Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Ciências Biológicas na UVA: ótimos projetos e infraestrutura, mas falta incentivo

por Stefani Dias em 08/09/17 140 visualizações

Olá! Meu nome é Stefani e estou no terceiro período do curso superior de Ciências Biológicas, na Universidade Veiga de Almeida (UVA). No momento, estou cursando apenas cinco matérias, já que não quero arriscar o preço de uma mensalidade acima do que deveria pagar. Por causa disso, tornou-se frequente o número de vezes em que ouvi meus amigos falando sobre o alto custo da instituição e o quão injusto é você pagar por matérias online o mesmo preço aulas das presenciais.

Por isso, pensando sobre a situação, faço uma pergunta:

Por que devemos aceitar tal situação se o curso a distância é mais barato que o presencial? 

Ando tendo algumas dúvidas se meu curso e faculdade são ideais a se seguir. O primeiro fator que me instigou a ter esses pensamentos foi o fato de não ter tido incentivo interno da própria faculdade que apoiasse eventos relacionados ao estudo da Biologia. A partir do momento em que você não se envolve com a parte prática do seu curso, é normal a confusão de achar que toda a parte teórica é em vão. Talvez seja daí que tenha surgido o famoso ditado “só se aprende na prática”.

Entretanto, preciso ressaltar que a infraestrutura da faculdade é de máxima qualidade. Temos o espaço e a aparelhagem perfeita para projetos de Iniciação Científica, porém não se ouve falar do interesse sobre isso nos corredores da universidade porque todos estão muito preocupados com as notas das avaliações. Afinal, muitos acham sua nota é o único fator que define se você é realmente qualificado.

Apesar da Veiga de Almeida promover tais projetos, não existe o incentivo por trás disso, nem mesmo a propaganda necessária para estimular os alunos a realizarem os mesmos. E sim, é dever da faculdade estimular a criatividade, imaginação e o sonho do universitário.

Veja também: Universipedia UVA

O estudante tem o papel de estudar com o material que ele mesmo busca e com o material que ele absorve através dos projetos, congressos e viagens divulgadas pela instituição. Afinal, se é privada, é paga para graduar, pós-graduar, “mestrar” e/ou “doutorar”, como diz o panfleto. É claro que depende do aluno conseguir a formação que escolheu, mas a demonstração do conteúdo básico de representatividade daquele curso é dever de ninguém menos que a instituição.

Eu não sei se essa minha reflexão é apenas uma fase ou se me define como uma cidadã inconformada por pagar pela educação e ter que aceitar o sistema privado do modo que ele é. Estou seguindo meu terceiro período com esses debates na minha cabeça e analisando a situação de uma forma em que eu consiga ver uma luz no fim do túnel.

Espero que nos próximos períodos eu consiga enxergar uma diferença no número de estágios disponíveis, no aumento de congressos divulgados, de feiras científicas sobre assuntos sociais relacionados à saúde pública, na preocupação da universidade em querer ver o aluno cada vez mais envolvido com a matéria de uma forma que não seja somente avaliando sua nota semestral. Afinal, a nota é só um papel, o conteúdo é o aluno.

Por mais que pareça que eu não quero mais cursar Biologia depois de todo esse desabafo virtual, ainda quero. E muito. Só preciso direcionar minha crença em algo que continue me fazendo querer ir até o final. Não é sobre o dinheiro ou o que você faz pela sua faculdade, mas o que a sua faculdade é capaz de fazer por você.  

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54