Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estudar uma disciplina que não gosta em 5 passos

por Giovana Murça em 17/07/19 1,1 mil visualizações

O professor explica um conceito complicado para a sala toda, você não entendeu nada e no final ele faz a fatídica pergunta: “Alguém tem alguma dúvida?”. Você levanta a mão? 

como estudar uma disciplina que nao gosta enem

Pode ter certeza que muitas pessoas ficaram cheias de dúvidas, mas a vergonha faz com que todos fiquem quietos e finjam que entenderam a matéria. Quem nunca? 

Acontece que, ao fazer isso, você vai acumulando dúvidas e mais dúvidas que no começo eram simples, mas que agora parecem uma bola de neve gigante. Sem entender conceitos importantes, é bem provável que seu rendimento na disciplina caia e você desanime com os estudos, acreditando que não tem capacidade para entender a matéria. 

Entretanto, o vestibular se aproxima e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras provas cobram todas as áreas do conhecimento. Não é possível simplesmente tirar da rotina de estudos a matéria que não gostamos. É preciso encarar de frente essas matérias que parecem que nunca vão entrar na cabeça!

Todos têm dificuldades

Primeiramente, saiba que é comum criar bloqueios a determinadas matérias, seja por um professor que não explicava de forma legal, por deixar acumular várias dúvidas pequenas ou por questão de afinidade.

“Muito da autoestima baixa do estudante que tem dificuldade é porque ele acha que só ele tem dificuldades, mas não é isso. Todo mundo tem dificuldades em matérias específicas”, garante Anderson Weber, coordenador geral do Colégio Mater Amabilis.

como estudar uma disciplina que nao gosta enem

As matérias de Exatas e de Ciências da Natureza são as que os estudantes mais costumam ter dificuldade. “Um dos fatores disso é o encadeamento de conceitos. Se um tópico não foi compreendido totalmente, o aluno terá sérias dificuldades em entender o conteúdo seguinte”, explica Anderson. A linguagem matemática também é outro fator de dificuldade, completa a Fernanda Vernier, professora de Biologia do Colégio Anglo São Paulo.

Como estudar o que não gosta?

Estudar já não é uma tarefa fácil, imagine as matérias que você tem mais dificuldade? Para te ajudar, os professores Anderson e Fernanda elencaram 5 passos para você encarar as disciplinas que não gosta. Confira!

1. Defina seu objetivo

Antes de tudo, é necessário que você saiba quais disciplinas ou conceitos têm mais dificuldade. A professora Fernanda recomenda selecionar somente os temas mais prováveis de cair na prova e matérias que estão um pouco esquecidas, mas que, com algum esforço, você será capaz de lembrar e garantir uma pontuação melhor. 

Leia também: Quais são as matérias que mais caem no Enem?

“Seria perda de tempo, próximo da prova, usar todo o seu esforço para aprender apenas um tópico, quando com o mesmo tempo disponível você poderia dominar três que estão mais próximos de serem compreendidos”, afirma a professora.

2. Procure ajuda de alguém

como estudar uma disciplina que nao gosta enem
"Oh meu Deus. Eu preciso de ajuda"

Com ajuda, tudo fica mais fácil. Procure um professor, amigo que saiba a matéria ou, até mesmo, professores em canais do Youtube. Eles poderão indicar um ponto de partida, teorias e exercícios básicos, “além de fornecer uma boa base, servem como motivação para que você continue estudando e se aprofundando no assunto”, completa Anderson.

Confira: 17 canais do YouTube para estudar para o ENEM de graça

3. Pratique o máximo que puder

Para aperfeiçoar o seu rendimento, é necessário treinar. Comece com exercícios básicos e aos poucos vá aumentando a dificuldade. “Quanto mais exercícios, melhor. Depois leia enunciados e resoluções de problemas mais elaborados e tente refazer a questão, sem olhar”, sugere o coordenador Anderson.

4. Estabeleça metas e recompensas

Manter o foco nos estudos é um desafio até nas matérias que a gente gosta. Para conseguir focar e render nas matérias que não gosta, é preciso definir exatamente o tempo que você poderá se dedicar a elas e se afastar das distrações, como o celular. 

A dica da professora Fernanda é estabelecer recompensas para o cumprimento das metas. Relacionar os estudos com situações prazerosas, como passear ou assistir sua série favorita, pode aumentar as chances de se manter focado.

“Em qualquer atividade, é mais fácil manter o foco quando o esforço está associado a uma recompensa. Uma das dificuldades de nos mantermos focados estudando para o vestibular é que a recompensa será apenas no final do ano. Se não gostamos da matéria, então é possível não termos nem mesmo a recompensa de estarmos aprendendo temas que nos interessam”, afirma Fernanda. 

5. Torne o estudo mais leve

Se você sentar para estudar de mau humor, acreditando que não consegue aprender ou só pensando em terminar logo, seu cérebro irá se fechar para o novo aprendizado e os estudos podem se tornar uma verdadeira tortura. Então, antes de estudar, faça coisas que melhoram seu humor, como tomar banho, se alimentar, ouvir uma música, e procure um local de estudos calmo e limpo.

Caso você fique ansioso para saber quanto tempo já estudou ou quando falta para acabar, a sugestão da professora Fernanda é escolher uma lista de músicas para ser sua trilha sonora de estudos. “Como a lista se torna conhecida, você já vai dando para o seu cérebro a pista de quanto tempo falta para acabar.

como estudar uma disciplina que nao gosta enem

Se quiser, você pode ir acrescentando mais uma música na lista, aumentando assim seu tempo de estudo”, indica. Mas as músicas não devem te atrapalhar, ok? Escolha músicas que você não conheça a letra e evite melodias melancólicas.

Não desanime

Lembre-se: você não irá aprender tudo do dia para a noite. Com a prática, você irá melhorar aos poucos. Estabeleça suas metas e se esforce, sem se comparar com os demais alunos, afinal, todos têm dificuldades. “Você é muito mais do que o seu desempenho nos vestibulares e conquistas e fracassos não definem quem somos”, incentiva Fernanda.

como estudar uma disciplina que nao gosta enem
Todos têm dúvidas!

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2019

Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mêse comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54