Como o ID Jovem ajuda a cumprir as atividades complementares da Faculdade Sumaré?
Confira a dica da Guia da Faculdade e saiba como ter o ID Jovem
Em um bate-papo com meu professor de Recursos Humanos, descobri que existe um programa destinado aos jovens de baixa renda, com o intuito de promover a acessibilidade a eventos culturais e esportivos, até mesmo viagens para outros estados, a Identidade Jovem (ID Jovem). Com ele, é possível para realizar várias atividades complementares, como, por exemplo, visitação a museus, exposições, já que ele nos garante meia-entrada nos programas.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O ID Jovem é um programa governamental feito para jovens de baixa renda (até dois salários mínimos) que possuem cadastro no CRAS, entre 15 a 29 anos e, graças a este programa, os jovens poderão ter acesso a algumas atividades que são regulamentados no estatuto da juventude com maior facilidade.
Agora vamos falar um pouco sobre os benéficos oferecidos pelo ID Jovem:
– Transporte: Com o ID Jovem será reservado em cada ônibus de viagens interestaduais duas vagas com total gratuidade e duas com 50% de desconto, ou seja, há quatro reservas destinadas para os beneficiados do programa. Isso proporcionará ao jovem a oportunidade de conhecer novas culturas, porém, está gratuidade não será válido para viagens intermunicipais. Vale lembrar também que as reservas devem ser feitas com 3h de antecedência.
– Esporte, cultura e lazer: Aqui o jovem tem o direito de realizar o pagamento de meia-entrada nos eventos culturais e esportivos, o diferencial para o jovem nesta categoria é poder participar de eventos oferecidos com baixo custo, o que irá agregar em novas experiências e conhecimentos. Além de auxiliar na questão das horas complementares de visitações a exposições e museus.
Os pré-requisitos são esses:
– Ter entre 15 e 29 anos;
– Estar cadastrado no CRAS;
– Manter o cadastro atualizado em um período de 24 meses;
– Ter uma renda de até dos salários mínimos.
O cadastro é realizado pela internet no próprio site do governo e lá já será emitido o documento, que pode ser utilizado tanto impresso quanto através do aplicativo ID Jovem. A validade é de 180 dias sendo necessário a renovação após esse período, sempre que utilizá-lo é preciso apresentar também uma identidade original com foto.