O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?
Se você tirou 500 pontos e está na dúvida se sua nota é suficiente para entrar numa faculdade, veja aqui o que fazer!
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado no dia 13 de janeiro deste ano.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Com a nota da prova em mãos, uma dúvida frequente é o que é possível fazer com uma média próxima de 500 pontos.
Para isso, buscamos os especialistas para ajudarem a solucionar essa questão. Confira!
Afinal, o que dá para fazer com 500 pontos no Enem?
O diretor pedagógico do Colégio Fibonacci, André Ricardo de Castro, explica melhor: “o aluno pode conquistar 500 pontos de média simples ou 500 pontos pela média ponderada utilizada em determinado curso/universidade. Além da possibilidade de utilização da nota em modalidades de Ampla Concorrência ou por Ações Afirmativas”.
Confira: Simulador de notas de corte grátis
Leia mais: Qual nota é boa no Enem? Veja como avaliar seu desempenho
Como calcular a nota do Enem 2024? Veja passo a passo
O que fazer com 500 pontos no Enem?
Assim como Castro afirmou, não há apenas uma resposta para essa pergunta. Mas, de modo geral, com essa nota é possível buscar oportunidades em todos os programas governamentais, como Programa Universidade Para Todos (Prouni); Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
“Em 2023 foram 3180 diferentes modalidades que tiveram nota igual ou inferior a 500 pontos de média em cursos de Engenharia, Direito, Licenciaturas, Tecnologia e outras áreas do conhecimento”, afirma Castro.
A melhor forma de saber se a sua pontuação será suficiente para o curso e faculdade que você deseja é colocando sua nota num simulador de notas de corte do Enem. A ferramenta te mostra automaticamente as possibilidades disponíveis para o seu desempenho.
Fui mal no Enem, e agora?
Se você foi mal no Enem, não precisa desistir de entrar na faculdade. Na Quero Bolsa existem bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda.
Veja algumas das faculdades parceiras: