da Vinci era um faz-tudo a representação perfeita do homem renascentista, um gênio multidisciplinar com uma curiosidade incansável e uma criatividade imensa.

Da Vinci, o pintor

O gênio, que não teve educação formal, começou a estudar pintura na adolescência e logo ficou evidente todo seu talento. Conheça algumas de suas obras mais famosas:

A Mona Lisa ou A Gioconda desperta curiosidade pelo sorriso enigmático e pela técnica de esfumado e profundidade utilizada. A obra ficou mais famosa ainda quando foi roubada do Museu do Louvre em 1911, para onde foi devolvida anos depois.

A Última Ceia é uma pintura mural feita na parede do refeitório do Convento de Santa Maria Delle Grazie em Milão, na Itália. A pintura retrata a última ceia de Cristo e seus discípulos no momento exato em que Cristo revela que um de seus discípulos o irá trair.

Homem Vitruviano é um desenho em papel que representa o modelo ideal de corpo humano, com proporções perfeitas. Da Vinci tirou o conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, de arquiteto romano Marco Vitruvio.

Invenções do futuro

Leonardo foi um homem a frente do seu tempo. Além de se destacar nas artes, ele se dedicou aos estudos da anatomia humana e desenhou várias invenções avançadas demais para sua época.

Como inventor, ele foi percursor da aviação e da balística, desenvolvendo projetos como o ornitóptero, paraquedas, helicóptero, canhões, tanques de guerra e catapultas. Muitas de suas ideias ficaram somente no papel, mas se materializaram séculos depois pelas mãos de outros inventores que tiveram a mesma ideia.

Ornitóptero
O desenho do ornitóptero, uma espécie de asas para humanos (Foto: Fotolia)

Suas contribuições beneficiaram as áreas de engenharia civil, marítima e de transportes com protótipos de equipamento de mergulho, casco duplo para navios, modelo de cidade ideal e um carro que se move sem motorista.

Leonardo da Vinci faleceu aos 67 anos, em 2 de maio de 1519, há 500 anos, deixando o legado da renascença e muito mistérios em suas obras, explorados até na ficção com o livro O Código da Vinci, de Dan Brown.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações