Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Saiba como usar simulados da maneira correta

Aprenda a usar os simulados como um mecanismo de melhora no desempenho e arrase no Enem!

Imagine a seguinte situação: estudar o ano todo sobre como andar de bicicleta, sem nunca subir numa bicicleta de fato e, no final do ano, ter uma única chance dar uma volta perfeita de bicicleta e ainda receber uma nota por isso. Nem é preciso dizer que o resultado pode ser desastroso, né?

Encontre bolsas de estudo de até 80% para a graduação

O mesmo vale para o ano de estudos para o Enem e outros vestibulares. Não adianta somente estudar a teoria, é necessário treinar o ato de fazer prova. Os simulados existem justamente para você simular o seu grande dia de prova

Mas, existem algumas formas corretas de usar os simulados como um mecanismo de melhora de desempenho e não como mais um item para te deixar mais nervoso ou ansioso nesse ano de preparação para o vestibular.

Plano de estudo Enem Corridão 2021: baixe gratuitamente

Pode acreditar!

Por que fazer simulados?

Se um atleta pretende disputar uma maratona de 42km, ele precisa correr 42km ou mais em seus treinamentos. Senão, no dia da maratona, seu corpo não terá resistência e ele não aguentará correr até o final da prova.

O mesmo funciona para os dois dias de provas exaustivos do Enem. Várias pessoas que prestam o exame saem após duas horas sem terminar a prova, não por não saberem o conteúdo, mas por não aguentarem mais ficar sentados tantas hora numa mesma função.

 

Simular o dia da prova

Ninguém quer estudar o ano todo para chutar metade da prova e ir embora, correto? O Enem é como uma prova de resistência e deve ser treinada como tal. Então, o ideal é você procurar um ambiente silencioso, sentar-se numa mesa, se arrumar e providenciar uma garrafinha d’água e uma lanche exatamente como no dia da prova.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

 O tempo também deve ser seguido à risca para você se habituar a fazer as questões do dia e a redação no tempo determinado pelo vestibular. Assim, você diminui as chances de demorar muito em certas questões e ter que se apressar no resto da prova.  

Daniel Perry, diretor do Anglo Vestibulares, recomenda que os simulados sejam feitos a cada 15 dias e, de preferência, aos domingos às 13 horas, no mesmo horário do Enem e com o mesmo tempo de duração.


Desenvolver sua própria estratégia

Infelizmente, não existem fórmulas mágicas, cada pessoa tem seu método de melhor fazer prova“O objetivo do simulado é fazer o estudante colocar em prática o que vem aprendendo e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de prova eficiente”, explica Daniel Perry.

Sendo assim, você pode e deve usar o simulado para desenvolver suas próprias estratégias de como fazer prova. Perguntas como “É melhor comer doce ou salgado?” ou “Devo fazer a redação no começo ou no final?” só podem ser respondidas quando você testar e perceber a melhor alternativa para você.

É preciso treinar!

Uma dúvida comum é sobre por onde começar a prova, por Exatas ou Humanas? Daniel aconselha que, pelo Enem calcular a nota pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), a estratégia ideal é a de pega-varetas. “Por esse método, o aluno deve começar a prova pelas questões fáceis, depois passar para as médias e, em seguida, para as difíceis”, explica o diretor.

 

Devo fazer mesmo sem saber todo o conteúdo?

Ao fazer simulados desde o início do ano de preparação para o Enem, é bem provável que você encontre questões de conteúdos que ainda não estudou. Mas, será que é válido treinar um conteúdo que você ainda não viu?

Quer conteúdos de todas as disciplinas para estudar para o Enem? Acesse o Manual do Enem e bons estudos!

Essa questão divide os especialistas. Uns dizem que não faz sentido simular conteúdos ainda não estudados, já que não se faz simulado para aprender a chutar. Já na opinião do diretor Daniel, “ao verificar algo que ainda não aprendeu, você pode registrar isso e estudar o assunto”. Então sim, vale a pena fazer simulados desde o início dos estudos.

Aprendendo com o erro

Lembre-se: o simulado é um mecanismo de aprimoramento por meio de tentativas, erros e acertos. Você não deve se desesperar se não for bem nos primeiros simulados. Daniel esclarece que o estudante deve encarar o erro como uma oportunidade de melhora.

“O aluno deve usar o simulado como uma ferramenta de estudos com foco no erro. Ele tem que lidar com essa questão: identificar o que não sabe, o porquê não sabe, registrar isso e estudar de maneira mais intensa”, indica Daniel Perry.

Então, após cada simulado, é essencial que você corrija a prova e refaça as questões que errou e as que acertou por chute. Quanto mais treinos, maiores são as chances de você arrasar na sua prova do Enem!


Agora que você já sabe como usar os simulados para aumentar seu desempenho, conheça alguns simulados online e gratuitos: 7 simulados gratuitos para estudar para o Enem.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Esquenta Enem 2021

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021

 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações