O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Ele marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. É considerado um movimento de transição porque conservou características da Idade Média ao mesmo tempo em que procurou estabelecer novos paradigmas e romper com a tradição medieval.
Embora tenha se manifestado, sobretudo, no campo cultural, o Renascimento teve impacto sobre a política, economia, religião e mentalidade da sociedade europeia. O movimento renascentista recebeu esse nome posteriormente, em razão da valorização da Antiguidade Clássica - em especial a cultura greco-romana -, uma de suas principais características.
Dessa forma, devemos entender o Renascimento como um processo que deu início a uma nova fase da História, e não uma ruptura radical com o período anterior.
Em outras palavras, o Renascimento foi um período de revigoramento cultural e intelectual na Europa, entre os séculos XIV e XVII, marcado pelo redescobrimento e pela inspiração nas artes, ciência e filosofia da Antiguidade Clássica.
Originário da Itália, destacou-se pela valorização do humanismo, o florescimento das artes visuais (com figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo) e avanços significativos em diversos campos do conhecimento, pavimentando o caminho para a modernidade.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚