logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Como funcionam as atividades de pesquisa, ensino e extensão na Ufop

por Leidelaine Perucci em 24/01/18 6,9 mil visualizações

Ao entrarmos na universidade, é muito comum ouvir os termos “pesquisa”, “ensino” e “extensão”. Mas o que eles significam? E qual é o impacto de tais atividades para o desenvolvimento acadêmico do aluno e para a própria universidade?

Assim como várias instituições espalhadas pelo Brasil, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) oferece atividades nestas áreas para seus alunos, contribuindo para a interação entre universidade e sociedade.

Foto: Íris Jesus / Ufop
Como funcionam as atividades de pesquisa, ensino e extensão na Ufop - Revista Quero
Em Mariana, Projeto Circulatrilho oferece atividades físicas e culturais para crianças

Definição

Pesquisa, ensino e extensão são atividades distintas.

A pesquisa se refere a atividades, assim como o próprio nome diz, de pesquisar. Pode ser uma pesquisa em campo, em jornais ou revistas. Existem inúmeras possibilidades.

O ensino, por sua vez, refere-se à prática em que o aluno desenvolve o seu conhecimento por meio de atividades como monitoria das disciplinas universitárias, por exemplo.

A extensão consiste em levar os conhecimentos adquiridos pelos alunos dentro da universidade para a sociedade. Dessa forma, os estudantes desenvolvem atividades subsidiadas pela instituição em outros locais.

Garanta já uma bolsa de até 70% de desconto

Atividades na Ufop

Na Ufop, existem programas que contemplam todas essas atividades ao mesmo tempo.

É o caso do Projeto Circulatrilho (interno da universidade) e o Programa de Educação Tutorial (PET), além de outros que contemplam cada uma de forma isolada como: monitoria para as disciplinas universitárias, tutoria, Pró-Ativa, iniciação científica e outros.

Tais atividades podem ser desenvolvidas com o recebimento de bolsas internas ou externas à Ufop ou de forma voluntária, a depender das exigências do edital.

Mais informações podem ser consultadas no próprio site da Ufop.

Por que é importante?

A experiência adquirida em projetos universitários durante a graduação permite o aprofundamento do aluno em uma temática especifica. Além disso, insere o estudante no mundo acadêmico, por meio de participação em eventos científicos e oferecendo subsídios para o ingresso em cursos de pós-graduação.

 

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54