Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Universipedia: UVA - Veiga de Almeida

por Adriana Nakamura em 24/05/17 2,3 mil visualizações

Já pensou em estudar em uma das melhores universidades privadas do Brasil, segundo o MEC, e ainda morar na Cidade Maravilhosa?

A Universidade Veiga de Almeida (UVA), além de oferecer uma infraestrutura e qualidade acadêmica de olhar e dizer “é aqui que eu quero estudar, apaixonei por este lugar”, ainda tem à sua volta as paisagens incomparáveis do Rio de Janeiro. 

Olha a bossa nova tocando, Manoel Carlos, Helena, talz…😃

Ah! E a Universidade Veiga de Almeida é parceira do Quero Bolsa, gente! \o/ 

Isso quer dizer que você pode fazer um curso na UVA com até 35% de desconto em todas as mensalidades, do início do curso até a formatura!

Bora conhecer mais da Veiga de Almeida para descobrir se ela será a sua escolhida?!

Localização

Com 45 anos de tradição, a UVA apresenta quatro campi localizados no Rio de Janeiro: um na Tijuca, outro na Barra, mais um no Centro (na cidade do Rio de Janeiro) e outro em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Há ainda um Centro de Saúde da universidade.

Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca.

Apesar da localização dos campi estar concentrada no Rio, a Veiga de Almeida é muito mais do que uma universidade que você escolhe por estar próxima à sua casa. Muitos dos alunos que estudam em um dos 45 cursos de graduação oferecidos pela UVA vêm de outras partes do Brasil e até de outros países.

Essa é uma ótima vantagem, pois, se você não é do Rio, já pode ir sabendo que terá uma recepção calorosa de alunos e professores que já estão familiarizados com a diversidade.

E se você já mora no Rio, terá a oportunidade de diversificar sua cultura e conhecer gente de várias regiões do Brasil e do mundo! Olha a economia de Airbnb com hospedagem quando você for viajar se tiver amigos espalhados por aí afora! 😃

Diversidade

Falando na diversidade dos alunos, que vêm de diversas regiões do Brasil e do mundo, não podemos esquecer que a Veiga de Almeida mantém uma Política Institucional de Respeito à Diversidade Humana: Acessibilidade e Inclusão.

Por meio dessa política, diversos segmentos da instituição são orientados a praticar o princípio constitucional da igualdade, baseados no respeito à diferença.

Isso se traduz no reconhecimento da paridade de direitos a despeito de diferenças sociais, culturais, de gênero, étnicas, orientação sexual, físicas, sensoriais, intelectuais, religiosas, linguísticas e outras.

Os Operários, de Tarsila do Amaral, representa a diversidade do povo brasileiro.

“A UVA se preocupa em proporcionar um ambiente universitário plural, capaz de acolher qualquer aluno com bem-estar e respeito. A partir desse ambiente, acreditamos que os estudantes poderão se desenvolver plenamente durante os anos da graduação.” Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da UVA.

“A materialização do respeito às diferenças no cotidiano educacional é evidenciada nas maneiras de acessar os espaços e recursos didáticos, de fazer leituras de mundo e de construir conhecimentos”, completa Pontual.

Infraestrutura

Biblioteca da Universidade Veiga de Almeida - UVA, campus Tijuca

Como já falamos, a UVA dispõe de quatro campi no Rio de Janeiro, cada um com suas especificidades detalhadas a seguir.

Independentemente do campus que você escolha, os ideais da UVA se mantêm. Segundo o vice-presidente de Mercado da UVA, Davino Pontual, a universidade entende que a educação está cada vez mais ligada à criatividade, ao pensamento crítico, à comunicação e à colaboração. 

Pontual destaca também que a educação está ligada à capacidade de reconhecer e explorar o potencial das novas tecnologias. 

"Preparamos o aluno para pensar, criar, ir além, por meio de campi modernos, que dispõem de alta tecnologia em educação.” 
Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da UVA

Campus Tijuca

Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Tijuca.

Com 17.780 metros quadrados, o Campus Tijuca da UVA é o maior dos cinco campi da universidade. Fica próximo às estações de trem e metrô de São Cristóvão. Há ponto de ônibus na entrada principal (Rua Ibituruna) e na entrada da Vila Universitária (Rua Senador Furtado).

Localização do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida - UVA

O campus abriga 140 salas de aula, uma biblioteca, um centro de saúde, com atendimento em Odontologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia, e um total de 32 laboratórios.

Na hora da fome, ninguém passa aperto. A praça de alimentação do campus conta com nove lanchonetes. As maiores são o Subway e Megamatte. Também há restaurantes no entorno.

Além de tudo, o ambiente é bastante agradável, com um bosque e dois chafarizes dentro do campus. 

Na Sala de Aleitamento Materno, no campus Tijuca, as alunas, funcionárias e mães de fora da instituição podem amamentar seus filhos e retirar leite para doação. Uma das instituições que recebem o excedente do leite materno é o Hospital Pedro Ernesto, na Vila Isabel. A UVA também é parceira do Hemorio e doa à instituição todas as latas de leite em pó arrecadas nos vestibulares realizados. 

Acessibilidade: há piso tátil por todo o campus, biblioteca com material em braile, elevadores e rampas para acesso a cadeirantes, banheiros adaptados e laboratório de informática com sistema em braile e sinal sonoro.

Campus Centro

Localização do campus Centro da Universidade Veiga de Almeida - UVA

Localizado próximo à estação Uruguaiana do metrô e às avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, o campus Centro tem mais de 2 mil metros quadrados e abriga 22 salas de aula, três laboratórios e uma biblioteca. Tem um ponto de ônibus perto da entrada principal para facilitar o acesso.

O campus não dispõe de praça de alimentação, mas no entorno é possível encontrar diversas opções de restaurantes e lanchonetes.

Acessibilidade: piso tátil, elevadores, rampa de acesso na entrada principal, banheiros adaptados, laboratório de informática com mesa própria para cadeirante. Biblioteca com espaço e materiais de apoio para pessoas com deficiência.

Campus Barra Marapendi

Localização do campus Barra Marapendi da Universidade Veiga de Almeida - UVA

O Campus Barra Marapendi tem mais de 6,2 mil metros quadrados de área e abriga 22 salas de aula, uma biblioteca e dez laboratórios. Um ponto de ônibus próximo à entrada do campus e a proximidade do terminal Alvorada, local de transbordo de diversas linhas municipais, facilitam o acesso à unidade.

O campus Barra Marapendi tem como objetivo iniciar a construção de um modelo de campus diferente no Rio de Janeiro. É semelhante ao das universidades estrangeiras, onde o aluno pode utilizar o espaço para mais do que só atividades acadêmicas, como práticas de esporte e lazer, além de equipamentos e laboratórios com ampla tecnologia. 

O campus, localizado em uma área verde próxima à Lagoa de Marapendi, tem uma lanchonete para salvar a galera, além de shoppings muito próximos.

Entre as novidades, estão os laboratórios de Química e Bioquímica, de Biologia, Microbiologia, Anatomia e de Nutrição, além de setores de atendimento à comunidade que estarão disponíveis ao longo do próximo ano nas áreas de saúde e bem-estar.

Acessibilidade: piso tátil, rampa de acesso na entrada principal, elevadores, banheiro para cadeirante com alarme, material em braile na biblioteca e laboratório de informática.

Campus Cabo Frio

Localização do campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida - UVA

Localizado na Estrada Perynas, a cerca de 150 quilômetros da capital fluminense, este campus abriga 66 salas de aula, uma clínica de fisioterapia, 17 laboratórios e uma biblioteca. A área dessa unidade é de 7 mil metros quadrados. Tendo de um lado a lagoa e do outro as salinas, é privilegiado pelas belezas naturais. Para facilitar o acesso, o Campus Cabo Frio tem também um ponto de ônibus em frente à universidade.

O campus tem quatro cantinas na praça de alimentação e, para quem não resistir a uma escapadinha para admirar a beleza do entorno, ao redor da universidade também existem opções de lanchonetes.

Acessibilidade: piso tátil, rampa na entrada principal, banheiro para cadeirantes, serviço de braile na biblioteca e nos laboratórios de informática.

Cursos de destaque

A UVA oferece 45 cursos de graduação, dentre os quais se destacam os seguintes:

O curso de Fonoaudiologia da UVA, que está entre os destaques, promove o Laboratório de Readequação Vocal no Centro de Saúde Veiga de Almeida. O projeto atende pessoas que não se sentem à vontade com suas vozes e formas de falar, promovendo melhorias na qualidade de vidas, como autoestima e oportunidades no mercado de trabalho. 

Se o curso que você quer fazer não estiver na lista, não se preocupe, pois esses são apenas os que destacam por serem top dos tops.

Todos os cursos da UVA contam com corpo docente (professores) de alto nível, sendo 100% deles mestres e alguns também doutores

A UVA supera a exigência legal do MEC, de que as universidades tenham pelo menos um terço (33%) do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.

Os laboratórios são modernos, com equipamentos de ponta, e a universidade promove atividades extraclasse, projetos de iniciação científica desde os primeiros períodos, eventos acadêmicos, workshops, palestras e debates, além de visitas de alunos a empresas.

Um exemplo disso é a oportunidade de experiência profissional dos alunos de Jornalismo pelo programa Focas no Ar (“foca” é como são chamados os jornalistas recém-formados). O projeto é fruto de uma parceria da UVA com a Rádio CBN, pelo qual os estudantes de produzem reportagens para a rádio. O aluno é responsável por todo o processo de produção de uma matéria – desde a escolha da pauta até a edição final - que passa pela aprovação do editor da CBN Rio

Laboratório Virtual do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida - UVA

A UVA também dispõe de novos laboratórios, inspirados nos já utilizados pelas universidades americanas e europeias, como o FabLab (que permite criar uma cadeia integrada, da concepção à produção, da ideia ao protótipo, passando por todas as etapas até chegar o resultado final), o LabIdeias (que possibilitará a interação e a criatividade dos alunos, com uma estrutura de realidade virtual, além de conteúdos digitais sendo convertidos para 3D) e o Laboratório CSI (que, destinado à ciência forense, conta com conteúdos como Matemática, Física e Química). 

Todas essas experiências permitem que o aluno saia não só graduado, mas preparado para seguir sua carreira. “Na UVA, o estudante aplica a teoria na prática”, garante Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da UVA.

Bolsas de estudo para Enfermagem na UVA
Bolsas de estudo para Engenharia de Produção na UVA
Bolsas de estudo para Nutrição na UVA

Avaliação dos alunos

A aluna de Jornalismo da UVA, Marina Magalhães, destaca a importância que a faculdade tem para ela:

“Além de poder aprender o que eu amo e me capacitar para exercer a profissão que escolhi, é o local onde consegui toda a experiência que tenho hoje, através do estágio e da monitoria na TV UVA.”

Ainda na área de Comunicação, a aluna de Publicidade, Camila Martins, ressalta o peso que a universidade tem para sua vida:

“A Veiga é o lugar que me recebeu de braços abertos, me apresentando à realidade da minha profissão e aos amigos que pretendo levar para depois dessa experiência. Sem dúvida, fazer a graduação e conviver com os ensinamentos que vivencio todos os dias na UVA vai me transformar na publicitária que pretendo ser.”

Giovane Ferreira, aluno de Ciências da Computação, afirma que desde que começou a estudar na Veiga, cresceu muito como pessoa e como profissional:

“Consegui muitos conhecimentos importantes para minha trajetória. Eu escolhi a Veiga e não me arrependo, e, por isso, ainda trouxe alguns amigos para estudar aqui também.”

Avaliação do mercado

De acordo com a assessoria da Universidade Veiga de Almeida, há pessoas que se formaram na UVA trabalhando em grandes empresas como:

  • Braskem 
  • Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A
  • Eletrobrás
  • Eletronuclear
  • GE Healthcare
  • Generali Brasil Seguros
  • Globo.com
  • IBM Brasil
  • L’Oréal
  • Maersk Supply Service
  • Odebrecht
  • Siemens
  • WMcCann
“Recebemos constantemente empresas que procuram exclusivamente por alunos da UVA para compor seus quadros de estágio ou trabalho. Nesses momentos, a coordenação dos cursos requeridos indica os alunos com maior média e reconhecimento para as empresas, que fazem o processo seletivo e preenchem suas vagas com nossos alunos. Além disso, divulgamos e promovemos o acesso dos estudantes ao mercado de trabalho por meio do núcleo de estágio e emprego, que capta vagas para as carreiras oferecidas pela UVA e orienta os alunos.”
Assessoria da Veiga de Almeida - UVA

Inserção dos alunos no mercado de trabalho

Campus Tijuca da UVA

Bom, não é segredo para ninguém que o objetivo final de entrar numa faculdade é conseguir alçar voos mais altos no mercado de trabalho, né?

Por isso, a Veiga de Almeida mantém projetos especialmente voltados para a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho.

“A Veiga prepara o aluno para ter sucesso na carreira, com uma formação focada em um corpo docente de destaque, composto por 50% de mestres, 48% de doutores e 2% de especialistas, além de atividades extraclasse que permitem que os alunos vivam experiências reais, semelhantes às que encontrará no mercado de trabalho, ao longo da sua formação”, ressalta Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da UVA.

Para estimular a construção da carreira, o empreendedorismo, a responsabilidade social e a internacionalização, a UVA promove o ‘Mais (+) Mercado’, evento em que os alunos têm a oportunidade de vivenciar workshops variados durante uma semana, desenvolvendo competências e experimentando outras áreas do conhecimento, que não as que estão efetivamente cursando, a fim de enriquecer o processo de aprendizado. O evento recebe grandes empresas e profissionais, alunos e egressos para falar sobre profissões e desafios atuais nas mais diversas áreas de negócio.

Uma ótima oportunidade para ter certeza de que você está no caminho certo, né?

Outras atividades extracurriculares oferecidas são o programa de Mentoring, Oficinas de Currículos, Laboratórios de Competências (simulação de processo seletivo com feedback aos participantes), orientação profissional, programas de responsabilidade social universitária, entre outros.

Gente, imagina só que máximo ter a orientação de profissionais para escrever o seu currículo e treinar para entrevistas de emprego! Demais, né?

Outro diferencial para os alunos é a existência dos núcleos de formação profissional voltados ao desenvolvimento de atividades práticas pelos alunos, sempre supervisionadas por docentes. Entres eles, estão:

  • Núcleo de Práticas Jurídicas;
  • Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais;
  • Agência Criativa;
  • Núcleo de Empreendedorismo. 

A ações desenvolvidas nesses núcleos ocorrem por meio de parcerias com empresas privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos.

Os cursos também possuem iniciativas que contribuem para o entorno, ao mesmo tempo em que incentivam a prática profissional, como as palestras de prevenção realizadas pelo curso de Odontologia e o trabalho voluntário dos alunos de Nutrição para montagem do cardápio das crianças atendidas pela Casa Ronald McDonald.

“O compromisso da Veiga de Almeida é com a sociedade. Nosso objetivo vai além da formação de bons profissionais. O propósito da UVA é mudar pessoas para que elas transformem o mundo à sua volta. Para nós, o sucesso é mais do que um bom emprego, é o aluno saber empreender em sua carreira, qualquer que seja o caminho que queira seguir.”
Davino Pontual, vice-presidente de Mercado da UVA

Eventos acadêmicos

A formação de profissionais de sucesso na UVA passa também por atividades acadêmicas de incentivo à pesquisa.

Nesse sentido, a Veiga de Almeida oferece aos seus alunos uma série de atividades que fazem parte do processo de construção do conhecimento e que permitem ao máximo a experiência prática do que é discutido em sala de aula.

Fazem parte dessas atividades:

  • Mais de 200 eventos realizados anualmente em todos os campi;
  • Visitas técnicas;
  • Projetos que incentivam a iniciação científica por meio de pesquisa;
  • Estímulos à construção da carreira.

Entre os destaques está o PIC UVA – Programa de Iniciação Científica da UVA – que incentiva a pesquisa entre os alunos desde os primeiros períodos da graduação.

Todos os anos, centenas de trabalhos são desenvolvidos e apresentados em todos os campi em linhas de pesquisa abertas pelos professores.

Muitos projetos transformam-se na base de estudo dos alunos por toda a carreira, sendo continuados nas especializações, mestrado e até mesmo doutorado.

Intercâmbio internacional

Os alunos da UVA têm uma porta aberta para o mundo através da Rede Ilumno. As vivências internacionais são facilitadas pelo fato de a Veiga de Almeida fazer parte dessa Rede, que está presente em oito países.

Atualmente, são 14 instituições de Ensino Superior presentes em países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, França, México, Panamá e Paraguai, com as quais a UVA troca experiências e melhores práticas. Os alunos têm a oportunidade de estudar um período de suas graduações nessas universidades parceiras.

“Apresentamos total suporte aos alunos participantes dos programas de intercâmbio oferecidos pela UVA, seja antes, durante ou depois da viagem, possibilitando aos alunos a homologação das disciplinas equivalentes”, garante a assessoria da universidade.

Bolsas de estudo na UVA

Gostou da Universidade Veiga de Almeida? Então deixa eu contar uma coisa pra você: no site do Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo de até 35% para cursos presenciais e EaD da UVA!

A UVA é uma das mais de 1.000 faculdades parceiras do Quero Bolsa e está no site oferecendo bolsas de estudo desde 2015. 

“Trabalhar em parceria com o Quero Bolsa significa unir duas grandes instituições em prol do acesso ao Ensino Superior de qualidade, para transformar vidas por meio da educação. E esse é o maior objetivo da Universidade Veiga de Almeida”, declara o vice-presidente de Mercado da UVA, Davino Pontual.

Dá uma olhada em alguns exemplos de cursos da UVA que ainda têm bolsas disponíveis:

Administração
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Ciências Contábeis
Direito
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Jogos Digitais
Jornalismo
Marketing
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Recursos Humanos
Relações Internacionais
Sistemas de Informação

MAIS CURSOS E BOLSAS DE ESTUDO NA UVA


Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe com seus potenciais futuros colegas de faculdade! Bons estudos e até a próxima edição do Universipedia, a enciclopédia das universidades! 😉

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54