Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

Autocuidado para crianças: como ensinar ao seu filho?

por Yuri Marques em 22/12/21


Autocuidado para crianças é um assunto que precisa ser compreendido por pais e professores para garantir uma infância de qualidade aos pequenos. De forma resumida, devemos entender que o autocuidado engloba várias áreas do cotidiano da criança, passando pela vida escolar, pelo relacionamento com os outros, pelo ambiente familiar e até mesmo pelo estilo de vida. 

+ Encontre bolsas de estudo para o ensino básico

Sendo assim, a educação vai muito além do que ensinar às crianças a tirarem notas altas durante o ano letivo. O autocuidado para crianças precisa inclui um bom desenvolvimento infantil que considera questões físicas, emocionais, sociais e até mesmo mentais. 

Logo nos primeiros anos de vida e durante a fase pré-escolar, por exemplo, é importante que a criança seja ensinada pelos responsáveis a comer e a trocar de roupa sozinha. 

Além disso, os pais devem mostrar aos filhos a importância da higiene pessoal, estimulando-os a escovarem os dentes após as refeições, a pentearem os cabelos sozinhos e a organizarem os próprios brinquedos. Esse tipo de incentivo ajudará a criança a conquistar mais autonomia ao longo dos anos. 

Como praticar o autocuidado com as crianças?

Os especialistas das áreas pedagógicas e psicológicas orientam que, independentemente da idade da criança, é necessário que os pais tenham paciência e saibam mostrar aos filhos a importância de cada atitude relacionada ao autocuidado. 

Em outras palavras, os adultos precisam explicar o porquê de cada coisa e dar um bom exemplo no dia a dia para garantir bons resultados. 

Na hora de lavar as mãos, por exemplo, o responsável pode falar com a criança sobre as bactérias que podem causar doenças e explicar que a espuma do sabão consegue eliminar os germes. Por isso, elas devem sempre ter esse tipo de higiene antes das refeições ou depois de brincar.

13 dicas para os pais trabalharem o autocuidado nas crianças

  • Oferecer abertura ao diálogo em casa.

  • Ter momentos de lazer com amigos e família.

  • Garantir o respeito à individualidade da criança.

  • Dar apoio à criança em momentos de dúvidas, medos ou tristeza.

  • Estabelecer limites para a criança.

  • Ensinar a criança a dizer não quando necessário.

  • Ajudar a criança na adoção de hábitos saudáveis.

  • Ter noites tranquilas de sono.

  • Incentivar a criança na prática de atividades esportivas.

  • Oferecer um espaço adequado em casa para as tarefas escolares.

  • Manter o acompanhamento médico da criança em dia.

  • Criar uma rotina para a criança e ensiná-la a importância dos horários.

  • Estimular a criança a ter contato com a natureza.

  • Incentivar o consumo de alimentos ricos em proteínas e vitaminas.

O autocuidado nos relacionamentos das crianças

Do ponto de vista emocional e social, as crianças devem aprender desde cedo valores relacionados ao respeito, amor ao próximo, combate ao preconceito, gentileza, entre outros. 

O autocuidado voltado para as relações humanas é essencial para ajudar as crianças a estabelecerem vínculos de confiança com colegas, professores e familiares. As ações de autocuidado também ajudam a desenvolver a resiliência, o autoconhecimento e o senso de responsabilidade entre os mais jovens.

Nas salas de aula, as atividades lúdicas e o uso de historinhas infantis são excelentes ferramentas para mostrar aos alunos como são as relações humanas e como devemos agir no dia a dia para viver de forma harmoniosa em sociedade. Já com os adolescentes, é possível usar o espaço escolar para promover debates sobre inteligência emocional, cuidados com a saúde física e cidadania.

“Dependendo da idade, é importante que os filhos também tenham acesso às notícias do país e do mundo para fortalecer a consciência crítica da situação atual vivida por todos e que o autocuidado é uma das principais proteções que podemos ter para nós mesmos e para o outro”, orienta a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, em um artigo publicado no portal da instituição

Quais são os benefícios do autocuidado para as crianças?

Como vimos, o autocuidado deve ser abordado logo nos primeiros anos de vida da criança para que ela cresça de forma saudável e com cada vez mais autonomia. 

Com o passar do tempo, os resultados do autocuidado podem ser capazes de trazer mais bem-estar, melhorando o rendimento escolar e diminuindo casos de ansiedade, depressão e outras doenças na infância. 

Além disso, é possível notar melhorias na forma como a criança lida com os outros, com os desafios e com os conflitos comuns de cada etapa da vida.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54