Calendário Prouni 2024: veja o cronograma completo
O calendário do Prouni 2024 já está disponível. Consulte aqui as principais datas e se organize para participar do programa
O calendário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) foi divulgado nesta terça-feira (16). Os interessados devem ficar atento ao cronograma, sendo que as inscrições começam no dia 29 de janeiro e terminam em 1° de fevereiro.
As informações iniciais foram anunciadas pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em live do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (16). As demais datas estarão disponíveis após a publicação do edital, no dia 17 de janeiro.
Veja mais: Simulador de notas de corte grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Os principais critérios para a obtenção de uma bolsa pelo Prouni são o desempenho do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a renda familiar.
Leia mais: O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?
+ Qual nota é boa no Enem? Veja como avaliar seu desempenho
Calendário do Prouni 2024
Abaixo você encontra as principais datas do Prouni do primeiro semestre de 2024:
Divulgação do edital: 17 de janeiro;
Consulta de bolsas: 19 de janeiro;
Inscrições: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
Primeira chamada: 6 de fevereiro;
Período de confirmação das informações na primeira chamada: 6 a 20 de fevereiro;
Segunda chamada: 27 de fevereiro;
Período de confirmação das informações na segunda chamada: 27 a 7 de março;
Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março;
Convocação da lista de espera pelas universidades: a partir de 18 de março;
Período de confirmação das informações da lista de espera: 19 a 27 de março.
Simulador de notas de corte do Enem
Como é que funciona o Prouni?
O Prouni é um programa do governo federal brasileiro que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Ele é voltado para estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior e atendem a determinados critérios de renda e desempenho acadêmico.
É importante ressaltar que o processo de inscrição e a manutenção da bolsa exigem atenção aos prazos e às regras estabelecidas pelo programa.
Qual a renda para ser aprovado no Prouni?
Para ser aprovado no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Brasil, os critérios de renda são específicos. A renda familiar per capita deve ser de até um salário mínimo e meio para concorrer a bolsas integrais. Para bolsas parciais de 50%, a renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos.
Vale destacar que esses valores são baseados no salário mínimo vigente no Brasil no momento da inscrição. Em 2024, o salário mínimo é de R$ 1.412.
Confira: Cursos mais procurados para ter sucesso no mercado digital
+ Resultado Enem 2023: veja as melhores formas de usar a nota
Simulador de notas de corte do Enem
Existem vários simuladores de notas de corte do Enem disponíveis online, que podem ajudar os estudantes a estimar suas chances de ingresso em universidades através de programas como o Sisu, Prouni e Fies.
Um desses simuladores é oferecido pela Quero Bolsa, onde é possível calcular a nota do Enem e descobrir as melhores opções de cursos e faculdades para o aluno.
Fui mal no Enem, e agora?
Se você sente que não foi bem no Enem, saiba que há várias maneiras de lidar com isso e continuar em busca de seus objetivos educacionais. Na Quero Bolsa, por exemplo, você consegue bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação.
Veja algumas das faculdades parceiras. No total, são mais de 1.000 opções: