Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como escolher uma profissão: mundo do trabalho

por Maria Fernanda Alves em 25/10/19 350 visualizações

Depois investir um tempo na primeira etapa do processo de escolha profissional, o autoconhecimento, é hora de partir para uma das partes mais divertidas do processo, que é a etapa de explorar o universo do trabalho conhecendo as profissões, cursos superiores, faculdades, rotinas, etc.

Maaaas, antes de sair por aí pesquisando detalhes sobre todas as profissões é preciso vestir a "lente do seu eu", como falamos no último texto. E o que significa isso? Bem, algumas profissões têm características que podem te agradar e outras não, e é muito importante analisá-las considerando determinados aspectos.

Se você se conhece muito bem, essa tarefa pode ser até simples, mas sabemos que nem sempre é assim. Então vamos te dar algumas dicas sobre esse momento importante no processo de escolha profissional.

Uma atividade muito interessante que pode te ajudar o quadro de critérios de escolha. Nesse quadro constam algumas perguntas que você deve responder com muita sinceridade e as respostas te guiarão no momento de analisar profissões. Dá uma olhada:

Como escolher uma profissão

Parece complicado mas é bem simples, vamos te ajudar explicando item por item.

Para responder à pergunta "onde eu gostaria de trabalhar?" pense no ambiente de trabalho. Por exemplo, algumas profissões concentram a maior parte dos profissionais em escritórios (formais ou descontraídos), outras em hospitais, consultórios, laboratórios, etc. Tente se imaginar em um futuro próximo acordando todas as manhãs e passando boa parte do seu dia em alguns desses ambientes. Anote os ambientes que você acredita que se sentirá bem trabalhando.

Na segunda pergunta, "com o que eu gostaria de trabalhar"?, você deve considerar os objetos de trabalho. Por exemplo, se você quer trabalhar com pessoas, máquinas, pesquisas, números, esportes, etc. Anote todas as possibilidades que você acredita serem interessantes para você e que se sentiria bem fazendo.

Para responder à terceira pergunta, "fazendo o que e como", considere motivações pessoas e as formas de trabalho. Por exemplo, João quer trabalhar com pessoas ensinando-as matemática, Carine também quer trabalhar com pessoas mas curando-as de enfermidades, já Renata quer ajudá-las a solucionar problemas.

A quarta pergunta, "O que desejo obter de retorno do trabalho", te instiga a pensar sobras as diversas formas de retorno que diferentes ocupações proporcionam e quais dessas formas de retorno mais te agradariam. Por exemplo, algumas profissões oferecem remunerações altas, outras têm grande reconhecimento social, ou possibilitam inovações e pioneirismo, ou reconhecimento intelectual, etc.

A última pergunta do quadro, "quando e quanto tempo gostaria de trabalhar?, remete à intensidade da rotina de trabalho. Pense se gostaria de trabalhar de segunda à sexta, aos finais de semana, caga horária de trabalho, turno, etc.

Para essa atividade ser bem sucedida é preciso que você mobilize seu conhecimento sobre seus interesses, habilidades, valores e o sobre sua personalidade, a partir daí poderá relacionar o resultado de tudo isso ao que profissões oferecem.

O próximo passo é selecionar quais são as profissões a serem "investigadas" de acordo com o seu perfil.

Comece anotando todas as profissões que você já se interessou em algum momento da sua vida, inclua também nessa lista as profissões que despertam sua curiosidade, as que seus pais, familiares ou amigos recomendaram, a ideia é que a lista seja um pouco grande mesmo.

Caso você não conheça muitas profissões e queira abrir o seu leque de possibilidades há algumas ferramentas que podem te ajudar, como por exemplo a revista impressa "Profissões" do Guia do Estudante e o Guia de Profissões online e gratuito que pode ser acessado no site Quero Bolsa. 

Ah, você também pode aproveitar esse momento para realizar alguns quizzes ou testes vocacionais que se propõem a gerar uma lista de profissões que combinam com você de acordo com as suas respostas.

A Revista Quero tem um Teste Vocacional interessante que foi baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas do Howard Gardner, é gratuito e online. Inclua as profissões sugeridas pelos testes na lista que você está construindo.

A ideia é transformar essa lista gigante de profissões em uma lista com profissões que mais se aproximem do seu perfil, portanto, será preciso eliminar várias delas e vamos te ensinar como fazer isso.

Releia suas respostas do quadro de critérios de escolha e elimine as profissões que você já conhece o bastante para dizer "não tem nada a ver comigo", já as profissões da lista que você não conhece muito bem exigirão que você faça uma breve pesquisa sobre elas para decidir se elas permanecem ou não na sua lista. Lembre-se de sempre estar usando sua "lente do eu" durante a pesquisa, ok?

Depois desse processo de eliminação, que pode durar minutos ou horas, refaça a lista com as profissões restantes. O ideal é que essa lista tenha até dez profissões que você se interessa.


Agora que a sua lista de profissões está bem menor, é hora de aprofundar suas pesquisas.

Para não se perder no universo das informações, uma dica é organizar uma planilha simples no excel listando quais informações você gostaria de ter sobre cada profissão, uma espécie de roteiro de pesquisa.

Considere informações que envolvam desde o processo de formação até a estabilização no mercado de trabalho. Exemplos:

Detalhes sobre o curso de formação: como duração, instituições de ensino que o oferecem, grade curricular, concorrência, formas de acesso à faculdade, etc.

Detalhes sobre mercado de trabalho: como quais são os campos disponíveis para atuação, possibilidades de carreiras, remuneração, posição da profissão na atual situação econômica do país, etc.

Exemplo de tabela:


Duração do curso Faculdades que oferecem Grade Curricular  Nota de corte
Psicologia



Medicina



Enfermagem



Para obter as informações leia textos de blogs, vídeos no YouTube , ouça podcasts e também faça o que vamos indicar no tópico abaixo.


Uma atitude muito importante nesse momento é "partir pro mundo real". Como a internet facilita muito o acesso a informação, muitas vezes acabamos deixando coisas muito preciosas de lado que podem fazer toda a diferença no momento da escolha da profissão como, por exemplo, conversar com um profissional da área.

Disponha-se a procurar profissionais que atuem nas áreas de seu interesse, pergunte sobre a rotina, percalços, trajetória, etc. Tente também visitar faculdades que ofereçam o curso e assistir algumas aulas como ouvinte, converse com alunos e professores da área. Explore o máximo que puder. 

Quanto mais informações você tiver sobre as profissões menores são as chances de você se deparar com surpresas desagradáveis no futuro.


Agora que você já avançou sobre as etapas de autoconhecimento e pesquisa sobre o mundo do trabalho, está na hora de se preparar para tomar uma decisão. Esse será o tema do terceiro e último texto dessa série que tem o intuito de te ajudar a sentir-se mais seguros diante dessa importante decisão.

Se você está gostando dessa série, deixe um comentário!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54