
Não vai ter mais licenciatura EAD? Entenda o que diz decreto do MEC
Isabella Baliana | 22/05/25O novo decreto do MEC proíbe a licenciatura 100% EAD; entenda como ficam os estudantes e quais os novos critérios para cursos de licenciatura no país.
Hoje, venho compartilhar um pouco do que rolou na volta às aulas na Universo. No dia 8 de agosto, dei início a mais um período do curso de Enfermagem.
Estou começando o sexto semestre com muita animação e uma grade de disciplinas um pouco mais corrida. Faço algumas disciplinas no período noturno e matutino. O dia do estágio também é intenso. Na disciplina Vivências III, a atuação em uma UBS – Unidade Básica de Saúde, de quinze em quinze dias, está trazendo muito aprendizado, com a aferição de pressão arterial, a realização de curativos e a aplicação de injeções.
Logo de cara, a Universo promoveu algumas atividades interessantes, como ações sociais em Guapimirim-RJ e em Papucaia-RJ. O transporte foi fornecido pela própria universidade para que os alunos pudessem realizar a aferição de pressão e o autoexame de mama.
Os estudantes que participaram das ações receberam 12 horas de carga horária, que podem ser abatidas na carga horária obrigatória de 150 horas que devem ser cumpridas ao longo do semestre.
Outro grande evento que a universidade promoveu na ocasião contou com a parceria com o projeto Capacita Mulher. O curso Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia foi ministrado pelo enfermeiro Glauber Amancio.
Acredito que ações como essas ajudem bastante os estudantes no desenvolvimento da prática da profissão. Elas acabam trazendo uma perspectiva diferente para o aprendizado da sala de aula e motivam os alunos logo no início do semestre.
E você? O que achou da iniciativa? Você tem o hábito de participar de atividades como essas?