Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como entrar em uma faculdade pública

por Natália Plascak Jorge em 15/03/18 50 mil visualizações

Atualizado em 28/02/2020

Quando as pessoas dizem que a vida é feita de escolhas, é fácil perceber e se identificar com várias situações, inclusive, a de entrar em uma faculdade pública, certo? Podem ser muitos anos de cursinho, bastante foco e um considerável número de horas de estudo para conseguir alcançar esse objetivo.

faculdade publica

Com o passar dos anos, as mudanças no acesso ao Ensino Superior não alteraram a dificuldade de ser aprovado em uma faculdade pública, afinal, o número de vagas nessas instituições não acompanhou o crescimento da demanda, gerando ainda mais disputa no processo seletivo.

Enquanto nas universidades públicas existem apenas 835.569 vagas para graduação, nas universidades particulares a oferta de vagas é extremamente maior. São 12.693.532 vagas, segundo o Censo da Educação Superior 2018.

O que muita gente ainda não sabe é que existem mais formas de se entrar em uma faculdade pública além do vestibular convencional. Confira!

Formas de entrar em uma faculdade pública

Sisu

A criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em 2009, trouxe para os estudantes brasileiros a possibilidade de entrar em uma faculdade pública usando a nota do Enem

O candidato faz a inscrição em um sistema em duas opções de curso em universidades que aderiram ao programa e acompanha o resultado. Tudo isso via internet. Isso fez com que os candidatos pudessem se candidatar às vagas de universidades de outros estados sem precisar se deslocar para fazer o vestibular.

“Para entrar na Unifesp, utilizei o Sisu. Acho que é um sistema que facilita o processo seletivo para várias universidades. Isso faz com que seja concorrido também. É preciso ficar atento a alguns pontos para adotar a melhor estratégia na hora da inscrição.” Danilo Montilla, estudante aprovado em Engenharia de Materiais na USP, Unifesp e Unesp.

Ao longo dos anos, o número de instituições que aceitam o Sisu vem aumentando. Por isso, se você pretende entrar em uma universidade pública, procure saber quais são essas instituições e tente garantir uma boa nota no Enem.

faculdade pública
Dados referentes ao Sisu 2018.1 (Fonte: MEC)

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica que aderiram ao Sisu têm vagas reservadas para estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas.

Veja também: Como funciona o Sisu

Por isso, em determinados cursos, podem existir três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas e vagas de ações afirmativas da instituição. No momento da inscrição, deve-se escolher uma dessas modalidades, por isso é importante prestar bastante atenção.

Acesse: Simulador de notas do Enem

Vestibular seriado

Para aqueles que preferem encarar as provas sempre ao final de cada ano do Ensino Médio, existe a possibilidade de participar dos vestibulares seriados. Algumas universidades adotam esse método, como a Universidade Federal de Juiz de Fora, por exemplo.

Nesse vestibular, a prova vale 1300 pontos. No primeiro ano, a soma que você conseguir é multiplicada por dois, sendo o máximo de 240. O segundo, por 3, e o máximo é 360. E o terceiro por 5, sendo o máximo 700. O terceiro é o mais forte na nota e já contém matérias específicas dependendo do curso que você escolher. 

Um ponto positivo nesse caso é a segmentação de conteúdo. Você faz a prova com os assuntos vistos no Ensino Médio ao concluir cada ano.

“É uma prova muito diferente. Acredito que ela exija um preparo um pouco mais exclusivo. É interessante para quem estuda bastante no Ensino Médio, porque ela demanda essa bagagem. Consultei o conteúdo programático de cada módulo no site e peguei as provas anteriores para me adaptar ao estilo diferente da prova. Apesar de ser específica, é uma prova um pouco mais flexível, que permite você se esforçar mais e melhorar ao longo dos anos.” Sofia Lucas, aprovada em Medicina, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vestibular convencional

Quem quer entrar em uma universidade pública também pode prestar o vestibular convencional da instituição desejada. A concorrência vai depender do curso escolhido e da universidade em questão. O processo seletivo pode acontecer anual ou semestralmente. Isso vai depender da universidade.

A aplicação das provas pode ser em uma ou duas fases. A primeira fase, geralmente, apresenta questões de múltipla escolha. Ela funciona como uma etapa classificatória para a fase seguinte. Na segunda etapa, os candidatos enfrentam uma prova de acordo com a área de conhecimento do curso que optaram, com questões discursivas.

“O vestibular para faculdades públicas parece algo impossível. A sensação de ser aprovada foi a de missão cumprida. Ver o orgulho da minha família foi algo muito bom. Infelizmente, se você não tem uma boa preparação, é muito difícil de conseguir a aprovação.” Camilla Nogueira, aprovada em Engenharia de Materiais, na USP de Lorena.  

Política de cotas

As universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia reservam 50% das vagas por curso e turno a alunos que tenham feito todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Veja: Como funciona a Lei de Cotas Raciais em universidades brasileiras?
Cotas raciais nas universidades: como saber se eu tenho direito a elas?

No preenchimento dessas vagas, ainda devem ser considerados critérios de renda e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os demais 50% das vagas são destinados à ampla concorrência.

faculdade pública
Fonte: MEC


Apesar de a lei ter sido sancionada em 2012, essa política ainda gera muita polêmica entre os estudantes. Ela deve ser revista em breve, conforme a legislação.

Art. 7º No prazo de dez anos a contar da data de publicação desta Lei, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. (Redação dada pela Lei nº 13.409, de 2016)

Quero Bolsa

É importante lembrar que a faculdade pública não é totalmente de graça como todo mundo imagina. As despesas com moradia e alimentação devem entrar nos cálculos feitos para avaliar a viabilidade de se estudar longe de casa. Por isso, é bom colocar tudo na ponta do lápis e verificar se será possível arcar com todos os custos dessa tomada de decisão.

Se você não conseguiu ser aprovado em uma universidade pública ou o orçamento familiar está apertado para você estudar em outra cidade, não desanime. Existem alternativas como o Quero Bolsa, que pode ajudar você a conseguir uma bolsa de estudo e conquistar o tão sonhado diploma.

Veja algumas das universidades abaixo:

No Quero Bolsa, você pode conseguir uma vaga com desconto e estudar pagando menos até o final do curso. São vagas com desconto de até 75% em mais de mil faculdades em todo Brasil.

Encontrar vagas com desconto

No Quero Bolsa, você ainda pode consultar várias informações sobre as faculdades e os cursos que você precisa para comparar e fazer a melhor escolha para a sua carreira. Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual curso fazer, o site também oferece um Teste Vocacional gratuito. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54