Camilo Santana será o ministro da Educação no governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome do novo ministro da Educação. Conheça a carreira política de quem irá ocupar o cargo nos próximos anos
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu na noite desta segunda-feira (19) quem será o ministro da Educação de seu governo. O ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) é quem irá assumir a pasta nos próximos quatro anos.
Na última semana, o presidente eleito Lula já havia convidado Santana para ocupar o cargo, mas o ex-governador ainda não tinha dado um retorno. Somente ontem é que foi anunciado a decisão oficial.
A definição ocorreu em uma reunião em Brasília (DF) que contou com a participação da Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica, Fernando Haddad e Elmano Freitas, governador eleito no Ceará.
Leia também: + MEC divulga datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies 2023
Conheça o novo ministro da Educação
Camilo Santana nasceu em Crato (CE), tem 54 anos e é afiliado ao Partido dos Trabalhadores (PT). O futuro Ministro da Educação atuou como deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT).
Santana foi eleito governador do Ceará em 2014 e 2018 e, em 2022, foi eleito senador. Além da carreira na política, o novo ministro é agrônomo, professor e mestre em desenvolvimento e meio ambiente.
Ministros já definidos do Governo Lula
Além do ministro da Educação, o presidente eleito já definiu nomes para as outras pastas de seu governo. Confira:
- Ministro da Casa Civil: Rui Costa
- Ministra da Cultura: Margareth Menezes
- Ministro da Defesa: José Múcio
- Ministro da Fazenda: Fernando Haddad
- Ministro da Justiça: Flávio Dino
- Ministro das Relações Exteriores: Mauro Vieira
Acesse: + Em quais faculdades os ministros do STF estudaram?
+ Resultado Enem 2022: veja data divulgada pelo MEC