logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

Como ajudar uma criança que está aprendendo a ler?

por Yuri Marques em 21/10/22 1,9 mil visualizações

aprendendo a ler

Seu filho está aprendendo a ler? Essa fase costuma ser marcante para a família, afinal, os pais adoram acompanhar e contribuir com esse processo, enquanto que a criança normalmente se mostra interessada e curiosa para aprender cada vez mais. 

Dominar a leitura é uma habilidade extremamente importante, a qual contribui diretamente para a vida sociocultural de qualquer indivíduo. Tanto que quando uma criança apresenta dificuldades no aprendizado, é feita uma investigação particular sobre o que pode estar atrapalhando, levando em consideração fatores familiares ou que podem estar relacionados com o ambiente escolar. 

Aprender a ler é uma etapa que desperta a ânsia nos pequenos em conseguir ler as histórias preferidas, mas que também causa o mesmo sentimento nos responsáveis, que esperam pelos resultados e se preocupam com qualquer eventualidade. 

Como ensinar a ler?

Apesar de haver meios pedagógicos para a alfabetização, a família pode dar um "empurrãozinho" antes mesmo das crianças terem contato com a leitura no colégio. Algumas dicas e truques costumam ser efetivos e podem ser testados em casa. 

Comece mostrando a diferença entre letras, símbolos e desenhos. Você não precisa ensinar, detalhadamente, qual a função de cada acento na língua portuguesa; mas não deixe de ressaltar a importância desses recursos e a diferença que eles fazem nas palavras.

Ao ler um livro para seu filho, deixe ele acompanhar cada frase. Você pode usar o dedo para indicar as linhas que está lendo, para que ele siga com os olhos. Esse é um jeito da criança reconhecer a ordem da leitura, que no nosso caso, é da esquerda para a direita. 

Leia também: + Jogos de alfabetização: é possível aprender brincando?

Quando o pequeno já estiver familiarizado com o alfabeto, destaque quais são as vogais e o que elas significam no idioma. Proponha brincadeiras relacionadas às letras e incentive esse reconhecimento em qualquer lugar. Alguns jogos e brinquedos também podem estimular esse aprendizado. 

Livros temáticos e gibis costumam chamar a atenção das crianças, e se o seu filho se mostrar interessado, invista nesse tipo de recurso. Além disso, lembre-se que você deve ser um exemplo para ele, então pratique constantemente a leitura ao lado do mais novo. 

Quando as crianças começam a ler? 

Muitos papais e mamães se preocupam com o desenvolvimento dos filhos em relação à leitura. É preciso ressaltar que esse é um processo individual de cada criança e que começa com o reconhecimento das letras, passando para a formação das palavras e associação aos sons. 

A partir dos cinco anos de idade, algumas crianças já começam a decifrar palavras. Isso varia de acordo com os estímulos recebidos, principalmente em casa, já que na escolinha ainda está sendo feita a familiarização com o alfabeto e números. 

É a partir dos anos iniciais, quando a criança estiver por volta dos sete anos, que se inicia oficialmente o processo de alfabetização nos colégios. Além da leitura, a escrita também passa a ser trabalhada paralelamente. 

Quanto tempo leva para a criança aprender a ler? 

É recomendado que o ciclo de alfabetização e letramento não seja interrompido. Nas escolas, ele é aprofundado durante todo o ensino fundamental I. A idade em que o aluno começa a ler pode influenciar no tempo que ele levará para adquirir essa habilidade com firmeza. 

Leia também:
+ 10 livros infantis ilustrados em PDF para download gratuito

Entretanto, não há um prazo específico para que o aluno aprenda a ler. Essa é uma funcionalidade que pode variar de acordo com as particularidades de cada um, inclusive questões sociais e psicológicas. Por conta disso, o papel da escola se faz tão importante em acompanhar e auxiliar a criança no período em que ela está adquirindo essa competência. 

5 atividades para aprender a ler 

1) Ligue as figuras aos nomes 

O uso de imagens é essencial para quem está aprendendo a ler, já que facilita a associação de uma informação com a outra. A percepção visual é um dos principais métodos utilizados nas atividades de leitura e escrita, por isso, você pode buscar por exercícios com figuras cotidianas na vida da criança, como animais, comidas, cores e brinquedos.

2) Qual a inicial? 

Essa pode ser uma das primeiras tarefas, já que o foco é apenas trabalhar com as iniciais. Imprimir letras grandes e fazer colagens com palavras que começam com ela também serve para estimular a criatividade da criança, além da memorização.

3) Junte as letras e forme sílabas

Para os pequenos que já estão um pouco mais avançados, o reconhecimento de sílabas pode ser introduzido. Nesta atividade, é válido praticar a pronúncia de cada sílaba, para facilitar quando eles precisarem lembrar dos sons. 

4) Encontre a letra

Essa tarefa é como um caça-palavras, mas um pouco mais simples. É ideal para as crianças que estão tendo o primeiro contato com o alfabeto e têm dificuldade para diferenciar letras. Aliás, esse tipo de atividade pode ser feita até mesmo quando for introduzida as letras cursivas no aprendizado do estudante. 

5) Complete as palavras 

Seja com sílabas ou apenas letras, essa atividade pode variar com o nível de dificuldade. Inicie com palavras mais curtas, com no máximo três ou quatro letras. Conforme a criança for avançando, coloque mais letras ou até mesmo sílabas para serem preenchidas.

Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54