Ao chegar ao terceiro ano ou concluir o Ensino Médio, a palavra que aterroriza a maioria dos estudantes é vestibular.
E não é à toa. Por mais que você se empenhe nos seus anos de ensino básico, o vestibular é uma prova que exige não só um vasto conteúdo, mas também o domínio desse estilo de prova.
Para melhor se preparar para provas como Enem, Fuvest, Vunesp e Unicamp, os estudantes recorrem aos famosos cursos pré-vestibular, mais conhecidos como cursinhos. Entretanto, boa parte desses cursos são particulares e têm mensalidades que não cabem no bolso de muitas pessoas.
Mas, nada de desânimo! Ainda é possível estudar para o vestibular num cursinho de qualidade e, o melhor, de graça. Confira!
Cursinhos comunitários
Uma das formas de conseguir se preparar para o vestibular de forma gratuita é procurar as instituições de ensino e organizações sociais da sua cidade. Muitas universidades, principalmente as públicas, têm projetos de extensão como cursinhos preparatórios.
Os projetos de extensão comunitária são uma das responsabilidades da universidade e têm como finalidade difundir os conhecimentos gerados nas instituições para a comunidade. Os cursinhos populares têm a missão de democratizar o ensino, ajudando mais pessoas a se prepararem para o temido vestibular e realizarem o sonho de entrar na faculdade.
Estudantes do Cursinho Principia, da Unesp de Bauru, durante aulão de atualidades (Foto: Divulgação/Cursinho Principia)
Além da preparação para as provas, por meio das aulas, oficinas e debates, os professores desses cursinhos buscam formar cidadãos críticos, autônomos e participativos. Em muitos cursinhos, os estudantes também contam com orientação profissional e atendimento psicológico para lidar com esse momentos de dúvidas e pressões.
Em geral, os cursinhos comunitários priorizam alunos de baixa renda e de escola pública. As inscrições acontecem no começo e meio de cada ano. Alguns deles aplicam uma prova de seleção, devido a grande procura.
Para mais informações ligue ou acesse o site das instituições da sua cidade. A Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) disponibiliza a lista de cursinhos comunitários em suas páginas, por exemplo. Confira esses e outros cursinhos:
Outra forma de estudar sem gastar é pesquisar por concurso de bolsas em cursinhos particulares da sua cidade. Por meio de provas de seleção, as escolas oferecem bolsas de até 100% para os melhores colocados.
Confira algumas escolas que oferecem concurso de bolsa:
Os cursinhos online são uma grande oportunidade para os alunos que trabalham e estudam ou não têm tempo e condição de se deslocar até as aulas presenciais. Por outro lado, os cursinhos a distância também exigem mais disciplina por parte dos estudantes.
Os canais de cursinhos particulares ou de professores no YouTube também podem ser muito úteis no estudo. Veja alguns canais relevantes nas matérias abaixo:
Para ajudar os estudantes de vestibular a realizarem seus sonhos, o Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2020, em parceria com oCursinho Apoio Reforço Escolar.
O plano é cronograma de estudo mensalcom as matérias mais importantes para você estudar para o Enem. No plano, você estuda uma disciplina por dia, de segunda a sexta-feira, e acessa conteúdos de atualidades, redação e dicas de estudos aos finais de semana.