A escolha da profissão certa é uma decisão que costuma gerar dúvidas entre os estudantes do ensino médio. Nesta etapa da vida, os alunos ainda não conhecem o mercado de trabalho e se sentem inseguros para fazer escolhas relacionadas à carreira.

É comum, por exemplo, que o adolescente fique dividido entre duas áreas de atuação totalmente distintas, como medicina e engenharia. Afinal, sabemos que a adolescência é uma fase repleta de dúvidas e muitas novidades.
Veja também:
+ Encontre bolsas de estudos para o ensino básico
Neste sentido, as escolas e os responsáveis têm grande relevância para auxiliar os jovens neste momento de expectativas e incertezas.
A opção mais adequada para ajudar os adolescentes na escolha de uma profissão é por meio de conversas, informação e pesquisas sobre os cursos de graduação.
5 dicas para ajudar seu filho a escolher a profissão certa
1 – Ajude seu filho no autoconhecimento
Primeiramente, os pais devem evitar excesso de pressão sobre os filhos ou até mesmo a imposição de uma faculdade. A escolha da carreira é um momento desafiador e por isso mesmo deve ser feito com muita sabedoria.
Muitos especialistas de Recursos Humanos orientam que, uma boa forma de escolher a profissão certa, é por meio do autoconhecimento.
Sendo assim, os responsáveis devem incentivar os filhos a entenderem suas preferências, seus gostos e suas habilidades. Geralmente, isso é percebido ao longo da infância e fica ainda mais evidente durante o crescimento.
Um exercício interessante que pode ser feito pelo estudante é responder as seguintes questões:
-
Quais matérias eu sempre tive mais facilidade em estudar?
-
Quais são os meus talentos?
-
Quais tipos de livros eu mais gosto de ler?
-
Quais tarefas eu me sinto confortável em realizar?
-
Existe algum profissional ou pessoa que eu me inspiro?
-
Qual área ou atividade eu não tenho nenhum tipo de interesse?
-
Quais assuntos despertam minha curiosidade?
2 – Incentive seu filho a conversar com profissionais da área
Outra recomendação que costuma ajudar jovens durante a escolha de uma profissão são as conversas com profissionais experientes do mercado de trabalho ou outros universitários.
Se o seu filho quer estudar medicina, ele pode visitar hospitais ou universidades para observar o trabalho dos médicos residentes. Ele também deve manter contato com estagiários de clínicas e conversar com pessoas do ramo da saúde.
O mesmo vale para as áreas de direito, enfermagem, administração, pedagogia, finanças etc. Esse contato mais próximo ajuda os estudantes a identificarem os pontos positivos e negativos de cada profissão.
3 – Testes vocacionais podem ajudar
Para escolher a profissão certa de forma consciente, os alunos também podem buscar ajuda de psicólogos que ofereçam testes vocacionais.