Assistente de Recursos Humanos: conheça o perfil deste profissional
Veja um pouco mais sobre essa profissão e sobre a importância dela para o funcionamento de uma organização
Sabemos que o setor de RH não é composto apenas por uma profissão, mas sim por várias. Dentre elas, está o Assistente de Recursos Humanos, mas afinal, o que esse profissional faz?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Recursos Humanos
O Assistente auxilia seu superior na organização que envolve o setor, ou seja, tem uma relação diretamente com todos os funcionários da empresa. Nesse texto, você vai aprender um pouco mais sobre essa profissão e sobre a importância dela para o funcionamento de uma organização.
Você vai ver:
-
Qual curso fazer para trabalhar como Assistente de Recursos Humanos?
-
Quais são as principais atividades do Assistente de Recursos Humanos?
-
Principais ferramentas para Assistente de RH
Confira!
Leia mais: Conheça a rotina do profissional de RH
Qual curso fazer para trabalhar como Assistente de Recursos Humanos?
Na prática, não é necessário fazer uma graduação para exercer essa profissão, mas tendo feito uma, é mais fácil conseguir um emprego na área.
Dos cursos de ensino superior que formam esses profissionais, estão Gestão de Recursos Humanos e Administração, ambos em forma de graduação ou de ensino técnico.
A graduação traz um conhecimento teórico que pode agregar muito na atuação profissional e há casos em que o profissional ganha passa ganhar melhor remuneração, a depender de seu grau formação.
Leia: Quais são as novas tendências para o profissional de recursos humanos?
Quais são as principais atividades do Assistente de Recursos Humanos?
Como já dito, o Assistente de Recursos Humanos é responsável por diversas atividades que envolvem todos os colaboradores da empresa.As atividades dele podem ser compreendidas dentro do conceito de Gestão de Pessoas. Mas afinal, o que é isso?
Quando falamos de gestão de pessoas, estamos nos referindo a diversas atividades que envolvem os colaboradores de uma empresa. Isso inclui o treinamento e capacitação, fechamento da folha de ponto e de pagamento, controle de salários e bonificações, desenvolvimento de equipes, e gestão de benefícios.Ou seja, o Assistente de RH é um profissional que deve estar em contato com todos os colaboradores da empresa.
Por exemplo, quando uma empresa quer contratar novos talentos, quem é responsável por isso é a equipe de RH. Nesse caso, é o Assistente que analisa os currículos dos candidatos. Dessa forma, o profissional vai avaliá-los, antes mesmo da equipe da qual eles fariam parte, e decidir se eles são aptos ou não para trabalhar na empresa.
Além disso, ele auxilia em questões que também envolvem a equipe do Financeiro, como o controle de salários e a gestão de benefícios.
Portanto, o Assistente de Recursos Humanos é essencial para a empresa, e para que este profissional desenvolva sua função de maneira eficaz, é essencial a utilização de algumas ferramentas.
Vamos ver quais?
Leia mais: Conheça as Áreas De Atuação para o profissional de RH
Principais ferramentas para Assistente de RH
Sistema de controle de ponto
Considerando que o Assistente de Recursos Humanos é responsável pela folha de ponto, é muito importante que ele tenha ferramentas que o auxiliem nisso. Uma ferramenta que pode auxiliar muito nisso é um sistema de controle de ponto. Assim, a equipe pode focar em outras questões, como o bem-estar dos colaboradores, por exemplo.
Processo seletivo
Como já dito, uma das funções do Assistente de RH é auxiliar no processo seletivo. É essencial, então, que o profissional seja bem preparado, já que a contratação de um novo colaborador é algo muito importante.
É fundamental que o profissional faça as perguntas certas, e que faça com que o candidato se sinta confortável.
Avaliação de desempenho
A avaliação é um acompanhamento, feito tanto pela equipe de RH quanto pelo gestor de cada equipe, do desempenho de cada colaborador.
Se você se interessou pelas funções da carreira, pode fazer um curso técnico, uma graduação, ou cursos livres que te formem enquanto profissional, já que a função é tão importante e essencial para o funcionamento de uma empresa.
Colaboração: PontoTel.