2º Passo: Hora da Prática
Com a parte documental pronta e o aval da escola e do professor regente, o estagiário inicia seu período de observação, que totaliza seis dias com quatro horas cada.
Após esses dias, o aluno/estagiário, sob orientação de seu supervisor de campo e do professor da turma, planeja seis aulas com quatro horas de duração cada, para aplicar no período da regência de classe.
Lembrando que a Unopar deixa claro que registro fotográfico das crianças só é possível com a autorização dos pais. Depois de planejar e preparar o material didático necessário, o aluno aplica as aulas, registrando todo esse processo em forma de diário para inserir e enriquecer seu relatório final.
3º Passo: Relatório de Estágio
A terceira e última etapa é registrar todo o processo do estágio em forma de relatório, em que a Universidade já disponibiliza um template já todo formatado e pré-definido, para o aluno só inserir as informações.
O mesmo é obrigatório, individual e será avaliado, sendo que precisa ter fundamentação teórica e não pode conter plágio. O aluno também precisa levar uma ficha de avaliação, em que o regente da turma atribuirá notas para seu desempenho e uma ficha de acompanhamento, um documento que registrará todas as atividades e suas respectivas cargas horárias.
Todos estes documentos devem ser assinados, carimbados e escaneados pelo polo, menos o relatório, que deverá ser postado no prazo estipulado.
Parece difícil, mas não é! Afinal, o aluno tem uns 3 meses para fazer todo esse processo com calma. Todo o percurso totaliza 100 horas, sendo que são 52 horas na escola e 48 para realização de atividades. É o começo da segunda metade do curso e cada degrau nos levará ao título de licenciados em pedagogia.