Michelangelo nasceu em 06 de março de 1475, em Caprese, região da Toscana, na Itália. Seu pai, Ludovico di Lionardo Buonarroti, tinha planos para sua carreira e o matriculou em uma escola de Gramática, em Florença, quando ele ainda tinha 7 anos.
No entanto, quando o jovem Michelangelo completou 10 anos, seu pai concordou em apoiar sua carreira, matriculando-o na oficina de um dos principais mestres de Florença, Domenico Ghilandaio, na qual Michelangelo teve a oportunidade de criar uma sólida base para o desenho, a pintura, o afresco e a escultura.
Depois de alguns anos, Michelangelo cursou a escola de Lorenzo de Médici, onde recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época. Neste período, cria relações com a elite nobre e intelectual. Médici, interessado no jovem artista, tornou-se seu mecenas, bancando-o financeiramente.
Em 1499, trabalhou na famosa escultura “Pietá”, onde o tema é a Virgem Maria segurando o filho morto. Entre 1501 e 1504, Michelangelo trabalhou na escultura de “Davi”, herói bíblico que venceu o gigante Golias.
“A figura já está na pedra, trata-se de arrancá-la para fora” é uma de suas frases mais famosas a respeito de seu trabalho como escultor.
Em 1508, o Papa Júlio II encarregou o artista de decorar a Capela Sistina, em Roma. Michelangelo exclamou: “Não sou pintor, sou escultor”. Mas seus protestos de nada valeram e, durante quatro anos, produziu 300 figuras com cenas do Velho Testamento.
Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, Michelangelo projetou a enorme cúpula da Basílica de São Pedro.
Já no fim de sua vida, se dedica principalmente à Arquitetura. Morre em 1564, aos 89 anos, em Roma.