
Episódio do Foco Certo Cast traz pesquisadora de futuros
Natália Plascak | 26/11/25Confira os insights de Andréia Matos no Foco Certo Cast sobre futuros, narrativas e desenvolvimento profissional.
Fazer uma graduação está bem mais fácil hoje do que há 30 anos. As possibilidades são imensas, mas como você acha que um curso assim pode te beneficiar? A resposta para essa pergunta é: em todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.
Por mais que a minha rotina seja muito cheia de atividades (atualmente, estou tentando dar conta da faculdade e do estágio) e o cansaço seja imenso, tenho certeza de que estou dando um grande salto em minha vida. Uma pesquisa realizada com ex-alunos da Universidade Estácio de Sá, em abril de 2015, revela que uma pessoa graduada possui 78% mais chances de conseguir um emprego e dobrar o salário.
Abaixo, você pode conferir cinco dicas de quem teve que fazer essa escolha para começar uma graduação e investir nos estudos.
Definir o curso é o primeiro grande passo. São muitas possibilidades de carreiras que você pode escolher. Pense sempre nas áreas em que você tem mais afinidade. Aquela história de que profissão X dá mais dinheiro que a Y pode levar a grandes frustrações. Escolha o curso que você realmente goste. Eu tive várias dúvidas na hora de escolher, mas levei em conta tudo aquilo que eu tinha mais facilidade e gostava de fazer. Hoje, sei que essa decisão foi muito acertada.
As modalidades de ensino EaD ou presencial estão disponíveis para os mais variados estilos de vida. Você pode escolher a que mais se encaixa no seu perfil. O ensino presencial é ideal para aqueles que dispõem de tempo para estarem todos os dias na faculdade. Já o ensino a distância é justamente o contrário. Ele é ideal para aqueles que possuem uma rotina mais agitada e precisa de horários mais flexíveis. Eu já tive a oportunidade de estudar das duas formas e posso dizer que essas experiências foram válidas de diversas formas. O importante é estudar.
Por fim, vá em frente em busca dos seus sonhos! Não deixe para depois o que você pode começar hoje. Não desista, persista sempre! Às vezes, só enxergamos as dificuldades. Os obstáculos são imensos, mas a vitória também pode ser maior ainda.Lembro-me sempre da frase de Martin Luther King Jr.:
“Dê o primeiro passo na fé. Você não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo.”