Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

7 Mitos e verdades sobre o curso de Farmácia na Unimep

Confira mitos e verdades sobre o curso de Farmácia na Unimep e sobre essa carreira que está cada dia mais popular.

Muitas são as dúvidas sobre o curso de Farmácia e a carreira de um farmacêutico. Nesse texto, resolvi trazer alguns mitos e verdades sobre o curso na Unimep e sobre essa carreira que está cada dia mais popular.

Encontre bolsas de estudo de até 80% para Farmácia
+ Veja: Teste Vocacional de Farmácia

1. O curso de Farmácia possui muita química

Verdade. Uma das matérias mais presentes no curso é a química. Na minha grade curricular, por exemplo, tenho matérias como Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica I, Química Orgânica II, Química Analítica e Físico Química.

Foto: Ana Luisa Bettini

2. Farmacêuticos trabalham somente em farmácias

Mito. Os formados em Farmácia podem, além de trabalhar em drogarias e farmácias de manipulação, atuar na indústria cosmética, na indústria de alimentos, nas indústrias farmacêuticas e em laboratórios de análises clínicas também, lugar em que dividem espaço com os biomédicos.

3. Não terei que encarar a matemática se fizer Farmácia

Mito. O curso de Farmácia possui muita Química que, por sua vez, tem muita matemática. Além disso, para manipular fórmulas e dispensar medicamentos, por exemplo, você vai precisar fazer algumas continhas, sim.

4. Farmacêuticos ganham mal                                           

Mito. É verdade que o piso salarial do farmacêutico não é dos mais altos, entretanto o salário desse profissional pode variar muito de acordo com a sua área de atuação e seu cargo. Além disso, os farmacêuticos que trabalham em drogarias recebem, muitas vezes, comissões por venda, o que aumenta bastante a sua renda bruta no fim do mês.

5. O curso de Farmácia é difícil de entrar

Mito. Farmácia não é um dos cursos mais fáceis de entrar, mas, se comparado a cursos com alta concorrência como Medicina e Engenharia Química, a relação candidato/vaga não é tão alta assim. Pesquisei no site da Fuvest e, no vestibular 2018 da USP, por exemplo, a relação candidato/vaga para Farmácia foi de 8,77, enquanto Medicina obteve uma relação de 135,74 candidatos por vaga.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

6. O curso de Farmácia tem mais mulheres que homens

Verdade. Observando a minha sala, acredito que o curso ainda possui uma quantidade de mulheres um pouco superior ao número de homens. Entretanto, acho que essa situação está mudando: cada vez mais homens estão ingressando no curso. Posso dizer isso pela minha sala mesmo, pois apesar de o número de mulheres ainda ser superior, o número de homens ainda sim é grande.

7. O farmacêutico pode prescrever medicamentos?

Verdade. A resolução Nº 586 de 29 de agosto de 2013 do Conselho Federal de Farmácia atribuiu aos farmacêuticos o direito de realizar prescrições dos medicamentos que são isentos de prescrição médica, que podem ser medicamentos industrializados, alopáticos, dinamizados, plantas medicinais, etc.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações