Atualizado em: 09/12/2022
Aprender inglês rápido não é só possível hoje em dia, pode-se dizer que é simples. Não fácil, veja bem, mas simples: o mundo está cheio de gente com quem se praticar — afinal, é o segundo idioma mais falado globalmente — e a internet está cheia de ferramentas para se aprofundar.

Claro que bons resultados exigem algumas atitudes-chave: dedicação, disciplina e desinibição, por exemplo. Junto a elas, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo a dominar o inglês mais rapidamente. Confira abaixo!
Quanto tempo leva para aprender inglês do zero?
Esta não é uma resposta tão precisa porque o aprendizado de um novo idioma pode ser acelerado ou freado de acordo com a metodologia aplicada e do afinco com que o estudante pretende atacar a esta meta.
No entanto, a Universidade de Cambridge, referência mundial no ensino e avaliação de aprendizagem na língua inglesa, desenvolveu uma tabela que aponta o número de horas necessárias para que um estudante consiga atingir o nível C2, equivalente à fluência de inglês. Com base nestes dados, é possível afirmar que o tempo que um indivíduo leva para aprender inglês do zero e chegar a fluência é entre 1030 e 1450 horas de estudo.
6 truques para aprender inglês rápido
Se a quantidade de horas até atingir a fluência te assustou um pouco, fique tranquilo, separamos uma lista com seis truques que irão acelerar o seu aprendizado. Confira:
Tenha objetivos claros
Por que você quer aprender inglês rápido? Ter um propósito específico é o que vai mantê-lo motivado nessa jornada, e ele deve ir além do “porque é importante”, “porque vai me ajudar no trabalho” ou “porque quero estudar fora”.
Sua razão precisa ser sua, e é melhor ainda se ela tiver um prazo. Suponhamos que você queira estudar fora: Quando? Que nível de proficiência você precisa alcançar? E qual é uma boa forma de medir o sucesso conquistado?
“Em 8 meses, quero estar preparado para tirar no mínimo uma nota 6.5 no exame IELTS (aquela prova de proficiência que é a porta de entrada para quem quer estudar no exterior) e aumentar minhas chances de ser aceito na Universidade de Toronto, no Canadá.”
Claro que nem todo mundo vai ter uma meta tão detalhada, mas mesmo que seus motivos sejam pessoais, eles podem ser traduzidos em paixões suas e terem um “teste final”.
Talvez você queira ler “Senhor dos Anéis” no idioma original ainda este ano? Conversar com um amigo britânico sobre futebol até o próximo campeonato europeu? Escrever um discurso em inglês para uma conferência que acontece em setembro?
Garanta também que seu objetivo seja realista e possa ser dividido em etapas. Compartimentá-lo faz com que você não se deixe ser desencorajado por quão ambicioso ele é.No caso do exame IELTS, por exemplo, você pode fazer um simulado depois de 3 meses em que você tenha que tirar 4, depois 5 na segunda tentativa, e assim por diante.
Além disso, já que cada domínio da prova (leitura, escrita, escuta e conversação) terá um resultado diferente, você poderá entender seus pontos fortes e fracos e saber em que área se dedicar mais até chegar ao 6.5.
Tudo fica mais fácil quando se dá passos graduais.E se a qualquer momento você perceber que está perdendo o interesse nos estudos, lembre-se do motivo de ter começado tudo isso.