CNU 2025: retificação do edital altera forma de pagamento, critérios de isenção e amplia cidades de prova
As mudanças envolvem os meios de pagamento da taxa de inscrição, a comprovação de hipossuficiência econômica e a ampliação das cidades onde serão aplicadas as provas do CNU 2025.
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) publicou hoje, 3 de julho, a primeira retificação do edital que regulamenta o Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025).
As mudanças envolvem os meios de pagamento da taxa de inscrição, a comprovação de hipossuficiência econômica e a ampliação das cidades onde serão aplicadas as provas.
Veja os principais pontos da retificação:
1. Alterações nos meios de pagamento da taxa de inscrição
O prazo final para o pagamento da taxa segue sendo até as 23h59 do dia 21 de julho de 2025, mas as formas de pagamento foram atualizadas:
PagTesouro: será possível pagar por Pix, cartão de crédito ou boleto GRU.
O pagamento via boleto GRU só poderá ser feito pelo Banco do Brasil.
A opção por cartão de crédito pode ter incidência de tarifas cobradas pela operadora.
O Pix poderá ser feito por QR Code ou código copiado, utilizando instituições financeiras do próprio candidato ou de terceiros.
O edital reforça que os candidatos devem se atentar ao funcionamento de agências bancárias, aplicativos e feriados locais, a fim de garantir o pagamento no prazo.
Foi suprimida a obrigatoriedade de informar o Número de Identificação Social (NIS) para comprovar a condição de hipossuficiência econômica no momento da inscrição.
Agora, a comprovação da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) será feita sem necessidade de o candidato informar o NIS.
A indicação de municípios, que receberão o concurso no estado de Goiás, foi ampliada e passou de 9 para 17 cidades com aplicação de provas. Foram incluídos os seguintes municípios:
Águas Lindas de Goiás
Cidade Ocidental
Formosa
Luziânia
Novo Gama
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Valparaíso de Goiás
Essas cidades se somam a outras já previstas, como Goiânia, Aparecida de Goiânia e Rio Verde.
As provas serão aplicadas em 236 municípios distribuídos por todos os estados e pelo Distrito Federal.
Antes da retificação, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) havia divulgado uma lista com 228 cidades como sedes do certame.
Se você se interessa e pensa em fazer um curso de faculdade ou até mesmo uma pós-graduação em uma área diferente de onde formou, pela Quero Bolsa você tem acesso a bolsas de estudo de até 80% de desconto em milhares de faculdades do país!
Para ver as ofertas disponíveis, basta acessar o botão abaixo: