Como escolher um cursinho pré-vestibular na modalidade online
Veja as vantagens de estudar num cursinho online e como optar pelo melhor
Atualizado em 20/03/2020
Passar no vestibular exige muita dedicação e esforço, não é mesmo? A quantidade escassa de vagas disponibilizadas pelo governo para faculdades federais e estaduais não possibilita o acesso ao Ensino Superior público à maioria da população. Por isso, a concorrência faz com que a procura pelos cursinhos pré-vestibular seja alta.
Até pouco tempo atrás, só era possível estudar em um cursinho pré-vestibular frequentando presencialmente as aulas – e pagando beeeem caro por isso. No entanto, hoje (e sempre) a internet nos salva! Surgiram os cursinhos pré-vestibular online para nooooossa alegria! Além de mais baratos, eles possibilitam maior flexibilidade de horários. Muito bom pra quem trabalha e estuda, né?
Mas você sabe como escolher a melhor opção de cursinho pré-vestibular online? A gente investigou e trazemos aqui para você com exclusividade um comparativo entre os maiores cursinhos pré-vestibular online disponíveis atualmente. Destacamos também outras vantagens de fazer um cursinho pré-vestibular online. Olha só:
Por que fazer um cursinho pré-vestibular online?
A grande vantagem de estudar por um cursinho online é o fato de você conseguir se preparar para o vestibular no seu ritmo. Como todas as aulas ficam disponíveis e esses cursos normalmente têm monitoria, você vai conseguir estudar o tempo necessário para aprender um determinado conteúdo, sem correr o risco de o professor avançar e você ficar para trás.
Se houver conteúdos que você já domina, você vai conseguir passar por eles mais rapidamente. Isto é possível, pois você poderá assistir aos vídeos em velocidade mais acelerada e economizar tempo para se dedicar mais aos conteúdos que você tem mais dificuldade. Dessa forma, você não vai precisar acompanhar o ritmo da turma.
Outra vantagem é o fato de você não perder tempo com transporte. Para quem está estudando para vestibulares concorridos, perder 9 horas de estudo por semana no trânsito para o cursinho pode fazer muita diferença na preparação até o dia do vestibular. Além disso, muita gente vê como uma grande vantagem não precisar sair de casa para estudar.
Um outro ponto interessante é que os cursinhos pré-vestibular online não precisam de uma estrutura física como os cursinhos presenciais, então tendem a custar uma fração do preço cobrado pelos presenciais.
Quem deve fazer um curso online?
Os cursos pré-vestibular online podem ser muito interessantes para quem:
- Precisa de horário flexível para estudar;
- Não mora perto de um bom cursinho;
- Não pode pagar R$ 1.500 por mês;
- Tem dificuldades em alguns conteúdos e vai precisar rever as aulas;
- Tem facilidade em conteúdos e quer avançar mais rápido neles;
- Precisa tirar dúvidas rapidamente e não pode esperar na fila da monitoria.
Qual é o melhor cursinho pré-vestibular online?
Vamos comparar as opções mais famosas no mercado: Descomplica, Stoodi, Vestcursos e Kuadro.
Vantagens: 21 horas de aula ao vivo por semana, as monitorias são de todas as disciplinas e funcionam de segunda à sexta, corrigem uma redação por semana, têm simulados, fazem planos de estudos personalizados, fornecem avaliações periódicas de desempenho e oferecem material impresso.
Desvantagens: tem o preço mais elevado entre os 4 cursos.
2. Descomplica
Vantagens: oferecem 20 aulas ao vivo por semana, as aulas são mais descontraídas e têm o menor preço em relação aos outros três cursos.
Desvantagens: só corrigem uma redação por mês, não oferecem simulados e a monitoria acontece apenas em alguns dias da semana.
3. Stoodi
Vantagens: apresentam resumos das matérias em PDF, plataforma com boa usabilidade, oferecem simulados e um plano de estudos aos alunos.
Desvantagens: não oferecem aulas ao vivo, corrigem apenas duas redações por mês e a monitoria acontece apenas em alguns dias da semana.
4. Vestcursos
Vantagens: oferecem material impresso bem extenso, monitoria e simulados, além de corrigirem uma redação por semana.
Desvantagens: o curso é restrito às disciplinas de Física, Química, Matemática, Redação e Biologia e não tem aulas ao vivo.
Aprovações
Infelizmente, nenhum dos sites fala de aprovações, exceto o Kuadro, que entre 2018 e 2020 aprovou 241 alunos na USP e UNICAMP e 85 no ITA e IME.
Conclusão
Se você quer passar em um vestibular que não é tão concorrido, é possível estudar sozinho. Se precisar de um apoio um pouco maior para rever as aulas, fazer simulados e tirar dúvidas, o Descomplica e o Stoodi são boas opções e têm preços bem acessíveis.
Quando se trata de vestibulares mais concorridos, como ITA, Fuvest, Unicamp ou Medicina no Enem, as estatísticas mostram que é praticamente impossível ser aprovado sem fazer um bom cursinho.
Escolha cursinhos com histórico de aprovações e que te deem um suporte completo. Nesse sentido, o Kuadro é o que mais se destaca e é a melhor opção.
Não conseguiu passar no vestibular?
Calma, é possível entrar na faculdade mesmo sem ter feito Enem e outros vestibulares públicos! No Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudos de até 75% de desconto sem precisar fazer Enem ou comprovar renda. São mais de mil faculdades paceiras, confira: