logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Como foi minha experiência no estágio do curso de Pedagogia

por Anathely Ribeiro em 31/07/19 3,5 mil visualizações

A partir do terceiro ano do curso de Pedagogia os alunos passam a desenvolver atividades práticas da profissão e, dentre elas, o estágio supervisionado.


O estágio é dividido em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão. Nas duas primeiras modalidades, os estagiários apenas observam e regem a classe. Na Gestão, porém, além da observação os estagiários também desenvolvem uma proposta de intervenção. Cada uma das opções acontecem durante um semestre letivo.

Concluí o sexto semestre no primeiro semestre de 2019, no qual realizei o estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optei por estagiar em uma escola da rede privada de ensino, para fazer um comparativo com a escola pública, com a qual trabalho há 10 anos.

Escolhi a Escola Destaque, no município de Caravelas (BA), que atende a Educação Infantil, assim como os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Fiz meu estágio numa sala de aula do primeiro ano, antes chamada de alfabetização. Como sou apaixonada pela educação e todos os seus desdobramentos, me encantei com a turma e com as relações diárias de ensino e aprendizagem. Eles são bem espertos, atentos, questionadores e adoram aprender brincando.

O estágio acontece durante 13 dias úteis em que são distribuídas atividades relacionadas à documentação e confecção de relatório de estágio. Um dia é dedicado à caracterização do campo de estágio, seis dias são destinados para a observação participativa e outros seis dias são voltados para a regência de classe.

Dentre os diferenciais que percebi na escola privada que a faz se destacar nos índices nacionais, estão: a rotina estruturada de atividades e conteúdos, o compromisso familiar com o bom desempenho da criança, docentes alinhados com a proposta da escola e material diversificado para realização de várias atividades pedagógicas.

Me senti mais convicta do caminho que quero trilhar, pois é gratificante demais ensinar e aprender com eles. Em especial no Ensino Fundamental, pois os alunos já conseguem escrever o que pensam e se expressar com mais propriedade do que na Educação Infantil. Além disso, muitas respostas deles nos tiram o fôlego, pois apesar de tão pequenos, são capazes de perceber e sentir todo o mundo a sua volta.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54