O seu filho gosta deouvir música? Se a resposta for sim, essa é a oportunidade perfeita para começar a estimular essa práticae a escolher as melhores músicas infantis para as crianças.
Esse é o momento certo para incentivá-lo a adquirir várias habilidades. Afinal, a música, no desenvolvimento infantil, é um forte estímulo para as funções cognitivas e motoras, além de favorecer o aspecto afetivo, socialização, aquisição de linguagem e consolidação da autoconfiança.
A música está presente em vários contextos de nossa vida, sendo utilizada tanto para entretenimento quanto para outras finalidades — a aprendizagem é uma delas. Para falar sobre as vantagens desse recurso no desenvolvimento das crianças, separamos dez músicas infantis que podem ajudar e muito nessa tarefa.
Então vamos lá: relembre 10 grandes músicas infantis, conheça o significado por trás de cada uma delas e descubra a importância que elas podem ter no amadurecimento dos pequenos.
1) Casa
Era uma casa muito engraçada Não tinha teto não tinha nada Ninguém podia entrar nela não Porque na casa não tinha chão Ninguém podia dormir na rede Porque na casa não tinha parede Ninguém podia fazer pipi Porque pinico não tinha ali Mas era feita com muito esmero Na rua dos bobos número zero
A canção dá vida a uma casa estranha, completamente vazia, onde tudo se encontra em falta. Há quem diga que a letra faz com que o pequeno ouvinte valorize o que tem dentro da sua própria casa a partir da ausência do local cantado.
Casa é um clássico de Vinicius de Moraes lançado durante os anos setenta no livro A Arca de Noé tendo conseguido vencer a barreira do tempo encantando crianças até os dias de hoje. Os versos viraram música nos anos oitenta na voz de Toquinho.
Uma curiosidade: a casa da letra de fato existiu, ela estava ligada a um projeto do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, amigo de Vinicius de Moraes.
Vilaró decidiu construir sozinho uma casa/atelier na cidade de Punta Ballena em 1958. Como ergueu o projeto de modo independente e do zero, o espaço esteve permeado pela falta durante muito tempo. Essa foi a inspiração da música!
2) A canoa virou
A canoa virou Pois deixaram ela virar Foi por causa de Maria Que não soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Eu tirava Maria Do fundo do mar Siri pra cá, Siri pra lá Maria é bela E quer casar.
A cantiga de roda A canoa virou serviu de trilha sonora para uma série de brincadeiras infantis.
Com a letra a criança aprende a interagir socialmente (uma vez que os nomes das crianças envolvidas costumam ser ditas ao longo da letra).
A canção também tem efeito moral porque desenvolve a noção de causa e consequência (a canoa virou porque quem deveria remá-la não o soube fazer), reforçando assim a importância do senso de responsabilidade.
3) Não atire o pau no gato
Não atire o pau no gato (to-to) Porque isso (Isso-Isso) Não se faz (faz-faz) O gatinho (nho-nho) É nosso amigo (go-go) Não devemos maltratar Os Animais Miau!
A letra acima é a versão aprimorada – há quem diga politicamente correta – de uma canção entoada por muitas gerações (Atirei o pau no gato).
A nova canção ensina as crianças a respeitarem os animais e a desenvolverem com os gatos uma relação de afeto e carinho.
4) Brilha brilha estrelinha
Brilha, brilha, estrelinha Lá no céu pequenininha Solitária se conduz Pelo céu com tua luz Brilha, brilha, estrelinha Lá no céu pequenininha Brilha, brilha, estrelinha Lá no céu pequenininha
A letra de Brilha brilha estrelinha ensina a criança pequena a desenvolver uma relação com o espaço e a perceber que faz parte de um sistema muito mais amplo do que está habituada a pensar.
Os breves versos estimulam os pequenos a olharem para cima e a repararem no céu. Como a personagem da música é uma estrela única, a criança também é introduzida ao conceito da solidão de um modo positivo (a estrela, solitária e pequena, é tão poderosa que chega a ser capaz de espalhar luz na imensidão do céu).
5) Marcha soldado
Marcha soldado Cabeça de papel Quem não marchar direito Vai preso pro quartel O quartel pego fogo Policia deu sinal Acode, acode, acode a bandeira nacional
Uma das músicas mais famosas para crianças é Marcha soldado. A letra, a princípio, nos contextualiza num espaço militar e apresenta para a criança os deveres do soldado.
Logo a seguir ficamos sabendo o que acontece se o oficial não cumprir as suas funções (aqui a criança é introduzida à noção de punição).
A segunda parte da letra já conta uma pequena historinha: o quartel pegou fogo e precisamos salva-lo. Nesse trecho a criança aprende a proteger o que é nosso e a zelar pelo bem comum.
6) Se essa rua fosse minha
Se essa rua Se essa rua fosse minha Eu mandava Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas Com pedrinhas de brilhante Só pra ver Só pra ver meu bem passar
A cantiga popular de roda Se essa rua fosse minha ensina a criança, em primeiro lugar, a diferenciar o espaço público do espaço privado. Os versos também falam sobre amor e sobre o desejo que temos de transformar o mundo num lugar melhor para aqueles que nós amamos.
Ao ouvirem a letra, os pequenos percebem que, assim como o autor da canção, não podemos fazer tudo aquilo que queremos, mas podemos almejar uma realidade diferente. Aqui, o carinho é demonstrado pelo eu-lírico com o impulso de transformar a rua do bairro num lugar mais bonito para a amada passar.
7) O sapo não lava o pé
O sapo não lava o pé não lava porque não quer ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não quer mas que chulé!
A letra de O sapo não lava o pé ensina para as crianças condições básicas de higiene e autocuidado.
O sapo, na cantiga, ganha características humanas e os pequenos facilmente se identificam com ele partilhando o desejo de deixarem os hábitos de limpeza de lado.
No último verso vemos a consequência da decisão tomada pelo sapo – e as crianças percebem o que acontecerá caso resolvam seguir a mesma escolha.
8) O cravo brigou com a rosa
O cravo brigou com a rosa, Debaixo de uma sacada, O cravo saiu ferido, E a rosa despedaçada. O cravo ficou doente, A rosa foi visitar, O cravo teve um desmaio, E a rosa pôs-se a chorar.
A canção O cravo brigou com a rosa atravessa gerações e fala sobre as idas e vindas de um casal de namorados.
Ao ouvir a letra, a criança aprende de modo leve que as relações amorosas têm idas e vindas, momentos bons e momentos ruins. Triste, a canção mostra uma situação menos boa, mas também revela que, a partir desse cenário triste, os dois se reconciliaram.
9) Allah-la-Ô!
A marchinha Allah-La Ô de Haroldo Lobo e Nássara tem uma temática um pouco mais crítica. A música surgiu no Rio de Janeiro no início da década de 1940 e descreve uma travessia pelo deserto sem comida e nem água. A marcha continua animando as festas de carnaval pelo Brasil todo.
10) Ciranda cirandinha
Ciranda cirandinha vamos todos cirandar! Vamos dar a meia volta Volta e meia vamos dar
Para fechar o repertório, essa é uma das músicas mais famosas entre as crianças. Com uma letra genuinamente simples, a importância da canção não está propriamente no ensinamento presente nos versos, mas sim nas interações sociais que a música promove.
Ciranda cirandinha é habitualmente uma música cantada em conjunto, durante uma brincadeira de roda, que proporciona entre as crianças uma interação lúdica onde partilham o espaço e comungam uns com os outros.
Esse tipo de canção coletiva ajuda no desenvolvimento físico da criança uma vez que melhora a expressão corporal, a fala e estimula a comunicação com as outras crianças e com o adulto que comanda a brincadeira.
A importância das músicas voltadas para as crianças
a música está entre as primeiras experiências sociais da criança. De facto, as crianças são sensíveis à música antes do nascimento.
Pouca gente sabe o real do valor da música no universo do desenvolvimento infantil. Muitas são as vantagens de expor os pequenos ao mundo musical: entre os maiores contributos da música estão o fato de ampliar o vocabulário facilitando o processo de alfabetização e o desenvolvimento da habilidade de focar durante algum tempo em uma única atividade.
Além de amplificar a capacidade de concentração, as canções ensinam de maneira leve e aprimoraram a dicção – a fala -, estimulando a pronúncia correta das palavras. Em termos individuais, a música incentiva a criatividade, ajuda no processamento da memória e promove a autoconfiança e a autoestima.
No caso de músicas acompanhadas com gestos, a atividade estimula a coordenação motora e a expressão corporal.