Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Saiba como usar simulados da maneira correta

por Giovana Murça em 29/05/19 780 visualizações

Imagine a seguinte situação: estudar o ano todo sobre como andar de bicicleta, sem nunca subir numa bicicleta de fato e, no final do ano, ter uma única chance dar uma volta perfeita de bicicleta e ainda receber uma nota por isso. Nem é preciso dizer que o resultado pode ser desastroso, né?


O mesmo vale para o ano de estudos para o Enem e outros vestibulares. Não adianta somente estudar a teoria, é necessário treinar o ato de fazer prova. Os simulados existem justamente para você simular o seu grande dia de prova

Mas, existem algumas formas corretas de usar os simulados como um mecanismo de melhora de desempenho e não como mais um item para te deixar mais nervoso ou ansioso nesse ano de preparação para o vestibular.

Pode acreditar!

Por que fazer simulados?

Se um atleta pretende disputar uma maratona de 42km, ele precisa correr 42km ou mais em seus treinamentos. Senão, no dia da maratona, seu corpo não terá resistência e ele não aguentará correr até o final da prova.

O mesmo funciona para os dois dias de provas exaustivos do Enem. Várias pessoas que prestam o exame saem após duas horas sem terminar a prova, não por não saberem o conteúdo, mas por não aguentarem mais ficar sentados tantas hora numa mesma função.


Simular o dia da prova

Ninguém quer estudar o ano todo para chutar metade da prova e ir embora, correto? O Enem é como uma prova de resistência e deve ser treinada como tal. Então, o ideal é você procurar um ambiente silencioso, sentar-se numa mesa, se arrumar e providenciar uma garrafinha d’água e uma lanche exatamente como no dia da prova.

 O tempo também deve ser seguido à risca para você se habituar a fazer as questões do dia e a redação no tempo determinado pelo vestibular. Assim, você diminui as chances de demorar muito em certas questões e ter que se apressar no resto da prova.  

Daniel Perry, diretor do Anglo Vestibulares, recomenda que os simulados sejam feitos a cada 15 dias e, de preferência, aos domingos às 13 horas, no mesmo horário do Enem e com o mesmo tempo de duração.


Desenvolver sua própria estratégia

Infelizmente, não existem fórmulas mágicas, cada pessoa tem seu método de melhor fazer prova“O objetivo do simulado é fazer o estudante colocar em prática o que vem aprendendo e ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de prova eficiente”, explica Daniel Perry.

Sendo assim, você pode e deve usar o simulado para desenvolver suas próprias estratégias de como fazer prova. Perguntas como “É melhor comer doce ou salgado?” ou “Devo fazer a redação no começo ou no final?” só podem ser respondidas quando você testar e perceber a melhor alternativa para você.

É preciso treinar!

Uma dúvida comum é sobre por onde começar a prova, por Exatas ou Humanas? Daniel aconselha que, pelo Enem calcular a nota pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), a estratégia ideal é a de pega-varetas. “Por esse método, o aluno deve começar a prova pelas questões fáceis, depois passar para as médias e, em seguida, para as difíceis”, explica o diretor.

Devo fazer mesmo sem saber todo o conteúdo?

Ao fazer simulados desde o início do ano de preparação para o Enem, é bem provável que você encontre questões de conteúdos que ainda não estudou. Mas, será que é válido treinar um conteúdo que você ainda não viu?

Quer conteúdos de todas as disciplinas para estudar para o Enem? Acesse o Manual do Enem e bons estudos!

Essa questão divide os especialistas. Uns dizem que não faz sentido simular conteúdos ainda não estudados, já que não se faz simulado para aprender a chutar. Já na opinião do diretor Daniel, “ao verificar algo que ainda não aprendeu, você pode registrar isso e estudar o assunto”. Então sim, vale a pena fazer simulados desde o início dos estudos.

Aprendendo com o erro

Lembre-se: o simulado é um mecanismo de aprimoramento por meio de tentativas, erros e acertos. Você não deve se desesperar se não for bem nos primeiros simulados. Daniel esclarece que o estudante deve encarar o erro como uma oportunidade de melhora.

“O aluno deve usar o simulado como uma ferramenta de estudos com foco no erro. Ele tem que lidar com essa questão: identificar o que não sabe, o porquê não sabe, registrar isso e estudar de maneira mais intensa”, indica Daniel Perry.

Então, após cada simulado, é essencial que você corrija a prova e refaça as questões que errou e as que acertou por chute. Quanto mais treinos, maiores são as chances de você arrasar na sua prova do Enem!


Agora que você já sabe como usar os simulados para aumentar seu desempenho, conheça alguns simulados online e gratuitos: 7 simulados gratuitos para estudar para o Enem.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54