Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

AVA Anhanguera: como o Colaborar funciona?

por Mathias Sallit em 09/09/20

Centenas de milhares de alunos usam o Colaborar, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera, para realizar os seus cursos de graduação a distância (EaD).

ava anhanguera colaborar

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), a Faculdade Anhanguera é a quinta do país com mais alunos matriculados no ensino remoto.

Ao todo, são mais de 143 mil estudantes que fazem uma faculdade EaD na Anhanguera, número que representa 7% dos alunos matriculados no Ensino Superior a distância do Brasil, segundo o Censo.

Todos eles utilizam o Colaborar como ferramenta para ter acesso aos conteúdos e dar andamento à graduação. Aulas, livros, apostilas, atividades e reuniões virtuais: tudo isso reunido no ambiente para que o aluno possa acompanhar as disciplinas de forma virtual.

Veja também:
Descubra quais são os cursos EaD que oferecem os melhores salários aos formados
11 cursos EaD mais procurados no Brasil, segundo o MEC

A Revista Quero reuniu as principais informações e funções do AVA da Anhanguera para tirar a dúvida de quem se pergunta como o Colaborar funciona antes de se matricular na faculdade. Confira!

Como funciona o Colaborar, o AVA da Anhanguera?

O Colaborar é por onde boa parte da vida acadêmica dos estudantes da Anhanguera acontece. Uma plataforma interativa, de fácil acesso e que o aluno vai poder acessar os conteúdos das disciplinas durante o curso e as ferramentas de contato para serviços diretos com a faculdade.

Toda a situação do curso, avisos e informações estarão disponíveis por lá, assim como os recursos necessários para interação dos estudantes com os colegas, tutores, professores e o institucional da faculdade.

Os alunos acessam o AVA por meio do Portal Digital do Aluno da Anhanguera, utilizando login e senha cadastrados junto à faculdade. Ao entrar na ferramenta, as diversas funções disponíveis para os estudantes assim que acessarem a página do curso em que estão matriculados.

(Reprodução/Colaborar/Anhanguera)
ava anhanguera colaborar ead

Ao selecionar o curso e abrir a página inicial do AVA, é possível acessar todos os recursos disponíveis:

  • Disciplinas
  • Serviços online
  • Apoio ao estudo
  • Oportunidades
  • Informações adicionais

Saiba agora o que cada uma dessas funções oferecem aos alunos da Anhanguera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Disciplinas

Depois de selecionar o curso, o painel principal do AVA vai destacar as disciplinas que estão sendo cursadas durante o atual semestre letivo do aluno. Ao clicar em cada uma das disciplinas, o estudante será direcionado para a página da matéria, onde pode acessar todos os conteúdos.

São eles: aulas e teleaulas, conteúdo acadêmico (livros, textos e apostilas), fórum de debate e interação com colegas, atividades e avaliações e calendário de tarefas virtuais e presenciais.

É em Disciplinas que o aluno dos cursos EaD da Anhanguera vai passar a maior parte do seu tempo de estudo.

Veja mais: Não sabe que curso estudar? Faça o teste vocacional gratuito e descubra sua profissão ideal!

Serviços online

Em Serviços Online, o aluno terá disponível virtualmente os serviços de secretaria, divididos em financeiro e acadêmico.

Nos serviços financeiros, os alunos emitem os boletos para pagarem a mensalidade e podem solicitar renegociação de pendências com a faculdade. Para serviços financeiros, os estudantes podem incluir e excluir disciplinas em dependência e solicitar segunda chamada de provas.

É possível ainda checar a matriz curricular e o histórico de disciplinas cursadas e que estão por cursar. Para alunos recém-matriculados, é por ali que a faculdade mostra quais são os documentos pendentes para conclusão desse processo.

Caso os serviços que o aluno busca não sejam atendidos de forma virtual nem no AVA nem no Portal do Aluno, o estudante deve entrar em contato com a universidade pelos canais de atendimento da faculdade, como redes sociais, telefone de cada unidade e as Centrais de Relacionamento com o Aluno (CRA). 

Apoio ao estudo

Na aba de Apoio ao estudo, o aluno da Anhanguera pode mandar mensagem a qualquer momento para os tutores do curso sobre questões referentes às disciplinas. Ali o aluno também encontra livros e manuais sobre o curso e a faculdade.

A Biblioteca Digital da Anhanguera também está disponível nesse campo. Com ela, o aluno acessa a sala de leitura e a revista científica da faculdade. O Boletim de notas também fica disponível no Apoio ao estudante e pode ser consultado a qualquer momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Oportunidades

São três oportunidades de benefícios que os alunos da Anhanguera possuem e são acessadas pelo AVA no Colaborar:

  • Canal Conecta: portal de empregabilidade da Anhanguera que coloca os alunos em contato com o mercado de trabalho e mostra oportunidade de estágio e empregos.
  • Cursos livres: a Anhanguera oferece aos alunos matriculados diversos cursos livres de curta duração, que dão certificado e podem valer como horas complementares do curso.
  • Amigo Vale-Prêmio: programa de indicação de um amigo para se matricular em algum curso da Anhanguera, que dá descontos nas mensalidades para quem indicou.

Informações adicionais

As informações adicionais costumam mostrar os dados dos tutores do curso (presencial, a distância e de apoio) e a consulta do calendário acadêmico.

Já sabe qual curso estudar?

Entre os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, o portfólio de graduações da Anhanguera conta com mais de 80 cursos nas modalidades presencial, semipresencial e EaD.

Com tantas opções de curso, a dificuldade de escolher o que estudar é muito comum entre quem pretende entrar na faculdade. Para isso, um Teste Vocacional é importante, e o Quero Bolsa conta com uma ferramenta gratuita que pode ajudar.

Teste Vocacional Grátis

Clique no botão acima e conheça mais sobre o seu perfil profissional e quais carreiras mais combinam com você!

Leia mais:
+ Unopar Colaborar: saiba como funciona o ambiente virtual da Unopar
Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EaD?

Agora que você sabe como funciona o AVA da Anhanguera, qual curso você pretende estudar? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54