
CNU 2025: tudo que você precisa saber faltando dois meses para a prova
Juliana Gottardi | 05/08/25Fique atento ao cronograma, revise o conteúdo atualizado e não perca a oportunidade de garantir uma vaga no serviço público federal
Fique atento ao cronograma, revise o conteúdo atualizado e não perca a oportunidade de garantir uma vaga no serviço público federal
O Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está se aproximando e faltam dois meses para a realização da prova objetiva. Considerado o “Enem dos Concursos”, essa edição conta com mais de 760 mil inscritos e uma oferta de 3.652 vagas em 32 órgãos de diferentes esferas.
Leia mais: CNU 2025: o que são eixos temáticos?
+ CNU 2025: veja os cargos com os maiores salários
A seguir, veja o que esperar do CNU 2025, incluindo as últimas retificações no edital e detalhes sobre o cronograma.
A quarta retificação do edital do CNU 2025 foi publicada nesta terça-feira (5). Entre as alterações, estão mudanças na estrutura das provas, conteúdo programático e exigências de formação para diversos cargos.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Com inscrições encerradas, o CNU 2025 registrou um número de 761.528 candidatos de todas as regiões do Brasil.
O concurso é visto como uma oportunidade de acesso à carreira pública, com 3.652 vagas distribuídas em 32 órgãos federais. Do total de vagas, 3.144 são para nível superior e 508 para nível intermediário, com a promessa de democratizar o acesso ao serviço público em todas as partes do país.
A prova objetiva ocorrerá em 5 de outubro de 2025. Para o nível superior, os inscritos terão que responder a 90 questões, enquanto o nível intermediário será composto por 68 questões. As provas serão aplicadas em 228 locais em todo o Brasil, refletindo o caráter nacional do certame.
O processo seletivo é dividido em diversas fases, sendo que a primeira inclui:
O CNU 2025 é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob a coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e do Ministério da Gestão e Inovação (MGI). O concurso segue as normativas do Decreto nº 12.526, que define a governança e assegura a integridade do certame.
A Quero Bolsa oferece 80% de desconto em cursos de pós-graduação. Para quem busca se qualificar ainda mais, seja para aumentar as chances de aprovação em concursos futuros ou aprimorar sua formação após conquistar uma vaga, essa é uma forma de investir no desenvolvimento profissional sem pesar no bolso.
Veja algumas instituições de ensino parceiras: