Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como mandar bem no estudo para o vestibular? Aprovado em 1º lugar em Direito na USP dá dicas

por Giovana Murça em 03/02/20

Estudar de manhã, tarde e noite. Essa foi a rotina do estudante Selton Laurenti, de 19 anos, por um ano. Mas valeu o esforço. Ano passado ele foi aprovado em 1º lugar em Direito na Universidade de São Paulo (USP) na modalidade escola pública pelo vestibular da Fuvest. 

dicas estudos vestibular

O estudante de Bauru, interior de São Paulo, também passou em 3º lugar em Direito na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Selton escolheu a faculdade de Direito para seguir a carreira política. 

Você tem perfil para cursar Direito?
As 50 melhores faculdades de Direito no Brasil, segundo o MEC

Selton fez o Ensino Médio integrado com curso técnico numa escola pública. Ao concluir a escola, o estudante decidiu fazer um cursinho pré-vestibular em tempo integral. Os estudos continuavam a noite, quando chegava em casa.

Passar o ano todo estudando e, no final, ser aprovado no vestibular que tanto desejou é o sonho de todos os vestibulandos. Além de muita dedicação e foco, Selton se utilizou de outras estratégias para conquistar seu sonho. Confira suas dicas!

Faça um cronograma de estudos

Os vestibulares cobram praticamente toda o conteúdo do Ensino Médio, é muito conteúdo para se revisar em um ano. O próprio Selton comenta que ficou perdido nos primeiros meses de cursinho e com a carga horária intensa.

O segredo para se organizar e dar conta de tudo foi a criação de um cronograma de estudos. Mas, Selton ressalva: “Você precisa ser racional e realista. Não adianta montar o cronograma achando que vai abraçar o mundo em uma semana”. 

Veja: O que considerar na hora de montar um plano de estudos?

O estudante indica que o plano de estudos mescle matérias de humanidades e exatas, para não ter dias só de leitura e outros só de cálculos. Selton também priorizou as matérias que ele tinha mais dificuldade no começo da semana, quando ele estava mais renovado, e deixou as que ele tinha mais facilidade para o final da semana.


Tenho tempo livre

Acredite, o tempo livre e de descanso são tão importantes quanto o tempo de estudo. Os momentos de descanso e lazer também devem estar definidos no plano de estudos. Selton acredita que deve haver um equilíbrio. Ele abriu mão dos passeios durante a semana para estudar e, aos finais de semana, estudava matérias mais tranquilas e aproveitava para sair e descansar. 

“Acho que o grande lance é saber administrar seu tempo ao invés de sacrificar as coisas. Essas mudanças bruscas como excluir redes sociais e terminar o namoro só afetam o psicológico. Eu estudo cerca de 40 minutos e descanso uns cinco olhando alguma rede social", conta.

Com o tempo de descanso definido, é possível relaxar sem culpa e evitar de estudar cansado ou descansar pensando que deveria estar estudando. Nas férias, Selton continuou os estudos, num ritmo mais tranquilo. 

"As férias de julho são um momento muito perigoso, pois tem gente que estuda muito e volta cansado e outras que não estudam nada e voltam sem ritmo. É importante saber dosar, controlar e manter uma rotina de estudos", aconselha.

Treine com exercícios

Não adianta passar horas estudando e não treinar com exercícios do vestibular que se pretende prestar. Nas matérias de Exatas e Ciências da Natureza, Selton focava nos exercícios. Já nas disciplinas de Humanas, que exigem mais leitura, um terço do tempo era dedicado aos exercícios.

Selton e seus professores do cursinho (Divulgação/Anglo)

Também é preciso reservar um tempo para treinar propostas de redação, já que ela tem um peso importante nos vestibulares. Selton recomenda que, se possível, os estudantes façam um curso ou tenham um professor para corrigir suas redações.

Avalie seu estudo

Para enxergar sua evolução ao longo do tempo, o estudante contou com os simulados e resolução das provas anteriores. Ele também indica uma autoavaliação: “É importante ser sincero consigo mesmo e se perguntar ‘está sendo efetivo esse tempo de estudo?’”.

Momentos de desânimo nessa jornada são comuns. Quando batia a vontade de desistir de seus sonhos, Selton pesquisava sobre seu curso e via personalidades que já haviam estudado Direito na USP, onde escolheu estudar em 2020. 

Veja também: 18 famosos que estudaram na USP
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54