Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Como escolhi minha graduação

O Guia da Faculdade Hans Moura compartilha cinco dicas do que levou em conta na hora de escolher uma graduação.

Fazer uma graduação está bem mais fácil hoje do que há 30 anos. As possibilidades são imensas, mas como você acha que um curso assim pode te beneficiar? A resposta para essa pergunta é: em todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Por mais que a minha rotina seja muito cheia de atividades (atualmente, estou tentando dar conta da faculdade e do estágio) e o cansaço seja imenso, tenho certeza de que estou dando um grande salto em minha vida. Uma pesquisa realizada com ex-alunos da Universidade Estácio de Sá, em abril de 2015, revela que uma pessoa graduada possui 78% mais chances de conseguir um emprego e dobrar o salário.

Abaixo, você pode conferir cinco dicas de quem teve que fazer essa escolha para começar uma graduação e investir nos estudos. 

  1. Defina o curso

    Definir o curso é o primeiro grande passo. São muitas possibilidades de carreiras que você pode escolher. Pense sempre nas áreas em que você tem mais afinidade. Aquela história de que profissão X dá mais dinheiro que a Y pode levar a grandes frustrações. Escolha o curso que você realmente goste. Eu tive várias dúvidas na hora de escolher, mas levei em conta tudo aquilo que eu tinha mais facilidade e gostava de fazer. Hoje, sei que essa decisão foi muito acertada.

  2. Escolha a faculdade

    Escolher em qual faculdade você quer estudar é muito importante. Poderá ser nela que você passará os melhores anos da sua vida. Visite a instituição de seu interesse e conheça suas instalações, como os laboratórios, a biblioteca, o auditório e o atendimento ao aluno. Com certeza, sua decisão poderá ser mais consistente tendo conhecimento de tudo. Eu fiz exatamente isso e percebi que foi a melhor coisa. 
  3. Aposte em uma bolsa de estudo

    Existem muitas opções para conseguir uma bolsa de estudo. As mais conhecidas estão relacionadas a programas do governo como o Programa Universidade para Todos (Prouni), por exemplo. Para isso, você precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingir uma pontuação específica. Fique de olho nas exigências e no cronograma de inscrições. O sistema menos burocrático que eu conheço e já utilizei é o do Quero Bolsa. Conseguir uma bolsa de estudo pelo site é muito fácil e não há burocracia. Você só precisa pagar uma taxa de pré-matrícula, que por sinal é muito baixa, e pronto! Você será guiado até entrar na faculdade!
  4. EaD ou presencial?

    As modalidades de ensino EaD ou presencial estão disponíveis para os mais variados estilos de vida. Você pode escolher a que mais se encaixa no seu perfil. O ensino presencial é ideal para aqueles que dispõem de tempo para estarem todos os dias na faculdade. Já o ensino a distância é justamente o contrário. Ele é ideal para aqueles que possuem uma rotina mais agitada e precisa de horários mais flexíveis. Eu já tive a oportunidade de estudar das duas formas e posso dizer que essas experiências foram válidas de diversas formas. O importante é estudar.

  5. Dê o primeiro passo

Por fim, vá em frente em busca dos seus sonhos! Não deixe para depois o que você pode começar hoje. Não desista, persista sempre! Às vezes, só enxergamos as dificuldades. Os obstáculos são imensos, mas a vitória também pode ser maior ainda.Lembro-me sempre da frase de Martin Luther King Jr.:

“Dê o primeiro passo na fé. Você não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo.”

Gdf300 x200@2x 98267e60773517d561a00efad081d78b60a3e6b6b16d7cff47eca6e2c74cdab4

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações