Compare instituições de ensino
Não menos importante é a escolha da instituição de ensino. Procure escolas técnicas que tenham boa reputação, corpo docente qualificado e que ofereçam uma infraestrutura adequada para o aprendizado prático. A qualidade do ensino técnico pode variar, por isso, considere visitar as instalações e conversar com alunos e ex-alunos.
Considere a modalidade do curso
Decida se um curso presencial, semipresencial ou à distância se adéqua melhor à sua rotina. Cursos técnicos à distância podem oferecer mais flexibilidade, o que é ideal para quem já está no mercado de trabalho e precisa conciliar os estudos com a jornada profissional.
Verifique certificações e reconhecimento do curso
Certifique-se de que o curso técnico escolhido é reconhecido pelo MEC e outras entidades reguladoras da educação. Além disso, verifique se o curso oferece certificações adicionais que podem ser um diferencial no mercado de trabalho.
Isso pode ser feito por meio do sistema Sistec. Confira como acessar e validar as instituições no texto abaixo.
+ Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?
Faça o Teste Vocacional da Quero Bolsa
Escolher o curso técnico requer reflexão e pesquisa, mas com os passos certos, você pode fazer uma escolha bem informada que impulsionará sua carreira para o próximo nível.
Se ainda estiver em dúvida sobre qual carreira seguir, considere realizar o Teste Vocacional da Quero Bolsa. A ferramenta é desenvolvida para relacionar seus interesses com áreas do conhecimento, de forma intuitiva e gratuita. Confira.
Faça o Teste Vocacional gratuito
Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa: